
“Parlamento dos Jovens 2018”- Sessão Nacional


Na semana de 9 a 13 de abril, esteve patente na nossa escola a exposição itinerante Mais Saúde Melhor Futuro. A exposição com o nome de PRESSE PAPER, por analogia a peddy-paper, é uma iniciativa de complemento curricular PRESSE, tendo consistido num percurso dedicado à sexualidade. A exposição baseou-se em posters sobre temas relacionados com a descoberta da sexualidade dos 10 aos 13 anos de idade. Com esta atividade dinâmica e interativa, os(as) alunos(as) tiveram a oportunidade de conhecer e compreender conteúdos relacionados com a vivência saudável, segura e responsável da sexualidade. Os(as) alunos(as) foram acompanhados(as) pelos respetivos diretores de turma, circulando em pequenos grupos, cumprindo os desafios propostos em cada póster.
Equipa PES

Protocolo de cooperação entre o Agrupamento de Escolas Arqueólogo Mário Cardoso e a Junta de Freguesia de Ponte

No passado mês de dezembro, foi celebrado um protocolo de colaboração entre o nosso Agrupamento e a Junta de Freguesia de Ponte, com vista à futura disponibilização dos recursos da Biblioteca da Escola Básica Arqueólogo Mário Cardoso, a toda a população residente nesta vila.
Esta iniciativa pretende promover o gosto pela leitura, contribuir para que toda a comunidade de Ponte possa enriquecer a sua cultura literária, científica e artística e estabelecer uma maior proximidade entre a escola e o meio envolvente.
Assim, todos os interessados em requisitar material de leitura da Biblioteca Escolar da nossa escola sede, poderão fazê-lo, respeitando o Regulamento existente neste espaço.
O Grupo de Educação Física organizou no passado dia 23 de março o Dia da Atividade Física – Torneio Inter Turmas para o 5º ano Basquetebol; 6º ano Andebol; 7ºano Futebol; 8ºano Corfebol; 9º ano Voleibol e para os cursos Vocacionais e Profissionais Futebol.
A atividade decorreu no Pavilhão Desportivo e nos campos exteriores da escola dada a elevada participação das turmas.
É de salientar o bom comportamento dos alunos que se revelou no desenrolar desta atividade, tendo em consideração que os árbitros dos jogos foram selecionados entre alunos, possuidores do curso de juízes/árbitros e respeitados como tal.
Resultados:
Vencedores do 5º Ano – 5ºA em femininos e 5ºC em Masculinos
Vencedores do 6º Ano – 6ºB em femininos e 6ºE em Masculinos
Vencedores do 7º Ano – 7ºD em femininos e 7ºA em Masculinos
Vencedores do 8º Ano: 8ºA
Vencedores do 9º Ano: 9ºA em femininos 9ºD em Masculinos
Vencedores dos cursos profissionais: Profissional de Eletricidade de 10ºano.
O Grupo de Educação Física

Após o projeto aLer+, “Leituras que Mexem”, é o novo projeto das Bibliotecas Escolares do nosso Agrupamento, apoiado pela Rede de Bibliotecas Escolares, no âmbito da candidatura ao “Leituras … com a biblioteca”.
Este projeto destina-se a apoiar as escolas que pretendem desenvolver um ambiente integral de leitura e oferecer experiências que possam desenvolver, nos alunos, competências de leitura, tendo por base
novas estratégias e práticas, não só em contextos formais de aprendizagem, mas, também, noutros contextos de socialização da leitura, digitais e não formais.
Este projeto terá a colaboração da Junta de Freguesia de Ponte.
Decorreu, na passada quinta-feira, a votação das propostas no âmbito do Orçamento Participativo das Escolas 2018. Apresentamos, de seguida, o edital com os resultados.

O Departamento de Expressões realizou diversas atividades no âmbito da semana da Leitura e alusivas à MULHER.
O grupo de Educação Física participou com uma dança na sessão de abertura.
Os grupos de Educação Visual e Educação Tecnológica, do segundo e terceiro ciclo, realizaram exposições de trabalhos e diversos adereços para as dramatizações.
O Clube de Teatro apresentou uma dramatização.
O Grupo de Educação Musical apresentou diversos temas musicais ao longo da semana.
Por fim, o grupo de Educação Especial, em articulação com o Clube Artes, fez um cartaz informativo alusivo à igualdade de géneros, bonecos articulados e uma apresentação alusiva ao mesmo tema.
https://www.facebook.com/aeamccomunicacao/videos/957786057730935/?t=55
No dia 21 de março, o grupo de teatro Aramá, apresentou aos alunos do 3º ciclo, a peça de teatro, “Posso falar de mim?”, no Salão Paroquial de Ponte. Esta iniciativa inclui-se no plano de atividades do PES – Projeto de Promoção e Educação para a Saúde.
O espetáculo, consistiu na combinação de uma pluralidade de temas primordiais na vida dos adolescentes (e, inevitavelmente de muitos adultos), a partir de situações ficcionadas e outras de inspiração em fatos reais. Assim, o espetáculo abordou as problemáticas que envolvem o corpo e os seus significados nos contextos pessoal e coletivo; a sexualidade e orientações na sua ampla expressão; identidades de género e as suas subjetividades; a descriminação e bullying; os comportamentos de risco, como as IST/DST e gravidez indesejada; a afetividade, o namoro e a violência dentro deste contexto.
Pretendia-se com esta peça de teatro a reflexão de muitas das problemáticas causadoras de inquietações, inseguranças, ansiedades, medos, mas também dos sonhos e desejos, para além de outras questões que surgem na adolescência e, em certos aspetos, noutras idades posteriores.
Consideramos que este tipo de iniciativas é de extrema importância para esta faixa etária, já que na adolescência se constrói a identidade, define-se a personalidade, os valores e a identidade sexual, sendo um período, por vezes, conturbado com conflitos interiores, consequência de um processo de transformação onde ocorrem múltiplas alterações físicas, psicológicas, cognitivas e sociais.
Esperamos que o objetivo tenha sido alcançado e que mais uma vez tenhamos contribuído para o bem estar dos nossos alunos.
A equipa PES