Adiamento | Dia do Diploma

Caros amigos,

Em virtude do agravamento da situação do COVID-19 no nosso país e de ter sido decretado, novamente, o estado de calamidade, com a adoção de novas medidas preventivas, a partir do dia 1 de dezembro, vimos comunicar o adiamento do Dia do Diploma, apontando a sua realização para o final do segundo período letivo.

A cerimónia de entrega dos prémios de Mérito e de Valor e Excelência (Dia do Diploma), referentes aos anos letivos 2019/2020 e 2020/2021 encontrava-se organizada em duas sessões, com os alunos do 1º e 2º Ciclo, no dia 2 de dezembro e o 3º Ciclo e Secundário, no dia 10 de dezembro, respetivamente, com restrições no número de acompanhantes. Desta forma, com as novas medidas implementadas, não nos é possível garantir a segurança de todos.

Agradecemos a V.ª compreensão.
Atentamente,

Artur da Silva Monteiro
Diretor do AEAMC

Decoração e Iluminação de Natal

Aproxima-se a época festiva do Natal e, com ela, o embelezamento dos espaços. A nossa escola não é alheia a esta quadra e, como de costume, não deixa as coisas por mão alheias… Este ano, a decoração está a cargo do grupo de Educação Tecnológica e do Clube de Expressões Artísticas. A iluminação será da responsabilidade dos docentes de Eletrotecnia e dos formandos do 12.º ano do Curso Profissional de Técnico de Instalações Elétricas.

Stylish christmas golden star illumination and fir branches with red and gold baubles, golden lights bokeh on front of building at holiday market in city street. Christmas street decor

Dia Internacional da Pessoa com Deficiência

À semelhança de anos anteriores, o Grupo de Educação Especial vai promover, na primeira semana de Dezembro, algumas atividades alusivas ao tema, tendo como destinatária toda a comunidade escolar. Do programa fará parte a exposição de trabalhos concebidos pelos alunos, bem como a projeção de vídeos, com o objetivo de alertar para a temática e incentivar a construção de um mundo onde impere a máxima: “Todos Diferentes, Todos Iguais”.

Dia do Diploma

Este ano, o Dia do Diploma contemplará a entrega dos diplomas de dois anos letivos: 2019/2020 e 2020/2021, uma vez que, no ano letivo passado, não foi possível premiar os alunos que integraram o Quadro de Mérito e o Quadro de Valor e Excelência.

Devido às contingências da pandemia que ainda vivemos e dado o elevado número de alunos e encarregados de educação envolvidos na homenagem que prestamos, a atividade será dividida em dois momentos:

– dia 2 de dezembro – 1.º e 2.º ciclos, às 18:00.

– dia 10 de dezembro – 3.º ciclo e secundário, às 18:30.

Para evitar grandes aglomerações, cada aluno só pode ser acompanhado por um familiar.

Os alunos que estão atualmente no 8.º ano só devem comparecer no dia 10 de dezembro (estes estavam no 6.º ano, em 2019/2020, mas receberão o prémio no dia do 3.º ciclo).

Parabéns e muitas felicidades a todos os contemplados.

Angled view of scroll with golden ribbon and seal

O que vai acontecer… em dezembro

Comemoração de datas históricas

Com o intuito de relembrar esta data histórica, as docentes de HGP (2.º ciclo) e de História (3.º ciclo) vão dinamizar uma exposição de trabalhos de pesquisa elaborados pelos alunos de 6.º e 8.º ano. Aqueles poderão ser apreciados nos expositores junto à nossa biblioteca escolar.

Ação aproximações abusivas

O Agrupamento Arqueólogo Mário Cardoso promoveu uma ação de formação  para os alunos do 2.º ciclo, subordinada ao tema “As aproximações abusivas”.
Nesta sessão foram abordados os perigos a que as crianças estão, eventualmente, expostas, bem como as emoções sentidas que os devem deixar alerta.
Também foi abordado  o conceito de segredo que deve ser guardado ou que, pelo contrário, deve ser contado.
Neste contexto,  foram apresentadas algumas estratégias de ação  perante situações de perigo.
Esta ação realizou-se em contexto de sala de aula, pelas formadoras que dinamizaram a ação  Dr.ª Ana Paula Monteiro, psicóloga, e Dr.ª Ricarda Ribeiro, assistente social do agrupamento. Os alunos participaram ativamente nos diferentes desafios que lhes foram lançados ao longo das sessões.

EB de Corvite | Igualdade de Género

As crianças e alunos da nossa Escola assistiram à leitura dramatizada do livro “Mariana Num Mundo Igual”, da atriz Mariana Monteiro.
Este livro fala da igualdade de género e procura promover comportamentos justos e fomentadores de princípios de igualdade.
Foi um momento lúdico onde, mais uma vez, os mais pequenos compreenderam que podem ser o que quiserem.

Estamos gratos à Mariana Monteiro e a Betweien.