Plano de Ação para a Leitura | 2ª Sessão – Visita ao AE

Decorre, ao longo do dia de hoje (30 de novembro), a sessão de trabalho no âmbito do Plano de Ação da Leitura, com a presença de uma representação da equipa nacional do Plano, do IAVE (Instituto de Avaliação Educativa) e do PNL (Plano Nacional da Leitura).

No período da manhã, a Dr.ª Paula Simões, desenvolveu um momento formativo denominado de “Leitura: Análise de resultados e de itens de avaliação externa“, onde foram destacados os seguintes conteúdos: como se concebe uma prova (Taxonomia de níveis de complexidade cognitiva e categorização dos itens e a importância da matriz), apresentação dos resultados do Agrupamento: contextualização e indicações para a leitura dos dados e o que conseguimos extrair dos itens das provas.

Dr.ª Paula Simões (IAVE)

Os trabalhos prosseguiram, no período da tarde, com a apresentação do módulo “Princípios, métodos e estratégias – didática da leitura” com as Dr.ªs Natália Ricardo e Andreia Brites.

Os objetivos desta sessão formativa estavam muito bem definidos, centrando-se na localização da informação no texto (acesso à informação, procura e seleção), na sua compreensão (significado literal, integração e criação de inferências), na avaliação e na reflexão (qualidade e credibilidade, reflexão sobre conteúdo e forma; identificação e tratamento de conflitos).

A consciencialização dos resultados dos alunos a nível nacional e, por conseguinte, a identificação das maiores dificuldades apresentadas pelos alunos determinam o mote para o trabalho a desenvolver junto dos nossos alunos.

A sessão formativa prosseguiu com bastante fulgor e participação, fornecendo bastantes exemplos de situações do quotidiano da sala de aula e estratégias que contribuirão para apoiar os docentes e, consequentemente, os seus alunos.

Fica, desde já, o nosso agradecimento a toda a equipa que esteve presente na biblioteca da escola sede, em profícua e assertiva dedicação a esta nobre missão de melhorar a leitura (em todas as suas dimensões) dos nossos alunos. Este estende-se, também, a todos os docentes que, ao longo do dia, absorveram, avidamente, novos conhecimentos, através da formação e da prática de experiências.

Dr.ª Andreia Brites (PNL)

Desafio “Bebras – Castor Informático” | 5ºD

“Bebras – Castor Informático” é uma iniciativa internacional destinada a promover a Informática (Ciência de Computadores) e o pensamento computacional. Promove precisamente habilidades e conceitos informáticos como a capacidade de partir um problema complexo em problemas mais simples, o desenho de algoritmos, o reconhecimento de padrões ou a capacidade de generalizar e abstrair.

A turma do 5º D, na disciplina de matemática, participou pela primeira vez neste desafio.

Foi muito o entusiasmo demonstrado perante os desafios colocados.

Parabéns a todos!

Desafio “Bebras – Castor Informático” | 8ºano

Entre os dias 6 e 17 de novembro, um grupo de alunos, de todas as turmas do 8.º ano participaram, pela primeira vez, no desafio “Bebras – Castor Informático“.

O Bebras é uma iniciativa mundial que promove o pensamento computacional, através de uma prova de 45 minutos. Este desafio potencia a resolução de problemas e o conhecimento em Informática, dotando os alunos para as competências do futuro. É organizado pelo Departamento de Ciência de Computadores da Faculdade de Ciências da Universidade do Porto, juntamente com o TreeTree2 , que é uma organização sem fins lucrativos que pretende cumprir o potencial criativo e intelectual dos jovens.

Na nossa escola, a atividade foi dinamizada pelos professores de Matemática do 3º ciclo, com o objetivo de desenvolver a capacidade “Pensamento Computacional”, que integra as aprendizagens desta disciplina.

Foram 56 os alunos da nossa escola que se inscreveram e participaram, com entusiasmo, na prova on-line desta competição.

Parabéns aos participantes!

Alimentação saudável | EB Deserto

Esta terça-feira, dia 21 de novembro, a Escola Básica de Deserto recebeu, mais uma vez, a visita da Enfermeira Marta Araújo, que é sempre uma mais valia, para alertar os discentes para a importância de uma alimentação saudável, com menos açúcares. Os alunos e as crianças ficaram a conhecer melhor os alimentos que contêm mais açúcar e qual a quantidade ideal, diária, que devem consumir.

Realizou-se o jogo do semáforo e todos aderiram com muito entusiasmo!

Dia da floresta autóctone | EB de Ponte

No dia 23 de novembro, sob um dia esplendoroso, na EB de Ponte, comemorou-se o Dia da Floresta Autóctone com a participação de toda a comunidade escolar.

Para assinalar a data, foram plantadas várias espécies autóctones tais como: uma azinheira, um castanheiro, vários azevinhos e rododendros, plantas que muito contribuem para a sustentabilidade do nosso planeta. Para além destas, também foram plantadas oliveiras e japoneiras (camélias) que, embora não sejam indígenas, vão embelezar o nosso espaço escolar.

As crianças e alunos estavam radiantes e todas queriam colaborar!

O corpo docente desta Escola agradece à Junta de Freguesia pela abertura das covas, ao Laboratório da Paisagem, pela doação da azinheira e, à docente Justina Mota, pela doação das outras plantas.


Dia Mundial do Não fumador

17 de novembro

O Projeto de Educação para a Saúde (PES) em articulação com o Departamento de Ações de Voluntariado e Educativas p’la AEEUM, dinamizou no passado dia 17 de novembro, a atividade “Verdade ou Mito”, data em que se assinala o Dia Mundial do Não fumador.

Ao longo da sessão, os alunos das turmas A e D, do 7º ano, aprenderam, de forma lúdica e entusiástica, mais sobre os malefícios do tabaco.

O PES agradece a presença da AEEUM.

Registo fotográfico

Sugestão de Leitura

No âmbito da Apresentação Oral, na disciplina de Português, partilhamos com todos vós algumas leituras de alunos do 7º ano do AEAMC.

Começaremos pela sugestão do Martim Fernandes, do 7ºE : “As férias do menino Nicolau“.

Sinopse: Quando chegam ao fim das aulas, todos os meninos só pensam numa coisa: férias. O Nicolau não é nenhuma exceção, mas vamos ver que as suas férias não foram muito sossegadas. Antes de mais nada, terás de ler o livro. Assim, ficarás a saber como foram cheias de aventuras as férias do menino Nicolau. O humor, a humanidade, a ternura e a simplicidade de Goscinny, aliados ao traço genial de Sempé, criam uma imagem da infância em que os mais novos se reconhecerão e os mais velhos revisitam, certamente com saudade.

Le petit Nicolas é um personagem de literatura infanto-juvenil francesa, conhecido pelos seus livros, mas criado inicialmente para banda desenhada e, depois, adaptado ao cinema. O personagem foi escrito por René Goscinny e ilustrado por Jean-Jacques Sempé, sendo considerado uma criação conjunta.

Boa leitura!