Regulamento Municipal de Educação

Para os devidos efeitos, disponibilizamos o Regulamento Municipal de Educação aprovado pela Câmara e Assembleia Municipais e que se encontra a aguardar publicação em Diário da República, entrando em vigor 5 dias após essa data.

Considerando a natureza e extensão das alterações introduzidas no documento acima referido, foi-nos solicitado a sua divulgação pela comunidade educativa.

Para aceder ao respetivo documento, basta clicar no link seguinte:

Regulamento Municipal de Educação

Baile de finalistas

Realizou-se no dia 27 de junho o tão esperado “Baile” para os alunos finalistas. O evento decorreu nas instalações da Escola sede do Agrupamento, num ambiente muito agradável e descontraído, embelezado pelo glamour das/dos alunos.

Agradece-se a todas as pessoas que trabalharam e possibilitaram a concretização deste momento especial.

Aproveitamos para parabenizar todos os alunos pelo sucesso alcançado.

Partilhamos o registo fotográfico e a mensagem emotiva dos nossos finalistas.

BAILE DE FINALISTAS – 9.º ano e 12.º ano do Curso Profissional Técnico de Instalações Elétricas

Realizou-se no dia 27 de junho o tão esperado “Baile” para os alunos finalistas. O evento decorreu nas instalações da Escola sede do Agrupamento, num ambiente muito agradável e descontraído, embelezado pelo glamour das/dos alunos .
Agradece-se a todas as pessoas que trabalharam e possibilitaram  a concretização deste momento especial.
Aproveitamos para parabenizar todos os alunos pelo sucesso alcançado.

Museu de Cerâmica Artística da Fundação Castro Alves

No dia catorze de Junho, a maioria dos alunos das turmas  5.º B e 5.º C, foram visitar  o Museu de Cerâmica Artística da Fundação Castro Alves situado em Bairro, freguesia do município de  Vila Nova de Famalicão. Esta visita enquadrou-se no âmbito do projeto:” Cultura para todos no Ave“,  de cariz artístico e cultural direcionado ao público escolar. Ao longo da visita : conhecemos a história do fundador do museu, contemplamos lindíssimas peças em cerâmica ( pratos, vasos, esculturas enormes, painéis de azulejos, miniaturas…). Por fim, os alunos  participaram  com entusiasmo, num workshop de pintura sobre azulejo.Regressamos animados e repletos de novos saberes.

“A arte consiste em fazer os outros sentir o que nós sentimos, em os libertar deles mesmos, propondo-lhes a nossa personalidade para especial libertação.”Fernando Pessoa Bernardo Soares, “Livro do Desassossego”.

Angariação de bens para animais

No dia nove de junho, comemoração do “Dia do Agrupamento”, a turma B do quinto ano de escolaridade dinamizou, com dedicação, uma angariação de bens que pudessem contribuir para o bem-estar dos animais abandonados. Os alunos agradecem a participação entusiástica da comunidade escolar, cujo contributo validou o esforço dos alunos em prol de uma atitude cívica, abordada nas aulas de Cidadania e Desenvolvimento. A turma elegeu para a atribuição do donativo a Sociedade Protetora dos Animais de Guimarães, associação centenária sem fins lucrativos, que subsiste com base no voluntariado e nos donativos dos cidadãos. Duas voluntárias desta entidade compareceram no nosso estabelecimento de ensino e foram recebidas pelo subdiretor, Rui Rocha, brindando, concomitantemente, os alunos com a presença animada e carinhosa de dois elementos, que, desde logo, captaram a atenção, a cadela “Lili” e a gata “Olívia”, ambas resgatadas pela associação. Esta sessão de sensibilização que funcionou como um espaço de partilha de histórias difíceis, vivenciadas pelas voluntárias e referentes aos dois elementos que as acompanhavam, com o intuito de que os alunos se consciencializassem para a premência de respeitar os animais domésticos como seres sencientes, capazes de sentir, dor, ansiedade, e de adotar uma atitude mais ativa na defesa das suas necessidades (cuidados veterinários, alimentação, esterilização) e no combate dos maus-tratos. Divulgaram, ainda, o funcionamento da Família de Acolhimento Temporário, uma vez que é preciso sempre encontra voluntários para esta missão responsável e magnânima.

Os momentos de interação entre os alunos e os animais presentes foram prazerosos, mostrando que um animal é sempre uma boa companhia. Esperemos que esta pequena ação possa desencadear, a longo prazo, as mudanças necessárias, porque, ao educar hoje os nossos alunos, num futuro próximo, no exercício da sua cidadania, poderão dar o seu contributo para a consolidação destes princípios.

Projeto “Curtir Ciência”

As dinamizadoras do projeto “Curtir Ciência” implementaram a quarta sessão nas turmas de 7.º ano. Nesta sessão foi abordada a temática dos fósseis.Os alunos tiveram a oportunidade de simular o processo de fossilização por moldagem e observar vários fósseis, nomeadamente um fragmento de tronco mineralizado.

Autorretrato chinês

Nas disciplinas de EV e ET em articulação com a disciplina de Português, os alunos do 5.º B,C,D,E e F participaram numa exposição alusiva ao tema: «Autorretrato Chinês». Os alunos muito motivados, corresponderam ao desafio, numa forma bastante positiva.