Curso Profissional Técnico de Instalações Elétricas

Artigo de divulgação do Curso no Grupo Santiago

Técnico de Instalações Elétricas

Curso Profissional – Nível 4

(12.º ano e Qualificação Profissional)

Caraterísticas:

O Técnico de Instalações Elétricas é um profissional qualificado que, no respeito pelas normas de higiene e segurança e regulamentos específicos, desempenha tarefas de carácter técnico, relacionados com a execução de instalações elétricas de utilização, de baixa e média tensão, de comando, sinalização e proteção, efetuando também o diagnóstico de avarias ou deficiências e colaborando na sua reparação.

Saída Profissional:

As atividades principais a desempenhar por um Técnico de Instalações Elétricas são:

• Selecionar criteriosamente componentes, materiais e equipamento, com base nas suas características tecnológicas e de acordo com as normas e regulamentos existentes.
  • Interpretar e utilizar corretamente manuais, esquemas e outra literatura técnica fornecida pelos fabricantes.
  • Efetuar operações de correção, ajuste e manutenção, segundo as instruções do fabricante.
  • Analisar e interpretar anomalias de funcionamento e formular hipóteses de causas prováveis.
  • Aplicar e respeitar as normas e regulamentos relacionados com a atividade que desenvolve.
  • Aplicar e respeitar as normas de proteção do ambiente e de prevenção, higiene e segurança no trabalho.
  • Executar instalações de baixa tensão, nomeadamente instalações de utilização, coletivas, alimentação, comando, sinalização, proteção e industriais.
  • Efetuar a manutenção e reparação de instalações de utilização, industriais e distribuição de energia elétrica.
  • Efetuar a instalação, manutenção e reparação de equipamentos específicos na área da domótica.
  • Efetuar estimativas de custos e orçamentos de instalações.

Salário:

Salário médio de um Técnico de Instalações Elétricas:

Cerca de 1150€ (consultar link abaixo)

Programa do Curso

Disciplinas:

• Português
  • Língua Estrangeira – Inglês
  • Área de Integração
  • Tecnologias da Informação e Comunicação -TIC
  • Educação Física
  • Matemática
  • Física e Química
  • Formação em Contexto de Trabalho (600 horas de Estágio – 200 horas /ano)
  • Eletricidade e Eletrónica
  • Práticas Oficinais
  • Desenho Esquemático
  • Tecnologias Aplicadas

Prosseguimento de Estudos a Nível Superior

Depois de concluído o Curso Técnico de Instalações Elétricas, pode prosseguir estudos de Nível Superior, sem submissão a exames nacionais, conforme pode ser consultado no site da DGES – Direção Geral do Ensino Superior.

Para saber mais, clica no link:

CONDIÇÕES DE ACESSO

• 9.º ano de escolaridade ou equivalente.

A conclusão com aproveitamento deste curso profissional confere:

• 12.º ano de escolaridade
  • Certificado profissional de nível IV.

Oferecemos:

• Alimentação
  • Transporte
  • Material escolar
  • Ótimas instalações
  • Estágio em empresas da região (FCT)
  • Bolsa de formação em FCT

Faz aqui a tua Pré-Inscrição.