Novidades

AE Arqueólogo Mário Cardoso distinguido a nível nacional pela RBE

O Agrupamento de Escolas Arqueólogo Mário Cardoso, viu o projeto “Leituras que mexem”, no âmbito da Candidatura da RBE (Rede de Bibliotecas Escolares): “Leituras… com a biblioteca 2018”, ser distinguido por reunir um conjunto de indicadores de qualidade centrados na leitura e no domínio da articulação curricular.

A cerimónia protocolar de entrega destas mesmas distinções, decorreu no dia 18 de abril, no auditório da Escola Secundária Eça de Queiróz, em Lisboa, com a presença do Secretário de Estado da Educação, Dr. João Costa, da Coordenadora da Rede de Bibliotecas Escolares, Dr.ª Manuela Pargana Silva e da Presidente do Conselho Nacional de Educação, Dr.ª Maria Emília Brederode Santos.

Foi uma das 16 escolas, a nível nacional e única do concelho de Guimarães, que viram reconhecido o seu projeto, beneficiando de um apoio de 3000 euros para a sua implementação.

“Parlamento dos Jovens 2018”- Sessão Nacional

Esta atividade, passou por várias etapas, iniciando com o debate sobre o tema, com a presença do deputado Emídio Guerreiro, seguindo-se o Processo Eleitoral que incluiu a formação das listas candidatas à eleição de deputados, a Sessão Escolar, onde foi aprovado o projeto de recomendação da escola e onde se elegeram as representantes à Sessão Distrital.
 
Depois, a Sessão Distrital, onde se definiu o projeto de recomendação do círculo de Braga e onde se elegeram os deputados representantes do distrito, na qual as nossas deputadas foram apuradas. Por fim, a realização da Sessão Nacional na Assembleia da República.
É neste âmbito, que no dia 16 de abril, rumaram até Lisboa, as nossas deputadas, Érica Martins (9º E), Renata Silva (9ºD) e a repórter Cláudia Freitas (9º A), acompanhadas pela professora Ana Rita Coelho, a fim de participarem nesta mesma Sessão Nacional. Foram dias muito intensos, cheios de debate, cultura e convívio.

Mais saúde, melhor futuro

Na semana de 9 a 13 de abril, esteve patente na nossa escola a exposição itinerante Mais Saúde Melhor Futuro. A exposição com o nome de PRESSE PAPER, por analogia a peddy-paper, é uma iniciativa de complemento curricular PRESSE, tendo consistido num percurso dedicado à sexualidade. A exposição baseou-se em posters sobre temas relacionados com a descoberta da sexualidade dos 10 aos 13 anos de idade. Com esta atividade dinâmica e interativa, os(as) alunos(as) tiveram a oportunidade de conhecer e compreender conteúdos relacionados com a vivência saudável, segura e responsável da sexualidade. Os(as) alunos(as) foram acompanhados(as) pelos respetivos diretores de turma, circulando em pequenos grupos, cumprindo os desafios propostos em cada póster.

Equipa PES