“Parlamento dos Jovens 2018”- Sessão Nacional

Esta atividade, passou por várias etapas, iniciando com o debate sobre o tema, com a presença do deputado Emídio Guerreiro, seguindo-se o Processo Eleitoral que incluiu a formação das listas candidatas à eleição de deputados, a Sessão Escolar, onde foi aprovado o projeto de recomendação da escola e onde se elegeram as representantes à Sessão Distrital.
 
Depois, a Sessão Distrital, onde se definiu o projeto de recomendação do círculo de Braga e onde se elegeram os deputados representantes do distrito, na qual as nossas deputadas foram apuradas. Por fim, a realização da Sessão Nacional na Assembleia da República.
 
É neste âmbito, que no dia 16 de abril, rumaram até Lisboa, as nossas deputadas, Érica Martins (9º E), Renata Silva (9ºD) e a repórter Cláudia Freitas (9º A), acompanhadas pela professora Ana Rita Coelho, a fim de participarem nesta mesma Sessão Nacional. Foram dias muito intensos, cheios de debate, cultura e convívio.
 
A organização do Parlamento dos Jovens, recebeu muito bem os alunos e professores, tendo-os premiado com uma organização exímia e uma agenda bem estruturada. No primeiro dia, nas reuniões das comissões, fizeram-se os debates, na generalidade e na especialidade dos Projetos de Recomendação aprovados nos diversos círculos eleitorais, sob orientação de Deputados da Assembleia da República, redigiu-se o projeto de recomendação da Comissão e selecionaram-se as perguntas a apresentar no Plenário. Realizaram, ainda, uma Visita guiada ao Palácio de S. Bento e assistiram a um programa cultural.
 
No segundo dia, assistiram à abertura solene do Plenário, pelo Vice-Presidente da Assembleia da República, Jorge Lacão seguido de um período de perguntas aos/às Deputados/as da Assembleia da República; Realizaram o debate da Recomendação à Assembleia da República sobre o tema eprocederam à votação final global da Recomendação. Os alunos jornalistas tiveram ainda uma conferência de imprensa com o Presidente da Comissão de Educação e Ciência, Alexandre Quintanilha.
 
Tal como dizia o professor e poeta Sebastião da Gama, “Pelo sonho é que vamos, (…) Chegamos? Não chegamos? Haja ou não haja frutos, pelo sonho é que vamos (…)”. De facto, chegamos ao fim desta jornada do “Parlamento do Jovens”. Quando incentivamos e promovemos a participação dos nossos alunos neste tipo de atividades, fazemo-lo com o objetivo e o sonho de os dotar de competências futuras que os tornem melhores cidadãos, que se destaquem na sociedade, através de uma boa ação cívica e de uma participação ativa na comunidade e onde a honra das suas raízes e da sua cultura estejam patentes.
 
Assim é com muito orgulho que destacamos a prestação das nossas deputadas, pois inseridas num grupo de 66 escolas, tiveram um comportamento exemplar, um saber ser e estar e um civismo que nos faz continuar a acreditar a ir pelo sonho.
 
O Grupo de Geografia
 
Nota:
Podem seguir toda esta aventura, nos posts que fomos fazendo ao longo destes dois dias, na nossa página do FB.

Deixe uma resposta

O seu mail não será publicado.

Nome *
Email *
Website