“POSSO FALAR DE MIM?”

No dia 21 de março, o grupo de teatro Aramá, apresentou aos alunos do 3º ciclo, a peça de teatro, “Posso falar de mim?”, no Salão Paroquial de Ponte. Esta iniciativa inclui-se no plano de atividades do PES – Projeto de Promoção e Educação para a Saúde.
O espetáculo, consistiu na combinação de uma pluralidade de temas primordiais na vida dos adolescentes (e, inevitavelmente de muitos adultos), a partir de situações ficcionadas e outras de inspiração em fatos reais. Assim, o espetáculo abordou as problemáticas que envolvem o corpo e os seus significados nos contextos pessoal e coletivo; a sexualidade e orientações na sua ampla expressão; identidades de género e as suas subjetividades; a descriminação e bullying; os comportamentos de risco, como as IST/DST e gravidez indesejada; a afetividade, o namoro e a violência dentro deste contexto.
Pretendia-se com esta peça de teatro a reflexão de muitas das problemáticas causadoras de inquietações, inseguranças, ansiedades, medos, mas também dos sonhos e desejos, para além de outras questões que surgem na adolescência e, em certos aspetos, noutras idades posteriores.
Consideramos que este tipo de iniciativas é de extrema importância para esta faixa etária, já que na adolescência se constrói a identidade, define-se a personalidade, os valores e a identidade sexual, sendo um período, por vezes, conturbado com conflitos interiores, consequência de um processo de transformação onde ocorrem múltiplas alterações físicas, psicológicas, cognitivas e sociais.
Esperamos que o objetivo tenha sido alcançado e que mais uma vez tenhamos contribuído para o bem estar dos nossos alunos.

A equipa PES

Deixe uma resposta

O seu mail não será publicado.

Nome *
Email *
Website