A quantidade de espaço, ocupado por um corpo, é designada de volume.
Os alunos do 5.º e 6.º anos manusearam e/ou construíram diferentes sólidos geométricos, as respetivas planificações e também tiveram a oportunidade de verificar/calcular o respetivo volume com o objetivo de desenvolver o conhecimento matemático.
No âmbito do projeto Educação Financeira, os alunos do 3.º e 4.º ano de Corvite trabalharam os conceitos “Desejo e Necessidades” e “Despesas necessárias e Despesas supérfluas”.
O nosso agradecimento à Fundação Dr. António Cupertino de Miranda.
No âmbito desta atividade, os alunos da EB de Sande procederam à plantação de uma espécie autóctone, o carvalho-alvarinho, na freguesia de Sande Vila Nova, no passado dia 23.
Agradecemos a oferta desta árvore pelo Laboratório da Paisagem e pela disponibilidade demonstrada pela Junta de Freguesia para a escolha do local da plantação e pela preparação do terreno para a mesma.
No dia vinte e quatro de novembro, comemorou-se o Dia Mundial da Ciência e os discentes da turma DEST2 (3º e 4ºanos) tiveram a oportunidade de assistir à apresentação online do livro “A Terra da Mentemática”.
À medida que surgiam as perguntas, os alunos participavam com entusiasmo, selecionando as respostas adequadas.
O objetivo desta comemoração é valorizar o papel da ciência para o desenvolvimento humano, assim como, destacar grandes nomes das ciências, colocar desafios para o futuro e incentivar o gosto pela ciência nas gerações mais novas.
No dia vinte e três de novembro, as crianças e alunos procederam à plantação de uma árvore proveniente da Europa e oferecida pelo Laboratório da Paisagem.
Este dia foi criado para demarcar a importância das espécies que integram o património florestal natural.
O mesmo é considerado um arbusto caducifólia que existe em zonas húmidas. Este tipo de arbustos devem ser plantados em novembro e não em março devido às condições climáticas.
As florestas desempenham um papel fundamental para a humanidade!
No dia 23 de novembro, na EB de Ponte, comemorou-se o Dia da Floresta Autóctone. Toda a comunidade escolar foi envolvida nesta atividade e contamos com a presença do Sr. Diretor do Agrupamento.
Em contexto de sala de aula, os docentes falaram da importância das plantas autóctones e da necessidade de valorizar a sua plantação. Na parte exterior, na área verde, foram plantados três carvalhos, um loureiro e um medronheiro.
Assim foi cumprida mais uma atividade do Plano Anual de Atividades e as crianças e alunos desta Escola ficaram a saber que, para além de se adaptarem bem aos vários tipos de solo, serem mais resistentes às doenças e à seca e, por isso, não precisarem de tantos cuidados como as outras, as plantas autóctones dão um forte contributo para a sustentabilidade do nosso planeta.
O corpo docente desta Escola agradece à Associação de Pais pela doação de três carvalhos, ao Laboratório da Paisagem pela doação do medronheiro, à Junta de Freguesia de Ponte pela preparação do terreno para as plantações e à docente Manuela Carvalho pela doação do loureiro.
No Dia Mundial da Floresta Autóctone, as crianças e alunos plantaram uma figueira e um castanheiro no espaço escolar. Com esta ação, aprenderam e compreenderam que apenas devemos plantar árvores que sejam originárias da região onde as queremos plantar.
Agradecemos ao Laboratório da Paisagem a colaboração nesta atividade com a oferta do castanheiro e à professora Ana Maria pela oferta da figueira.
A equipa dos Serviços Técnico-Pedagógicos está a desenvolver, durante este ano letivo, um projeto que consiste na realização de sessões de prevenção nas escolas do 1º ciclo.
Neste primeiro período, as sessões foram destinadas a todos os alunos do 2º ano do Agrupamento e tiveram como temática “A consciência fonológica para a aprendizagem da leitura e da escrita”. Esta ação realizou-se em contexto de sala de aula e foi dinamizada pela terapeuta da fala, Patrícia Fernandes.
Todos os alunos participaram de forma entusiástica e puderam desenvolver várias atividades de consciência fonológica que são pré-requisitos essenciais para a aprendizagem da leitura e escrita.