
Caros Pais e Encarregados de Educação,
No dia de hoje (03/05/2023) ficou concluído o processo de migração entre as plataformas GIAE e INOVAR/SIGA. Esta transição decorreu num curto espaço de tempo, não nos permitindo, em tempo útil, de prestar a informação conforme pretendíamos.
Após a disponibilização do acesso à plataforma SIGA para as crianças do Pré-escolar e alunos do 1ºCiclo, no início do mês de novembro, segue-se o acesso para os alunos dos 2º e 3º ciclos e Ensino Profissional, no arranque do mês de maio.
A partir de hoje deixarão de poder aceder ao GIAE Online para a consulta de saldo do cartão ou para adquirir as senhas de almoço para os V.ºs educandos.
Fomos informados de que o processo de envio de um e-mail para cada Encarregado de Educação, com informação sobre a plataforma, credenciais de acesso e procedimentos a observar na ativação da conta SIGA, se irá processar nos próximos 2 a 3 dias.
Com o “Cartão Escolar Pré-Pago SIGA” vai poder, de forma simples e imediata, efetuar e gerir os carregamentos do cartão escolar, ficando o saldo do cartão pronto a ser usado pelos alunos. Estes podem usá-lo para pagamento de refeições, bem como no bar ou na papelaria.
Para carregamentos poderão apenas recorrer a meios eletrónicos –Multibanco e MB WAY e em numerário através de pontos de pagamento CTT / Payshop.
Informações importantes a reter neste período transitório (e de adaptação)
1. Os cartões dos alunos foram recolhidos para serem ativados, devendo ser levantados, logo que possível, nos serviços administrativos;
2. As senhas, para esta quinta-feira (dia 04.05), não serão alvo de multa, mas devem ser adquiridas dentro do prazo previsto;
3. Todos os postos de acesso ao sistema já foram atualizados (reprografia, bufete, refeitórios e serviços administrativos);
4. Os carregamentos passam todos a ser feitos, conforme anunciado anteriormente, pelo que, excecionalmente, serão aceites carregamentos em dinheiro, apenas e só para uso no bufete e na reprografia/papelaria; este saldo será usado apenas para este fim, não podendo ser usado para a aquisição de refeições; este período de adaptação/transição terminará no final do mês de maio;
5. Se não receberem o e-mail com as informações de acesso à plataforma SIGA, devem consultar a pasta do SPAM; se não estiver na caixa de entrada ou no SPAM é porque existe algum erro com o V.º e-mail na ficha da escola, devendo ser contactados os serviços administrativos. Caso o problema persista, deverá ser colocada a questão através do e-mail suporteinovar@cm-guimaraes.pt;
6. Ao acederem à conta do V.º educando, poderão ainda não conseguir visualizar o número total de refeições que foram usufruídas, devendo aguardar até ao final da próxima semana pela sua atualização/regularização;
7. Uma das questões que suscita mais dúvidas, prende-se com o prazo para regularizar o valor das refeições em dívida; poderão regularizá-lo, através de carregamentos periódicos, até ao dia 31 de julho;
Aconselhamos a consulta atenta dos documentos que aqui disponibilizamos, assim como, os links que consideramos úteis para ficarem a conhecer esta nova modalidade de pagamento.
Cartão Escolar Municipal Pré-Pago – Guimarães
Site da Edubox – promotora da plataforma
Qualquer dúvida relacionada com o acesso, ativação do cartão, código inválido ou atribuição de um novo deverá ser colocada através do email: suporteinovar@cm-guimaraes.pt