Projeto Humaniz(Arte) – promovido pela OIKOS

No presente ano letivo, as turmas dos cursos profissionais de Técnico de Instalações Elétricas e Técnico de Esteticista, abraçaram um desafio, de participarem numa campanha escolar de informação e sensibilização sobre Direitos Humanos promovida pela organização não governamental, OIKOS.

Em outubro, a representante da OIKOS na zona Norte de Portugal, Daniela Pereira, deslocou-se à nossa escola e proferiu uma palestra introdutória sobre os direitos humanos e mostrou alguns trabalhos realizados em anos anteriores por alunos de outras escolas.

Assim o desafio colocado às turmas dos cursos profissionais consistiu na produção de um microfilme sobre Direitos Humanos; produção de cartazes/ folhetos alusivos à campanha e, por último, organizar e dinamizar uma campanha de sensibilização de âmbito escolar.

O culminar deste projeto decorreu no passado dia 27 de abril, na Biblioteca Escolar, com a apresentação da campanha de sensibilização relativa ao Projeto Humaniz(Arte), num primeiro momento para as turmas do 8.ºA; 8.ºC e 8.ºD. Num segundo momento, para as turmas do 9.ºA; 9.ºC; 9.ºD e 8.ºD. Consistiu numa apresentação, com recurso aos meios digitais, sobre Direitos Humanos, uma exposição dos cartazes/folhetos elaborados na campanha (que foram afixados em diversos locais da escola), seguindo-se a visualização do microfilme realizado, cujos protagonistas são os formandos dos cursos profissionais.

Foi uma experiência enriquecedora e na qual os jovens dos cursos profissionais mostraram estarem à altura com a conclusão de mais um projeto bem sucedido.