Angariação de bens para animais

No dia nove de junho, comemoração do “Dia do Agrupamento”, a turma B do quinto ano de escolaridade dinamizou, com dedicação, uma angariação de bens que pudessem contribuir para o bem-estar dos animais abandonados. Os alunos agradecem a participação entusiástica da comunidade escolar, cujo contributo validou o esforço dos alunos em prol de uma atitude cívica, abordada nas aulas de Cidadania e Desenvolvimento. A turma elegeu para a atribuição do donativo a Sociedade Protetora dos Animais de Guimarães, associação centenária sem fins lucrativos, que subsiste com base no voluntariado e nos donativos dos cidadãos. Duas voluntárias desta entidade compareceram no nosso estabelecimento de ensino e foram recebidas pelo subdiretor, Rui Rocha, brindando, concomitantemente, os alunos com a presença animada e carinhosa de dois elementos, que, desde logo, captaram a atenção, a cadela “Lili” e a gata “Olívia”, ambas resgatadas pela associação. Esta sessão de sensibilização que funcionou como um espaço de partilha de histórias difíceis, vivenciadas pelas voluntárias e referentes aos dois elementos que as acompanhavam, com o intuito de que os alunos se consciencializassem para a premência de respeitar os animais domésticos como seres sencientes, capazes de sentir, dor, ansiedade, e de adotar uma atitude mais ativa na defesa das suas necessidades (cuidados veterinários, alimentação, esterilização) e no combate dos maus-tratos. Divulgaram, ainda, o funcionamento da Família de Acolhimento Temporário, uma vez que é preciso sempre encontra voluntários para esta missão responsável e magnânima.

Os momentos de interação entre os alunos e os animais presentes foram prazerosos, mostrando que um animal é sempre uma boa companhia. Esperemos que esta pequena ação possa desencadear, a longo prazo, as mudanças necessárias, porque, ao educar hoje os nossos alunos, num futuro próximo, no exercício da sua cidadania, poderão dar o seu contributo para a consolidação destes princípios.