PES | Dia Mundial da Alimentação

Com o objetivo de assinalar o Dia Mundial da Alimentação, o Projeto de Promoção de Educação para a Saúde (PES) tem vindo a desenvolver um conjunto de atividades em articulação com a UCC Sol Invictus e a Biblioteca Escolar.

Assim, na semana de 14 a 18 de outubro, os alunos tiveram no bar da escola opções de lanches saudáveis, tendo-se disponibilizado fruta local e da época, legumes (tomate cherry, palitos de cenoura), alface e tomate nas sandes, limonadas e chás.

Outra das atividades desenvolvidas prendeu-se com a sensibilização dos alunos do 5º e 6º ano para o que é uma alimentação saudável e as consequências para a saúde de formas de alimentação ricas em açúcares e produtos processados. A leitura da história “A magia do círculo azul” serviu de mote para uma conversa sobre o tema com as Enfermeiras Marta e Fernanda, da UCC Sol Invictus.

Foi também disponibilizado aos alunos um conjunto de imagens retiradas do livro Daily Bread: What Kids Eat Around the World, para reflexão sobre as diferenças e semelhanças entre as dietas de diversos países e a relação entre a quantidade de alimentos processados que incluem e o nível de desenvolvimento do país.