VISITA DE ESTUDO AO PORTO | 9°ano

No passado dia 14 de outubro, os alunos das turmas do 9º ano (acompanhados pelas professoras Cacilda Sousa, Conceição Dias, Marta Silva, Elizabete Cortez e Isabel Simões), da nossa Escola, efetuaram uma visita de estudo ao Porto com o lema “VER PARA APRENDER”.

Durante o período da manhã, fez-se um percurso de autocarro pela costa, seguindo o trajeto da famosa linha do Elétrico do Porto, tendo os alunos na sua posse um guião de orientação para que, com paragens específicas, os alunos observassem vários aspetos/monumentos da História de Portugal essencialmente relacionada com as temáticas “Revoluções Liberais”, “Revolta para a Implantação da República” e em termos económicos, “Importância do vinho do Porto para a economia de Portugal”.

Pretendeu-se motivar os alunos para outras visitas concretas no futuro mostrando como elas ajudam a consolidar os conhecimentos abordados nas aulas.
O civismo imperou, como se prova com esta imagem onde se vê o grupo a aguardar o seu almoço perto da escolinha gentilmente cedida, para o efeito, dadas as condições climatéricas não terem permitido o Piquenique inicialmente previsto.

No período da tarde, o grupo pôde visitar a Exposição “Corpo Humano – A Ciência da Vida” a decorrer na Alfândega do Porto. Tendo passado pelas grandes capitais mundiais, onde foi visitada por milhões de pessoas, esteve no Porto uma das mais espetaculares exposições sobre o corpo humano, internacionalmente reconhecida pela qualidade do seu acervo e pelo seu alcance pedagógico. “Corpo Humano – A Ciência da Vida” é uma aula completa de anatomia, numa viagem emocionante pelo interior do corpo humano, à descoberta do seu funcionamento. É composta por mais de uma centena de órgãos, estruturas ósseas e oito corpos humanos completos, perfeitamente preservados pelo método da plastinação e, bem ainda, cento e vinte painéis retro iluminados, com mega dimensões de 2,40m por 2,00m, que através de imagens e textos informativos, nos orientam nesta descoberta anatómica. A saúde física, mental e social postula um conhecimento profundo da anatomia e funcionamento do corpo humano, em ordem a alcançar a máxima latina mens sana in corpore sano, e é esse conhecimento que esta exposição oferece aos seus visitantes, numa área expositiva de mais de 1500m2.

A exposição está organizada em sete capítulos que, sucessivamente, nos apresentam o esqueleto, os músculos, os nervos, o sistema respiratório, o aparelho digestivo e o urinário, o sistema reprodutor, o endócrino e o circulatório. Esta visita servirá de mote para a exploração das temáticas relacionadas com o “O Organismo Humano em Equilíbrio”, na disciplina de Ciências Naturais.

#aeamc