O Agrupamento de Escolas Arqueólogo Mário Cardoso (AEAMC) foi novamente reconhecido com o Selo Escola Saudável, agora com o Nível III (avançado).
Este Selo reconhece o trabalho desenvolvido, nas suas práticas quotidianas, pelo Agrupamento, no âmbito da Educação para a Saúde, na promoção do bem-estar da comunidade educativa.
Este reconhecimento é válido pelo período de 2 anos.
No âmbito do concurso “Não fiques à seca”, promovido pela Universidade Católica do Porto em parceria com as Águas do Norte, as Águas do Douro e Paiva e a SIMDOURO, a turma do 10.º ano dos cursos profissionais de técnico de instalações elétricas e técnico de esteticista elaborou um vídeo, na disciplina de Área de Integração, sobre a poupança da água. Este tema inclui-se nos domínios educação ambiental e desenvolvimento sustentável de Cidadania e o Desenvolvimento e articula com o Plano Nacional das Artes.
Informamos que se encontra convocada para a próxima sexta-feira, dia 18 de novembro, uma greve da Função Pública e da Administração Pública (pessoal docente e não docente). Face a este Pré-Aviso poderá não ser possível assegurar a atividade letiva das nossas crianças e alunos, ou até mesmo, a abertura das respetivas escolas.
Verificando-se a adesão à greve pelos docentes e por razões de segurança, as crianças e alunos poderão ter que regressar a casa, a partir das 9 horas, no caso do Pré-escolar e do 1ºCiclo. Na escola sede do Agrupamento, poderá suceder o mesmo, aplicando-se o mesmo procedimento.
Solicitamos a melhor atenção e compreensão da V.ª parte para os constrangimentos que possam surgir.
No passado dia três de novembro de 2022, os alunos da Sala de Português do oitavo D, do AEAMC, em Ponte, Guimarães, levaram a cabo duas experiências, no Laboratório, a convite do Clube Ciência Viva na Escola – CCVnE. A Sala de Português da Escola Básica e Secundária Arqueólogo Mário Cardoso, em Ponte, é um espaço para reforçar competências, recuperar aprendizagens e aplicar conhecimentos. Ler e Escrever são as palavras de ordem. Nesse sentido, este grupo de alunos decidiu juntar o útil ao agradável. Foi fazer experiências e resolveu partilhar o que viu. Com o objetivo de observar várias reações químicas e perceber a razão das mesmas, foram realizadas duas experiências, na segurança do Laboratório da Escola. Uma, com ácido sulfúrico e açúcar e, outra, com permanganato de potássio e glicerina. Com utensílios diversos, e respeitando as normas de proteção individual, os alunos puderam assistir, passo-a-passo, aos vários momentos das duas experiências. A primeira comprova a existência de carbono em alimentos como, por exemplo, no açúcar, que todos os dias se usa para adoçar o leite ou o café. A segunda experiência consistiu em adicionar três gotas de glicerina líquida a permanganato de potássio, o que provocou a formação de fogo e a libertação de calor, numa coluna de fumo, ao estilo do Halloween. As experiências foram realizadas por dois alunos do Clube de Ciência Viva na Escola, com a supervisão da professora responsável pelo Laboratório e sob o olhar atento dos colegas. Os jornalistas de serviço: Ana Carolina Araújo; Diana Vieira; Diogo Pereira; Francisca Pereira; Lara Castro; Leonor Castelar; Lisandro Cal; Pedro Abreu.
De 7 a 11 de novembro, decorreu a 46.ª edição do Cinanima – Festival de Cinema. No âmbito desta atividade – “Cinanima vai às Escolas”, as turmas, acompanhadas pelo respetivo professor, foram convidadas a assistir a um conjunto de animações, na Biblioteca Escolar do AEAMC. Os filmes apresentados são originários de diferentes nacionalidades e abordam diversas temáticas, desde preocupações ecológicas, relações familiares, saúde física, entre outras. As curtas-metragens pretendem educar, informar, divulgar conceitos, ações ou, simplesmente, apresentar pontos de vista diferentes, obrigando a refletir. Tudo isto aliado ao caráter lúdico desta produção cinematográfica.
Na disciplina de Português, os alunos foram desafiados a criar um texto descritivo com base em imagens por eles escolhidas. Desta atividade resultaram textos muito interessantes e representativos deste tipo textual, dos quais se destacam três, da autoria de Gabriel Ribeiro e Margarida Moreira do 9.º A e de Rita Freitas do 9.º C, que vos convidamos a ler e a usufruir.
A Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil promoveu, no dia 9 de novembro, às 11:09 horas, a 10.ª Edição do Exercício Público de âmbito nacional de Sensibilização para o Risco Sísmico, denominado A TERRA TREME, medida prevista na Estratégia Nacional para uma Proteção Civil Preventiva.
O objetivo desta ação é capacitar a população para saber como agir em caso de sismo, sensibilizando o cidadão para o facto de viver numa sociedade de risco, e desafiando-o a envolver-se no processo de construção de comunidades mais seguras e resilientes.
O nosso agrupamento juntou-se a esta iniciativa e, à hora marcada e durante um minuto, os alunos executaram os procedimentos adequados, ou seja, os três gestos simples de autoproteção que podem fazer a diferença a quem os praticar perante a ocorrência de um sismo: Baixar, Proteger e Aguardar.
Só com o envolvimento dos nossos jovens e a sensibilização para este tema, teremos cidadãos mais preparados para saber agir antes, durante e depois de um sismo.
Nesta 1.ª fase (iniciada no dia 4/11), o Município disponibilizou o acesso à plataforma para os EE das crianças que frequentam a Educação pré-escolar e dos alunos que se encontram no 1.º Ciclo, através de um e-mail com informação sobre a plataforma, credenciais de acesso e procedimentos a observar na ativação do Cartão Digital.
Em breve arrancará a próxima fase para os restantes ciclos de ensino, pelo que, deverão iniciar a V.ª consulta da informação disponibilizada para ser mais fácil a aquisição de todos os procedimentos relacionados com este novo recurso.
Com o “Cartão Escolar Pré-Pago SIGA” vai poder, de forma simples e imediata, efetuar e gerir os carregamentos do cartão escolar, ficando o saldo do cartão pronto a ser usado pelos alunos. No pré-escolar e 1º ciclo, o Cartão pode ser usado no pagamento do prolongamento de horário, na CAF e nas refeições. Nos 2º e 3º ciclos e secundário, os alunos podem usá-lo para pagamento de refeições, bem como no bar e na papelaria.
Para carregamentos poderão recorrer a meios eletrónicos –Multibanco e MB WAY e em numerário numa rede composta por mais de 7.000 pontos de pagamento CTT / Payshop.
Aconselhamos a consulta atenta dos documentos que aqui disponibilizamos, assim como, os links que consideramos úteis para ficarem a conhecer esta nova modalidade de pagamento.
Qualquer dúvida relacionada com o acesso, ativação do cartão, código inválido ou atribuição de um novo deverá ser colocada através do email: suporteinovar@cm-guimaraes.pt