COVID-19, a intervenção do Serviço de Psicologia do AEAMC

O AEAMC vem reforçar, junto de toda a comunidade educativa, a disponibilidade das nossas Psicólogas, para fazer frente a todas as necessidades ou situações que se impõem com este isolamento social.

O Gabinete do Serviço de Psicologia, mesmo que à distância, está totalmente disponível para auxiliar os pais e/ou alunos num momento em que é necessário estabelecer rotinas, mediar o tempo de estudo, criar momentos de lazer e convívio e gerir todos os sentimentos negativos desencadeados pela preocupação que as notícias nos possam trazer.

Face à situação que vivemos causada pela pandemia de Coronavírus, acreditamos que uma situação de isolamento com crianças pode ser particularmente difícil para pais e/ou outros cuidadores, assim como, para todas as nossas crianças e alunos. Alteram-se as rotinas, afastam-se familiares e amigos e surgem, para alguns, sentimentos de medo e angústia.

Para vossa informação, consultem este documento com linhas orientadoras acerca da forma como lidar com uma situação de isolamento com crianças. 

Caso os pais pretendam o seu apoio, podem contactar 913187545 (Dr.ª Ana Paula Monteiro) ou 919535246 (Dr.ª Juliana Pinto).

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URGENTE – COVID-19 – Divulgação de Informação à Comunidade Educativa

No âmbito da Emergência de Saúde Pública de âmbito internacional da COVID-19, a Administração Regional de Saúde do Norte, I.P., através do seu Departamento de Saúde Pública, considerou importante divulgar às comunidades educativas, material informativo relativo às medidas de prevenção e controlo da COVID-19:

Informação disponível através da nossa página reservada ao COVID -19.

Como é do Vosso conhecimento, a Organização Mundial da Saúde recomenda medidas de higiene e etiqueta respiratória e práticas de segurança alimentar, para reduzir o risco de transmissão da doença:

Evitar contacto próximo com doente/s com infeção respiratória;
Lavar frequentemente as mãos, especialmente, após contacto direto com pessoa/s infetada/s;

Adotar medidas de etiqueta respiratória:
– tapar o nariz e a boca quando espirrar ou tossir (com lenço de papel ou com o braço, nunca com as mãos);
– deitar o lenço de papel ao lixo;
– lavar as mãos sempre que se assoar, espirrar ou tossir.

Apesar da adoção de medidas restritivas de saúde pública relativamente aos estabelecimentos de educação e ensino dos Concelhos de  de Lousada e Felgueiras, para evitar aglomeração de pessoas, não existem restrições à sua movimentação, desde que não se encontrem sob isolamento profilático por determinação da Autoridade de Saúde Local. Até à data, não há evidência epidemiológica de transmissão deste vírus na comunidade.

Neste enquadramento e sendo necessário reduzir o número potencial de pessoais infetadas, é fundamental evitar deslocações desnecessárias, incluindo as efetuadas aos Serviços de Saúde.

Por isso, em caso de sintomas, não se desloque ao Centro de Saúde e contacte a linha SNS 24 – 808 24 24 24.

Plano de Contingência | COVID-19

Na atual situação relacionada com o COVID-19, as Autoridades de Saúde Nacionais determinam, a todos os serviços ou estabelecimentos, a elaboração de planos de contingência que minimizem o risco de contágio e permitam o bom funcionamento das atividades essenciais. 

A Direção-Geral de Saúde (DGS) emitiu um conjunto de informações e orientações, das quais se destacam a INFORMAÇÃO 005/2020 de 27/02/2020 e a ORIENTAÇÃO 006/2020 de 26/02/2020, que são atualizadas pela DGS de acordo com a evolução da situação.

Face às orientações emanadas pelas entidades competentes, vimos, por este meio, remeter o Plano de Contingência do nosso Agrupamento de Escolas, o qual define um conjunto de orientações que permite a preparação e adequação da resposta de cada escola, centrando-se nas questões operacionais a acautelar, de forma a proteger a saúde dos alunos, docentes, trabalhadores não docentes e visitantes, assegurando a continuidade da atividade. 

A aplicação das medidas previstas no plano de contingência não prejudica a aplicação das recomendações e informações emitidas e a emitir pela DGS.

  Agradecemos a leitura atenta para que o mesmo seja do conhecimento de todos.

Plano de contingência

Semana dos Afetos 2020

O programa da Semana dos Afetos foi preparado com carinho e dedicação pela equipa do Projeto de Educação para a Saúde e executado em parceria com os Serviços de Psicologia e Orientação, a equipa da Biblioteca Escolar, com os alunos do Curso Profissional de Técnicos de Instalações Elétricas (sob a Coordenação da Prof.ª Carina Rodrigues), com o grupo de EMR, com a Associação Protetora de Animal de Ponte, com as professoras Rosa Ferreira, Agostinha Silva (EV) e Amélia Maia (Português) e com o apoio incondicional dos nossos assistentes técnicos e operacionais e do nosso corpo docente.

Para além da Escola sede, todas as escolas do nosso Agrupamento viveram esta semana de forma intensa, emotiva e muito própria. O sucesso desta atividade resulta do empenho de todos, sem exceção.

Neste artigo iremos partilhar toda a reportagem desta iniciativa, de caráter transversal e destinado a toda a comunidade educativa, de todas as escolas que compõem o nosso agrupamento (em atualização).

Pressepartout BE

Decorreu, durante toda a semana, um passatempo de “fotografia criativa”, escolhendo os adereços disponíveis. As três fotos mais originais foram distinguidas com um prémio (Livro “O Diário de um banana” e um vale de oferta para um lanche saudável no bar da escola).

Discos Pedidos

A comunidade educativa teve a oportunidade de pedir uma música da lista disponível e dedica-la à pessoa que mais gosta. Foi uma atividade muito participada.

Máscaras e Valores

Os alunos tiveram a oportunidade de trabalhar os valores sob a forma de máscaras.

Caça ao Tesouro

Os alunos partiram à procura de um tesouro pelos espaços da escola sede (envelopes escondidos), em momentos distintos e devidamente anunciados, com direito a um prémio.

Afeto pelos animais

Foi dinamizado o concurso “Eu e o meu animal de estimação”, cujo regulamento foi disponibilizado atempadamente pela equipa e premiou os mais “ternurentos”

Corações repletos de valores

Os alunos tiveram a oportunidade de expressar os valores que identificam nos seus colegas de turma. Esta foi uma atividade realizada em articulação com o grupo de EMR.

Para além dos valores, a comunidade educativa, teve a oportunidade de elogiar os seus colegas de trabalho.

A ilha dos Sentimentos

Dramatização de uma peça sobre os diferentes sentimentos (amor, riqueza, paciência, amizade, vaidade, tristeza, alegria, paz e sabedoria).

Outros mimos…

Na terça-feira realizou-se um momento de partilha de alguns “mimos gastronómicos” na sala de professores para todos os “graúdos”. Deixamos um agradecimento especial ao Sr. Cunha, das Trinas.

OPE | 2020

Pelo quarto ano consecutivo, os estudantes do 3.º ciclo do ensino básico e/ou do ensino secundário vão poder decidir o que querem melhorar na sua escola. Para isso, precisam de ter uma ideia, reunir apoio e, claro, conseguir os votos dos colegas!

O Orçamento Participativo das Escolas (OPE) pretende dar voz aos estudantes e dar resposta às suas necessidades e interesses, promovendo valores e práticas indispensáveis à vida democrática. Este processo envolve a comunidade escolar como um todo, já que o desenvolvimento da participação cívica é um desígnio central do nosso sistema educativo.

Os pontos fulcrais são os seguintes:

– As propostas são elaboradas por alunos do 3.º ciclo do ensino básico e/ou secundário;

– O desenvolvimento e apresentação das propostas será feito através do preenchimento de um documento próprio, entregue na secretaria ou por e-mail, digitalizado, para projetos@aeamc.edu.pt;

– As propostas devem ter até 19 assinaturas (recolha de assinaturas também tem um documento próprio);

– A divulgação e debate das propostas decorrerá nos 10 dias úteis anteriores à votação que decorrerá no dia 24 de março (terça-feira e Dia do Estudante);

– A verba atribuída à proposta vencedora é de 500€.

Não se esqueçam que as propostas devem ter em conta uma melhoria na escola, através da aquisição de bens e/ou serviços que sejam necessários ou convenientes para a beneficiação do espaço escolar e/ou da sua forma de utilização ou destinados a melhorar os processos ensino-aprendizagem e do qual possa beneficiar ou vir a beneficiar toda a comunidade escolar.

Os documentos que foram elencados podem ser obtidos através dos vossos DT.

Contamos convosco e com a vossa participação ativa!

Sabe mais em
https://opescolas.pt/

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