O AEAMC vem reforçar, junto de toda a comunidade educativa, a disponibilidade das nossas Psicólogas, para fazer frente a todas as necessidades ou situações que se impõem com este isolamento social.
O Gabinete do Serviço de Psicologia, mesmo que à distância, está totalmente disponível para auxiliar os pais e/ou alunos num momento em que é necessário estabelecer rotinas, mediar o tempo de estudo, criar momentos de lazer e convívio e gerir todos os sentimentos negativos desencadeados pela preocupação que as notícias nos possam trazer.
Face à situação que vivemos causada pela pandemia de Coronavírus, acreditamos que uma situação de isolamento com crianças pode ser particularmente difícil para pais e/ou outros cuidadores, assim como, para todas as nossas crianças e alunos. Alteram-se as rotinas, afastam-se familiares e amigos e surgem, para alguns, sentimentos de medo e angústia.
Para vossa informação, consultem este documento com linhas orientadoras acerca da forma como lidar com uma situação de isolamento com crianças.
Caso os pais pretendam o seu apoio, podem contactar 913187545 (Dr.ª Ana Paula Monteiro) ou 919535246 (Dr.ª Juliana Pinto).
No âmbito da Emergência de Saúde Pública de âmbito internacional da COVID-19, a Administração Regional de Saúde do Norte, I.P., através do seu Departamento de Saúde Pública, considerou importante divulgar às comunidades educativas, material informativo relativo às medidas de prevenção e controlo da COVID-19:
Como é do Vosso conhecimento, a Organização Mundial da Saúde recomenda medidas de higiene e etiqueta respiratória e práticas de segurança alimentar, para reduzir o risco de transmissão da doença:
Evitar contacto próximo com doente/s com infeção respiratória; Lavar frequentemente as mãos, especialmente, após contacto direto com pessoa/s infetada/s;
Adotar medidas de etiqueta respiratória: – tapar o nariz e a boca quando espirrar ou tossir (com lenço de papel ou com o braço, nunca com as mãos); – deitar o lenço de papel ao lixo; – lavar as mãos sempre que se assoar, espirrar ou tossir.
Apesar da adoção de medidas restritivas de saúde pública relativamente aos estabelecimentos de educação e ensino dos Concelhos de de Lousada e Felgueiras, para evitar aglomeração de pessoas, não existem restrições à sua movimentação, desde que não se encontrem sob isolamento profilático por determinação da Autoridade de Saúde Local. Até à data, não há evidência epidemiológica de transmissão deste vírus na comunidade.
Neste enquadramento e sendo necessário reduzir o número potencial de pessoais infetadas, é fundamental evitar deslocações desnecessárias, incluindo as efetuadas aos Serviços de Saúde.
Por isso, em caso de sintomas, não se desloque ao Centro de Saúde e contacte a linha SNS 24 – 808 24 24 24.
Na atual situação relacionada com o COVID-19, as Autoridades de Saúde Nacionais determinam, a todos os serviços ou estabelecimentos, a elaboração de planos de contingência que minimizem o risco de contágio e permitam o bom funcionamento das atividades essenciais.
A Direção-Geral de Saúde (DGS) emitiu um conjunto de informações e orientações, das quais se destacam a INFORMAÇÃO 005/2020 de 27/02/2020 e a ORIENTAÇÃO 006/2020 de 26/02/2020, que são atualizadas pela DGS de acordo com a evolução da situação.
Face às orientações emanadas pelas entidades competentes, vimos, por este meio, remeter o Plano de Contingência do nosso Agrupamento de Escolas, o qual define um conjunto de orientações que permite a preparação e adequação da resposta de cada escola, centrando-se nas questões operacionais a acautelar, de forma a proteger a saúde dos alunos, docentes, trabalhadores não docentes e visitantes, assegurando a continuidade da atividade.
A aplicação das medidas previstas no plano de contingência não prejudica a aplicação das recomendações e informações emitidas e a emitir pela DGS.
Agradecemos a leitura atenta para que o mesmo seja do conhecimento de todos.
Tudo está a ser preparado com afinco para que a Semana da Leitura (23 a 27 de março), sob o tema “O Som das palavras”, seja um momento de aprendizagem e de enriquecimento inolvidável para toda a comunidade educativa.
O programa da Semana dos Afetos foi preparado com carinho e dedicação pela equipa do Projeto de Educação para a Saúde e executado em parceria com os Serviços de Psicologia e Orientação, a equipa da Biblioteca Escolar, com os alunos do Curso Profissional de Técnicos de Instalações Elétricas (sob a Coordenação da Prof.ª Carina Rodrigues), com o grupo de EMR, com a Associação Protetora de Animal de Ponte, com as professoras Rosa Ferreira, Agostinha Silva (EV) e Amélia Maia (Português) e com o apoio incondicional dos nossos assistentes técnicos e operacionais e do nosso corpo docente.
Para além da Escola sede, todas as escolas do nosso Agrupamento viveram esta semana de forma intensa, emotiva e muito própria. O sucesso desta atividade resulta do empenho de todos, sem exceção.
Neste artigo iremos partilhar toda a reportagem desta iniciativa, de caráter transversal e destinado a toda a comunidade educativa, de todas as escolas que compõem o nosso agrupamento (em atualização).
Pressepartout BE
Decorreu, durante toda a semana, um passatempo de “fotografia criativa”, escolhendo os adereços disponíveis. As três fotos mais originais foram distinguidas com um prémio (Livro “O Diário de um banana” e um vale de oferta para um lanche saudável no bar da escola).
Discos Pedidos
A comunidade educativa teve a oportunidade de pedir uma música da lista disponível e dedica-la à pessoa que mais gosta. Foi uma atividade muito participada.
Máscaras e Valores
Os alunos tiveram a oportunidade de trabalhar os valores sob a forma de máscaras.
Caça ao Tesouro
Os alunos partiram à procura de um tesouro pelos espaços da escola sede (envelopes escondidos), em momentos distintos e devidamente anunciados, com direito a um prémio.
Afeto pelos animais
Foi dinamizado o concurso “Eu e o meu animal de estimação”, cujo regulamento foi disponibilizado atempadamente pela equipa e premiou os mais “ternurentos”
Corações repletos de valores
Os alunos tiveram a oportunidade de expressar os valores que identificam nos seus colegas de turma. Esta foi uma atividade realizada em articulação com o grupo de EMR.
Para além dos valores, a comunidade educativa, teve a oportunidade de elogiar os seus colegas de trabalho.
A ilha dos Sentimentos
Dramatização de uma peça sobre os diferentes sentimentos (amor, riqueza, paciência, amizade, vaidade, tristeza, alegria, paz e sabedoria).
Outros mimos…
Na terça-feira realizou-se um momento de partilha de alguns “mimos gastronómicos” na sala de professores para todos os “graúdos”. Deixamos um agradecimento especial ao Sr. Cunha, das Trinas.
Pelo quarto ano consecutivo, os estudantes do 3.º ciclo do ensino básico e/ou do ensino secundário vão poder decidir o que querem melhorar na sua escola. Para isso, precisam de ter uma ideia, reunir apoio e, claro, conseguir os votos dos colegas!
O Orçamento Participativo das Escolas (OPE) pretende dar voz aos estudantes e dar resposta às suas necessidades e interesses, promovendo valores e práticas indispensáveis à vida democrática. Este processo envolve a comunidade escolar como um todo, já que o desenvolvimento da participação cívica é um desígnio central do nosso sistema educativo.
Os pontos fulcrais são os seguintes:
– As propostas são elaboradas por alunos do 3.º ciclo do ensino básico e/ou secundário;
– O desenvolvimento e apresentação das propostas será feito através do preenchimento de um documento próprio, entregue na secretaria ou por e-mail, digitalizado, para projetos@aeamc.edu.pt;
– As propostas devem ter até 19 assinaturas (recolha de assinaturas também tem um documento próprio);
– A divulgação e debate das propostas decorrerá nos 10 dias úteis anteriores à votação que decorrerá no dia 24 de março (terça-feira e Dia do Estudante);
– A verba atribuída à proposta vencedora é de 500€.
Não se esqueçam que as propostas devem ter em conta uma melhoria na escola, através da aquisição de bens e/ou serviços que sejam necessários ou convenientes para a beneficiação do espaço escolar e/ou da sua forma de utilização ou destinados a melhorar os processos ensino-aprendizagem e do qual possa beneficiar ou vir a beneficiar toda a comunidade escolar.
Os documentos que foram elencados podem ser obtidos através dos vossos DT.
Contamos convosco e com a vossa participação ativa!