Comemoração do Dia Internacional para a Eliminação da Violência contra as Mulheres

No passado 25 de novembro, a Escola Básica e Secundária Arqueólogo Mário Cardoso comemorou o “Dia Internacional para a Eliminação da Violência contra as Mulheres”, em articulação com Cidadania e Desenvolvimento e o Projeto Cultural de Escola, dinamizando várias atividades, com vista à sensibilização, à reflexão e à promoção da consciencialização sobre a violência de género, reforçando, igualmente, a importância do respeito e da igualdade para todas as pessoas.

A programação da comemoração incluiu a exibição de um trecho do impactante filme, “E depois matei-o”, que aborda de forma real e, por conseguinte, emocionante a violência física e psicológica contra as mulheres. O visionamento do filme proporcionou uma reflexão séria entre os alunos, que aprofundaram as questões abordadas, num guião de exploração, e as suas implicações na sociedade.

Além disso, os alunos participaram na leitura e, consequente, reflexão de um excerto do livro “Malala, a Menina que Queria Ir para a Escola”, de Adriana Carranca, o qual narra a história inspiradora de Malala Yousafzai, uma defensora dos direitos das meninas à educação, abordando, desta forma, a importância da educação, do empoderamento feminino e do direito das mulheres a uma vida sem violência.

É de realçar uma exposição dedicada à sensibilização sobre a eliminação da violência contra as mulheres, a qual englobou diversos materiais educativos, informações sobre os tipos de violência e formas de prevenção e de combate, num espaço criado para a reflexão sobre como cada um pode contribuir para um futuro mais justo e sem violência.

Equipa PES