Dia Internacional da Educação – 24 de janeiro

A Assembleia Geral das Nações Unidas proclamou o dia 24 de janeiro como o Dia Internacional da Educação,  celebrando o papel desta na construção da Paz e do Desenvolvimento internacionais.
Criado desde 2018, o objetivo é o de celebrar, sensibilizar e motivar para a educação como um direito fundamental de todas as crianças. O Dia Internacional da Educação é um momento inspirador para reforçar que, ao investirmos na educação, investimos no progresso das sociedades e no potencial ilimitado das gerações futuras com impacto positivo na vida das pessoas e no mundo como um todo, onde a paz, a informação e o espírito empreendedor estejam presentes.

Sem educação de qualidade inclusiva e equitativa e oportunidades ao longo da vida para todos, os países não conseguirão alcançar a igualdade de género e quebrar o ciclo de pobreza que tem deixado para trás milhões de crianças, jovens e adultos.

Atualmente, 258 milhões de crianças e jovens ainda não frequentam a escola; 617 milhões de crianças e adolescentes não sabem ler nem fazer contas básicas; menos de 40% das meninas na África Subsaariana completam o ensino médio e cerca de quatro milhões de crianças e jovens refugiados estão fora da escola.

O seu direito à educação não é respeitado e isso é inaceitável.https://www.youtube.com/watch?v=D8Sk_obyO_I

«Se quisermos transformar o futuro, se quisermos mudar de direção, devemos repensar a educação.»

(Audrey Azoulay, Diretora-Geral da ONU para a Educação, a Ciência e a Cultura)