Plano de Ação para a Leitura | 2ª Sessão – Visita ao AE

Decorre, ao longo do dia de hoje (30 de novembro), a sessão de trabalho no âmbito do Plano de Ação da Leitura, com a presença de uma representação da equipa nacional do Plano, do IAVE (Instituto de Avaliação Educativa) e do PNL (Plano Nacional da Leitura).

No período da manhã, a Dr.ª Paula Simões, desenvolveu um momento formativo denominado de “Leitura: Análise de resultados e de itens de avaliação externa“, onde foram destacados os seguintes conteúdos: como se concebe uma prova (Taxonomia de níveis de complexidade cognitiva e categorização dos itens e a importância da matriz), apresentação dos resultados do Agrupamento: contextualização e indicações para a leitura dos dados e o que conseguimos extrair dos itens das provas.

Dr.ª Paula Simões (IAVE)

Os trabalhos prosseguiram, no período da tarde, com a apresentação do módulo “Princípios, métodos e estratégias – didática da leitura” com as Dr.ªs Natália Ricardo e Andreia Brites.

Os objetivos desta sessão formativa estavam muito bem definidos, centrando-se na localização da informação no texto (acesso à informação, procura e seleção), na sua compreensão (significado literal, integração e criação de inferências), na avaliação e na reflexão (qualidade e credibilidade, reflexão sobre conteúdo e forma; identificação e tratamento de conflitos).

A consciencialização dos resultados dos alunos a nível nacional e, por conseguinte, a identificação das maiores dificuldades apresentadas pelos alunos determinam o mote para o trabalho a desenvolver junto dos nossos alunos.

A sessão formativa prosseguiu com bastante fulgor e participação, fornecendo bastantes exemplos de situações do quotidiano da sala de aula e estratégias que contribuirão para apoiar os docentes e, consequentemente, os seus alunos.

Fica, desde já, o nosso agradecimento a toda a equipa que esteve presente na biblioteca da escola sede, em profícua e assertiva dedicação a esta nobre missão de melhorar a leitura (em todas as suas dimensões) dos nossos alunos. Este estende-se, também, a todos os docentes que, ao longo do dia, absorveram, avidamente, novos conhecimentos, através da formação e da prática de experiências.

Dr.ª Andreia Brites (PNL)