Plano de Ação para a Leitura | 1ª Reunião

O nosso Agrupamento esteve presente, nesta sexta-feira, dia 22 de setembro, na primeira reunião de apresentação e de formação do Plano de Ação para a Leitura, nas instalações do Ministério da Educação.

Os Planos de Ação para a Leitura são uma proposta do Plano Nacional de Leitura para fazer face às dificuldades de leitura identificadas e tipificadas em cada contexto educativo, no âmbito das literacias e dos hábitos de leitura.

Os Planos de Ação para a Leitura (PAL) são programas trienais que visam o desenvolvimento estratégico de planos de leitura nos Agrupamentos de Escolas/ Escolas Não Agrupadas (AE/ENA) em Portugal Continental e têm como principais objetivos:

a) Combater fragilidades de leitura reconhecidas em estudos internacionais e nacionais e na avaliação realizada pelas Escolas sobre a sua comunidade;
b) Desenvolver uma estratégia de intervenção em leitura sustentada no diagnóstico concreto sobre leitura em cada AE/ ENA que vá ao encontro de necessidades específicas;
c) Desenvolver comunidades leitoras com identidade própria, em que a Escola é o Centro, envolvendo todos os agentes educativos.

A candidatura do nosso Agrupamento foi uma das contempladas com uma verba de 10 mil euros, a qual será distribuída pelos 3 anos de execução/implementação do projeto.

Partilhamos, ainda, a ordem de trabalhos desta sessão de trabalho, que consideramos enriquecedora e que deve ser do conhecimento de todos.

1. Apresentação das escolas/agrupamentos;
2. Apresentação do projeto PAL pela Comissária do Plano Nacional de Leitura (PNL);
3. Análise dos resultados de avaliação sobre a Leitura e a Educação literária, pelo Instituto de Avaliação Educativa, I.P., (IAVE);
4. Contributo da Rede de Bibliotecas Escolares (RBE) para o projeto PAL;
5. Planeamento das etapas subsequentes;
6. Assinatura do Protocolo de desenvolvimento do Plano de Ação para a Leitura.