Festival de Cannes

Festival de Cannes é um festival de cinema criado em 1946 e, até 2002, designado Festival international du film, é um dos mais prestigiados e famosos festivais de cinema do mundo. Acontece todos os anos, no mês de maio, na cidade francesa de Cannes.

A decorrer, este ano, entre os dias 16 e 27 de maio, a 76ª edição do Festival de Cannes começou esta terça-feira com uma homenagem ao ator norte-americano Michael Douglas, Palma de Ouro honorária aos 78 anos. 

O seu compatriota Johnny Depp, de 59 anos, estrela de “Piratas das Caraíbas”, de peruca e bom sotaque francês, interpreta o rei Luís XV em “Jeanne du Barry”, um filme de época que abriu o festival mais conhecido do mundo.

O realizador espanhol Pedro Almodóvar apresenta a sua curta-metragem de temática western e gay no Festival de Cinema de Cannes. Apesar de já ter conquistado vários prémios importantes, nunca conseguiu ser coroado.

Este ano, Almodóvar exibe, fora de competição, “Estranha Forma de Vida”, protagonizado pelo norte-americano Ethan Hawke e pelo chileno Pedro Pascal, além do português José Condessa num papel secundário. O título do filme faz referência ao famoso fado de Amália Rodrigues e evoca o tema da estranheza da existência quando se vira as costas aos próprios desejos. Pedro Almodóvar é conhecido pelos seus filmes que tratam de temas universais como o amor, o desejo, a infância e a maternidade, tendo frequentemente colocado a mulher no centro da sua obra.

 Bons filmes!