Les Trois Mousquetaires

Sendo esta a Semana da Leitura por excelência, sob a temática “Tradições e Património Oral”, convidamos-te a conhecer mais um autor francês cuja obra é sobejamente conhecida em todo o mundo: Les Trois Mousquetaires d’Alexandre Dumas (pai).

“Os Três Mosqueteiros” é o mais célebre dos romances, do tipo de capa e espada, de Alexandre Dumas, datado do século XIX (1844).

Esta obra conta as aventuras de um jovem gascão de 18 anos, D’Artagnan, que veio para Paris para integrar o corpo dos mosqueteiros. Este estabeleceu amizade com Athos, Porthos e Aramis, mosqueteiros do rei Louis XIII. Estes quatro homens vão opor-se ao Primeiro Ministro, o Cardeal Richelieu, e aos seus agentes, o Conde Rochefort e a bela e misteriosa Milady de Winter, para salvar a honra da rainha de França, Anne de Áustria.

O laço de amizade que une D’ Artagnan e os três mosqueteiros transmite a maior lição de moral deste livro: a união é essencial e juntos somos mais fortes. Esta lição pode ser traduzida através da célebre divisa “Um por todos e todos por um”.

Graças ao sucesso deste romance, Dumas adaptou-o ao teatro, sendo, igualmente, objeto de numerosas adaptações ao cinema e à televisão.
Para despertar a tua curiosidade, podes também ver o trailer do filme.
Copia o link: https://www.youtube.com/watch?v=XxNK42ZIM8I
Boas Leituras!