“Ler é Património”

A Biblioteca Municipal Raul Brandão (BMRB) anda há três décadas a fazer magia ao promover a leitura de miúdos e graúdos vimaranenses, e não só. Mas os sábados são, especialmente mágicos porque as manhãs são preenchidas por atividades que aliam os livros às artes, ao conhecimento e ao convívio intergeracional.
São 30 anos, em que o encontro entre os leitores e os escritores, às vezes, acontece sem que se dê conta, em Sábados Mágicos que tornam a experiência da leitura num processo partilhado, lúdico e inesquecível.

E os Sábados Mágicos têm proporcionado horas do conto animadas, teatro de fantoches, oficinas de escrita criativa, oficinas de música, ateliês de expressão plástica, ateliês de expressão corporal como dança, yoga, pilates, por exemplo. Mas também promovem oficinas de intervenção social e cívica.
Tem sido assim todos os sábados do mês para crianças com idades compreendidas entre os 0 e os 12 anos acompanhadas sempre pelas famílias. 

As atividades são divulgadas todas as quartas-feiras anteriores, ao final do dia, através dos meios digitais da BMRB: Facebook, Instagram, site e mailing list.

Se já não vais à Biblioteca Municipal Raúl Brandão há muito tempo, ou nunca a visitaste, está na hora de o fazer. Seja para participar num Sábado Mágico em família ou apenas para requisitar livros de forma gratuita, tanto neste espaço localizado na rua Santa Maria, no centro da cidade, como nos outros três polos disponíveis: nas Taipas, em Pevidém e em Lordelo.

BMRB está também envolvida na promoção do “Concurso Nacional de Leitura – CNL”, uma iniciativa que pretende celebrar e estimular o gosto pela leitura e pela escrita, com vista a melhorar o domínio da língua portuguesa, a compreensão leitora e os hábitos de leitura.

A 16.ª edição desta iniciativa promovida pelo PNL2027, em articulação com a Rede de Bibliotecas Escolares, a Direção Geral do Livro, dos Arquivos e das Bibliotecas, o Instituto Camões – Instituto de Cooperação e da Língua, a Direção-Geral de Administração Escolar/Direção de Serviços de Ensino e das Escolas Portuguesas no Estrangeiro, a RTP, os Municípios, as Bibliotecas Municipais e os Agrupamentos de Escola decorre até ao dia 3 de junho, dia da grande final.

Contactos:
Site: https://www.bmrb.pt/
Facebook: https://www.facebook.com/BibliotecaGuimaraes
Instagram: https://www.instagram.com/bmrb92/?hl=pt
YouTube: https://www.youtube.com/channel/UC72aNpL_oc3TZYWROuNtI9Q

Lê e vai à descoberta!

(Fevereiro | Newsletter Guimarães, Cidade Amiga das Crianças, adaptado)