Água: conhecer e entender para preservar

As turmas do 3.º Ciclo, na disciplina de Português, levaram a cabo uma série de apresentações, no âmbito da Expressão Oral, Domínio contemplado nos Critérios de Avaliação da disciplina.Durante as aulas de dezembro, os alunos das turmas do 3.º ciclo, na disciplina de Português, apresentaram, oralmente e em contexto de sala de aula, um texto subordinado ao tema da Água (tema aglutinador do PNA – Plano Nacional das Artes, do AEAMC).“Água: conhecer e entender para preservar” serviu de mote para vários tópicos. Propostos pelas docentes da disciplina, procuravam respostas à importância que a água tem para os seres vivos; o que é e como ocorre o ciclo da água; que atividades humanas necessitam da água para acontecerem; se fizermos mau uso da água, o que achas que pode acontecer; a água no séc XXI : problemas versus soluções. Subdivididos que estavam, a cada aluno calhou um, em sorteio. Cada discente dispunha de cerca de 3 minutos para expor o seu trabalho e/ou defender o seu ponto de vista. Todos tiveram o seu tempo de antena e, com mais ou menos eloquência, defenderam as suas ideias e partilharam-nas com  os colegas.As ilustrações são da aluna Maria de Fátima Silva, n.° 16, do 9.° D.