“Quando Hitler roubou o coelho cor-de-rosa”

“Recomendo este livro, porque fala de uma histórica verídica que aconteceu na época nazi” – são as palavras, através da máscara, de uma aluna do 9.ºA do AEAMC. Baseado na história real da própria autora, “Quando Hitler roubou o coelho cor-de-rosa”, de Judith Kerr, é um clássico da literatura juvenil ao oferecer aos jovens de todo o mundo uma introdução ao tema da Segunda Guerra Mundial.

“Somos enviados para a Alemanha de 1933 através do pensamento de Anna, uma menina judia de 9 anos cujo pai, um famoso escritor alemão, se atreve a ser um assumido crítico do regime nazi. Anna, com a inocência própria da sua idade, está longe de perceber o ambiente político que a envolve (…) Tudo muda quando o seu pai, antevendo a vitória do ditador nas eleições, se vê forçado a partir abrupta e secretamente em busca de um país de acolhimento. Cedo, Anna, a mãe e o irmão Max se juntam a ele na Suíça, a sua nova casa. Mas a aventura está apenas a começar, até porque a palavra “casa” assume um significado diferente quando se é refugiado.

Vamos acompanhando a nova vida da família, com todas as dificuldades próprias de quem se vê obrigado a um novo país, uma nova cultura, novas pessoas, uma nova língua, mas sempre demonstrando uma incrível capacidade de adaptação. Assistimos até a algumas situações caricatas, sobretudo devido às diferenças culturais, o que acaba por aligeirar um retrato que poderia ser muito mais duro. Ainda assim, Anna vai tendo conhecimento da situação de alguns judeus em campos de concentração, o que a deixa profundamente agoniada.(…)”

As ilustrações feitas pela própria autora, Judith Kerr, também tornam a leitura mais apelativa.

Muito mais do que uma história sobre a Segunda Guerra Mundial, esta é, acima de tudo, a história de uma família de refugiados.

Atual, não te parece?

Lê sempre. Lê em qualquer lugar.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

Nome *
Email *
Website