Dia de S. Martinho | EB Ponte

E assim se cumpriu a tradição…

No dia de 11 de novembro, a comunidade escolar da Escola Básica de Ponte (Centro Escolar) comemorou mais um Dia de S. Martinho. O sol brilhava convidando à boa disposição e diversão.

Em contexto de sala de aula, docentes, alunos e crianças exploraram a Lenda de S. Martinho, realizaram atividades lúdico/didáticas e elaboraram diversos trabalhos de expressão artística relacionadas com a temática.

No espaço exterior, na área do recreio, a euforia reinou! Fez-se a tradicional fogueira, onde foram assadas algumas castanhas e, à sua volta, crianças/ alunos, docentes e assistentes operacionais fizeram uma grande roda entoando canções alusivas ao tema. A situação de pandemia em que que vivemos condicionou o desenvolvimento desta atividade (teve de ser feita em três momentos, por grupos), mas não impediu uma manhã recheada de animação!

A hora da refeição chegou e com ela as castanhas assadas “quentes e boas” que foram servidas como sobremesa!

O desenvolvimento destas ações tradicionais, tão enraizadas na nossa cultura, para além de promoverem as relações interpessoais e proporcionarem um saudável convívio entre toda a comunidade escolar desempenharam um papel fundamental no processo de socialização e formação de alunos da nossa escola que, oriundas de outros países, manifestaram nunca terem participado em atividades semelhantes a estas, desconhecendo o significado do magusto. Foi evidente a alegria destas crianças que, a cada dia que passa, se integram mais e melhor nesta nossa comunidade.

E assim se cumpriu a tradição… e foi concretizada mais uma atividade do Plano Anual de Atividades, em que os objetivos foram cumpridos. As crianças adoraram esta experiência de um magusto diferente, festejado de uma forma enérgica e agradável!