Dia Mundial da Alimentação – PES

Com o objetivo de assinalar o Dia Mundial da Alimentação, comemorado a 16 de outubro, o PES em articulação com a disciplina de Cidadania e Desenvolvimento, domínio da saúde e/ou os Diretores de Turma, fez uma campanha de sensibilização junto dos alunos do 2º e 3º ciclos, da escola Arqueólogo Mário Cardoso, subordinado ao o tema “O teu lanche é saudável?”.

A alimentação é um dos fatores com maior impacto na saúde quer individual quer coletiva. Não sendo a nutrição um ato voluntário, a forma como nos alimentamos, o que ingerimos é uma escolha individual que se reflete na saúde do indivíduo.

Considerando que, a obesidade e outras doenças crónicas como, por exemplo, a diabetes resultam de excessos alimentares, esta ação teve como objetivos, sensibilizar os alunos para escolhas mais saudáveis no plano alimentar e a ensinar a descodificar a informação nutricional presente nos rótulos. No decorrer da atividade foi entregue a cada aluno, um descodificador de rótulos para que possam aplicar os conhecimentos obtidos no seu dia a dia.

Com esta atividade, pretende-se  desenvolver nos jovens  competências  que lhes permita a tomada de decisões conscientes e informadas.