OPE | 2020

Pelo quarto ano consecutivo, os estudantes do 3.º ciclo do ensino básico e/ou do ensino secundário vão poder decidir o que querem melhorar na sua escola. Para isso, precisam de ter uma ideia, reunir apoio e, claro, conseguir os votos dos colegas!

O Orçamento Participativo das Escolas (OPE) pretende dar voz aos estudantes e dar resposta às suas necessidades e interesses, promovendo valores e práticas indispensáveis à vida democrática. Este processo envolve a comunidade escolar como um todo, já que o desenvolvimento da participação cívica é um desígnio central do nosso sistema educativo.

Os pontos fulcrais são os seguintes:

– As propostas são elaboradas por alunos do 3.º ciclo do ensino básico e/ou secundário;

– O desenvolvimento e apresentação das propostas será feito através do preenchimento de um documento próprio, entregue na secretaria ou por e-mail, digitalizado, para projetos@aeamc.edu.pt;

– As propostas devem ter até 19 assinaturas (recolha de assinaturas também tem um documento próprio);

– A divulgação e debate das propostas decorrerá nos 10 dias úteis anteriores à votação que decorrerá no dia 24 de março (terça-feira e Dia do Estudante);

– A verba atribuída à proposta vencedora é de 500€.

Não se esqueçam que as propostas devem ter em conta uma melhoria na escola, através da aquisição de bens e/ou serviços que sejam necessários ou convenientes para a beneficiação do espaço escolar e/ou da sua forma de utilização ou destinados a melhorar os processos ensino-aprendizagem e do qual possa beneficiar ou vir a beneficiar toda a comunidade escolar.

Os documentos que foram elencados podem ser obtidos através dos vossos DT.

Contamos convosco e com a vossa participação ativa!

Sabe mais em

#opescolas #aeamc #orçamentoparticipativo #projetos