Celebração do Dia Internacional dos Museus

No dia 18 de maio comemorou-se o Dia Internacional dos Museus e um grupo de alunos de Educação Especial, acompanhados por professores, assinalou essa data, visitando dois museus bem diferentes na cidade de Guimarães, o Museu Alberto Sampaio e a Plataforma de Artes e Criatividade / Centro Internacional de Artes José Guimarães (CIAJG). Se através de um museu, procurávamos revisitar o passado, apreciar peças e artigos de valor histórico muito bem preservados, por outro lado, queríamos confrontá-lo com um olhar moderno, arrojado e contemporâneo desamarrado da história tal como o que nos proporcionou o CIAJG.

A par da visita a essas instituições, outras experiências marcantes acabam por surgir e revelar-se  importantes: o envolvimento dos alunos na sua preparação, orientação e planificação; o passeio a pé pela cidade apreciando a sua beleza; uma passagem pela feira para negociar uma lembrança; a confraternização e boa-disposição ao longo do percurso e um almoço para celebrar o convívio. Sem dúvida, para repetir.