Eco Parlamento | IVª Edição

Decorreu, ao longo da manhã de hoje, a primeira sessão parlamentar da quarta edição do Eco Parlamento, promovido pelo Laboratório da Paisagem, no âmbito do programa PEGADAS.
Estiveram representados 8 agrupamentos do nosso concelho, no qual estivemos, orgulhosamente presentes, pela primeira vez.

O Tomás da turma CERC4, da Escola Básica de Cerca do Paço, a Sofia do 5°B, a Filomena do 7°A e o José do 9°C assumiram o papel de deputados ambientais, apresentando em sede de parlamento, o nosso desafio ambiental “Natureza, a energia que nos transforma” (ODS7 – Energia limpa e acessível), de dotarmos todas as nossas escolas e edifícios públicos de painéis fotovoltaicos e assumirmos uma verdadeira política de sustentabilidade.

Momento da apresentação do nosso desafio ambiental

A apresentação e o debate das várias propostas trouxe momentos de enriquecimento pessoal, deixando cada um dos presentes, consciente de que “mais vale um grama de ação, do que uma tonelada de teoria”.

Há muito a fazer, mas este é o espírito que queremos ver nos nossos alunos, reconhecendo neles a força, a determinação e a missão de proteger e melhorar este mundo.

Parabéns a todos, em especial, ao nosso Eco-Agrupamento, o AEAMC.

Registo fotográfico

Artigo

As Nicolinas na EB Arqueólogo Mário Cardoso | 19 NOV 2018

Informam-se todos os elementos da comunidade educativa que, na próxima segunda-feira, dia 19 de novembro, entre as 10:20 e as 11:20, a Comissão de Festas Nicolinas virá à escola apresentar a história desta tradição estudantil, pelo que não haverá atividades letivas, durante este tempo.

Esta atividade, promovida pela Associação de Pais, decorrerá junto à entrada da escola, se estiver bom tempo, ou no pavilhão, se chover. Os Nicolinos solicitam que todos os elementos da comunidade educativa tragam vestida uma t-shirt ou camisola branca e que se façam acompanhar de caixas ou bombos, se tiverem.

Concurso “Bebedouros do Concelho de Guimarães”

Este concurso destina-se aos alunos do 3º Ciclo e é um desafio muito interessante. Vamos a isso! Atreve-te!

 

REGULAMENTO CONCURSO

 “Bebedouros do Concelho de Guimarães”

 

 Dinamizadores:

  • Grupo Disciplinar de Ciências Naturais (3º Ciclo)

Objetivo:

  • Assinalar o Dia Mundial da Água, sensibilizando os alunos para a preservação dos recursos hídricos.

Público-Alvo: alunos do 3.º ciclo de escolaridade.

Atividade a desenvolver:

  • Pretende-se que os alunos registem fotograficamente um bebedouro/fonte do concelho de Guimarães.
  • Afotografia deverá ser acompanhada pela seguinte informação: localização pormenorizada do local; a data do registo e a qualidade da água (se é potável ou não potável).

Apresentação dos trabalhos:

  • As fotografias devem ser originais (não podem ser imagens recolhidas da internet, nem fotocópias).
  • O trabalho pode ser realizado individualmente ou em grupo (2 ou 3 elementos).
  • O trabalho deverá ser enviado até ao dia 8 de Fevereiro, em ficheiro identificado com nome (primeiro e último), número e turma para o seguinte e´mail: cienciasnaturais3ciclo@aeamc.edu.pt
  • Os trabalhos pré – selecionados serão expostos entre os dias 18 e 22 de março, na espaço a definir.

Avaliação dos trabalhos:

  • Um júri, constituído pelo grupo disciplinar de Ciências Naturais, por um professor de Educação Visual ou Educação Tecnológica e por um elemento da equipa da Biblioteca.
  • A seleção das melhores fotografias terá por base os seguintes critérios:
  • Qualidade da fotografia.
  • Apresentação cuidada.

NOTA: Será atribuído prémio ao 1º Classificado. Os restantes alunos terão direito a um certificado de participação.

Informações importantes sobre o funcionamento da escola

No início de mais um ano letivo é sempre importante recordar alguns conselhos/normas de funcionamento da escola, para os alunos e para os Pais e Enc. de Educação:

  • O aluno deve andar sempre acompanhado do cartão de estudante e da caderneta escolar;
  • Deverá passar o cartão pelo terminal da portaria na entrada e na saída da escola;
  • O carregamento pecuniário do cartão é feito na Papelaria;
  • Em caso de perda, quer do cartão, quer da caderneta, o aluno terá de pagar a sua substituição (4 € e 1 € 40 respetivamente);
  • No caso de utilização dos transportes escolares, o aluno deve, ainda, fazer-se acompanhar do passe (a sua perda implica o pagamento de 5 €);
  • Horário da Reprografia/Papelaria: 08:30 – 16:30

Impressões: Sempre que o aluno necessite de imprimir algum trabalho, deve enviá-lo por mail para o endereço reprografia@aeamc.edu.pt), com o ficheiro devidamente identificado com o nome, ano e turma do aluno, e deverá levantá-lo, posteriormente, na Reprografia;

  • Horário da Secretaria: 09h:00m às 16h:00m
  • Horário do Bufete: 07h:45 às 11h:30m e das 13h:45m às 16h:30m
  • Horário do Refeitório: 12:00 – 14:00

O aluno deverá adquirir a senha da refeição, no KiosK da escola ou pela Página da Escola, até às 15h do dia anterior, utilizando o cartão da escola, no terminal que se encontra no átrio. A compra da senha no próprio dia (até às 10h30) implica o pagamento da multa (30 cêntimos);

Sempre que o aluno falte à refeição, sendo beneficiário do escalão A ou B, terá de pagar a refeição integralmente (1€46), só cumprido este procedimento, o aluno poderá usufruir da refeição seguinte.

  • Horário da Biblioteca: 08h:30m às 16h:30m;

 

Recomendações importantes aos encarregados de educação:

– Controlar a qualidade e quantidade de horas de sono dos seus educandos (retirar todos os aparelhos eletrónicos do quarto que propiciem distracções, pois as crianças e os jovens devem dormir pelo menos 9 horas);

– Verificar que o seu educando toma o pequeno-almoço, antes de vir para a escola;
– Acompanhar a vida escolar dos seus educandos, nomeadamente:
– Incentivando-os a relatar, em família, como correu o dia na escola;
– Questionando-os sobre as datas dos momentos da avaliação sumativa;
– Verificando se os trabalhos de casa já foram realizados;
– Conversando com eles sobre a importância da formação académica para o seu futuro profissional e pessoal;
– Dirigindo-se à escola, com frequência, na hora de atendimento do Diretor de Turma/Professor Titular de Turma/ Educadora, para obter informações sobre o aproveitamento/acompanhamento do seu educando.

A todos, os nossos desejos de um bom ano letivo.

Reuniões de Pais e Encarregados de Educação

Caros Pais e Encarregados de Educação,

As Reuniões de Pais e Encarregados de Educação dos alunos do 2º e 3º Ciclos realizam-se na Escola sede do Agrupamento, conforme a seguinte calendarização:

Dia 24 de setembro (segunda-feira) – 18h30 – 5º e 6º Anos

Dia 25 de setembro (terça-feira) – 18h30 – 7º e 8º Ano

Dia 26 de setembro (quarta-feira) – 18h30 – 9º Ano

 

Informações sobre Arranque do Ano Letivo 2018/2019

Informam-se os Pais e Encarregados de Educação que as reuniões de apresentação do Ano Letivo 2018/2019, se realizam conforme a seguinte calendarização:

No quadro seguinte poderão consultar a calendarização prevista para o arranque deste ano letivo, no nosso Agrupamento.

As turmas do CEF e do PROF realizam a sua apresentação no dia 14 de setembro, pelas 9h30.

Mais informamos que os alunos do 5.ºano poderão utilizar o transporte escolar. No dia da receção deverão trazer dinheiro para carregar o cartão magnético e, posteriormente, tirar a senha para o almoço de segunda-feira (dia 17). Os restantes alunos já estão habituados a este procedimento.

Neste mesmo dia, ser-lhes-á entregue o respetivo passe para o transporte escolar. Relembramos que os Pais e Encarregados de Educação devem preencher e assinar o novo modelo de requerimento deste recurso, nos nossos Serviços Administrativos.

Para qualquer esclarecimento adicional sobre este assunto, poderão contactar a Direção do Agrupamento.

Ver Circular Interna