No dia 14 de novembro assinalou-se o Dia Nacional do Terapeuta da Fala.
A Terapia da Fala é uma área que se dedica à prevenção, avaliação e intervenção na comunicação humana, linguagem e fala, bem como alterações relacionadas com as funções auditivas, leitura e escrita, motricidade orofacial (musculatura do pescoço e da face), respiração, alimentação (mastigação e deglutição), fluência e voz.
A identificação e acompanhamento precoces são fatores muito importantes para o sucesso escolar. Em contexto escolar o terapeuta está inserido numa equipa multidisciplinar – os Serviços Técnico Pedagógicos – e trabalha diretamente com pais/encarregados de educação, docentes e alunos.
Alguns sinais de alerta aos quais devemos estar atentos:
O contacto ocular é reduzido/ausente (afetando a forma como comunica com o outro);
- Tem dificuldade no relacionamento com outras crianças;
- Só os familiares conseguem compreender o que a criança diz;
- Não reage a sons do dia-a-dia ou quando chamam o seu nome;
- Não compreende o que lhe é dito;
- Usa um discurso sem coerência/desorganizado;
- Não consegue reproduzir histórias ilustradas ou pequenos acontecimentos;
- Não diz alguns sons (ter atenção à idade de aquisição);
- Troca sons/letras ao falar, ler e/ou escrever;
- Apresenta dificuldades na leitura e na escrita;
- Apresenta lacunas na compreensão leitora;
- Gagueja (repete muitas vezes o mesmo som/sílaba, bloqueia, hesita);
- Fica rouco ou sem voz com frequência;
- Respira predominantemente pela boca (o que compromete a atenção, por exemplo);
- Tem dificuldades na mastigação e/ou rejeita algum tipo de alimento.
Enquanto comunidade escolar devemos estar atentos e sinalizar prontamente os alunos que se enquadrem nas problemáticas referidas.
Bom trabalho a todos!
Patrícia Fernandes
(terapeuta da fala)