Dia Mundial da Diabetes

14 de novembro

Caros amigos,
O Projeto Educação para a Saúde da nossa escola pretende sensibilizar toda a comunidade educativa para a problemática da Diabetes e aumentar a literacia científica sobre esta doença.

Para isso, propomos várias atividades como a visualização de dois vídeos e dois quiz’s. Seguem, também, alguns factos sobre a Diabetes.

Vídeo 01 – A história da Francisca
Vídeo 02 – A história do Francisco

QUIZZ Diabetes
QUIZZ Diabetes e Alimentação

Alguns factos

O Dia Mundial da Diabetes comemora-se a 14 de novembro, data escolhida por assinalar o nascimento de Frederick Banting que, juntamente com Charles Best, descobriram a insulina em 1921.

O símbolo do círculo azul representa a unidade necessária da comunidade Global para responder à ameaça da pandemia de Diabetes.

O objetivo deste dia é chamar a atenção dos cidadãos e governantes para a problemática da Diabetes.

A Diabetes é a mais comum das doenças não transmissíveis com elevada prevalência e incidência crescente.

Atinge cerca de 415 milhões de pessoas em todo o mundo e continua a aumentar em todos os países, estimando-se que em 2040 haja um aumento para 642 milhões de pessoas atingidas pela doença.

Portugal posiciona-se entre os países europeus que registam uma das mais elevadas taxas de prevalência da Diabetes (cerca de 13,3% da população portuguesa, entre os 20 e os 79 anos).