No âmbito da Alimentação Saudável, e em articulação com o trabalho a desenvolver com a Enfermeira Escolar, os alunos da EB/S Arqueólogo Mário Cardoso, que usufruem de medidas adicionais de apoio à aprendizagem e inclusão, confecionaram uma sopa.
Os alunos pesquisaram e selecionaram uma receita e procederam, depois, à elaboração de um orçamento para a mesma.
No dia, de mãos lavadas, cabelos presos, aventais e sorrisos nos lábios, toda a gente ajudou.
O resultado foi um saborosíssimo e quente creme de espinafres, acompanhado por tostas, que nos aqueceu o estômago e o coração!
No passado dia 15 de janeiro, no âmbito da disciplina de Cidadania e Desenvolvimento, os alunos das turmas do 7º D, 7º E e do 9º C da nossa escola tiveram a oportunidade de assistir a uma palestra enriquecedora apresentada por Pamela Macedo, analista financeira da Casa dos Investimentos. O evento, que decorreu na sala do aluno da escola, abordou temas fundamentais sobre literacia financeira e a importância de uma gestão inteligente dos recursos económicos.
A especialista da Casa dos Investimentos apresentou conceitos-chave sobre poupança, investimento e planeamento financeiro, destacando a relevância destes temas para o futuro dos jovens. Através de exemplos práticos e interativos, os alunos puderam compreender melhor o impacto das suas decisões financeiras a longo prazo e a importância de começar a planear desde cedo.
A palestra despertou grande interesse e participação por parte dos alunos, que colocaram diversas questões sobre formas seguras de investimento, como e onde investir e estratégias para gerir um orçamento pessoal. A especialista reforçou a necessidade de informação e educação financeira como ferramentas essenciais para a construção de um futuro sólido e sustentável.
Este evento foi mais um passo importante na formação integral dos nossos alunos, capacitando-os com conhecimentos que serão valiosos tanto na sua vida académica como profissional.
A escola agradece à Casa dos Investimentos pela partilha de conhecimentos e pelo contributo na preparação dos nossos jovens para os desafios financeiros do futuro.
No dia 11 de janeiro celebrou-se o Dia Internacional do Obrigado.
A palavraobrigado significa “que se sente devedor por ter sido alvo de uma atenção, de uma gentileza ou de um favor; AGRADECIDO, GRATO; “obrigado” a retribuir esse favor a quem o fez”.
Com base nesta perspetiva, a equipa de STP – Serviços Técnico-Pedagógicos, em articulação com Oferta Complementar (OC), Cidadania e Desenvolvimento (CD), Educação Moral e Religiosa (EMR), Educação Visual e Tecnológica (EVT) e a Biblioteca Escolar (BE), organizou uma atividade para os alunos da EBS Arqueólogo Mário Cardoso.
Consistiu na exposição de um painel, no átrio da escola, onde os alunos, na disciplina de OC (entre os dias 13 e 17 de janeiro) escreveram a palavra OBRIGADO nas diversas línguas. Trabalharam assim, simultaneamente, a gratidão e as questões da diversidade cultural, uma vez que, no nosso agrupamento, existem alunos de diversas nacionalidades.
No âmbito da celebração do Dia Internacional da Esteticista (18 de janeiro), as turmas do Curso Técnico de Esteticista promoveram uma demonstração especial no átrio, aberta a toda a comunidade escolar. Esta iniciativa teve como objetivo dar visibilidade ao trabalho dos futuros profissionais da área, bem como, promover os diversos serviços e técnicas que o curso abrange, destacando a importância da estética no contexto atual.
A atividade contou com demonstrações ao vivo de tratamentos de pele e unhas de gel. Foi uma excelente oportunidade para que alunas, professores e funcionários pudessem conhecer, de perto, a versatilidade e o impacto positivo da estética no dia a dia das pessoas.
Num dia dedicado ao profissionalismo e à beleza, a atividade também contribuiu para sensibilizar a comunidade escolar sobre a relevância da estética, não apenas como área de trabalho, mas também como uma ferramenta para promover a autoestima e o bem-estar.
Os alunos do 5º ano da Escola Básica e Secundária Arqueólogo Mário Cardoso participaram, nos dias 7 e 8 de janeiro, numa oficina prática de modelação de um recipiente, segundo modelos e técnicas pré-históricas, com o intuito de abordar as primeiras sociedades agropastoris, a partir de uma das grandes inovações técnicas: a cerâmica.
Os alunos assistiram a uma parte introdutória, de carácter mais teórico, sobre a arqueologia. De seguida, contactaram com artefactos antigos genuínos e réplicas e, na parte final, construíram e decoraram um vaso, de acordo com as técnicas referentes à época histórica abordada, recordando, também, os conteúdos abordados na disciplina de Ciências Naturais sobre os minerais.
A Escola Básica e Secundária Arqueólogo Mário Cardoso realizou, com sucesso, a Sessão Escolar do Parlamento dos Jovens.
Durante a sessão, os deputados escolares debateram o tema da edição deste ano e aprovaram o Projeto de Recomendação Escolar, que incluiu as seguintes medidas:
Criação de uma disciplina opcional de Robótica em todas as escolas públicas, promovendo o desenvolvimento de competências digitais e tecnológicas essenciais para o futuro;
Criação de uma plataforma digital por parte da DGAE, para a divulgação de materiais de todas as disciplinas, permitindo que professores registados publiquem materiais e alunos matriculados os utilizem, facilitando o acesso a conteúdos pedagógicos;
Criação de uma plataforma intitulada “Álbum Digital Escolar”, que inclua álbuns digitais, com fotos e histórias dos alunos e eventos escolares, fortalecendo a memória e identidade da comunidade educativa.
Os representantes eleitos para a Sessão Distrital/Regional foram Margarida Maia Fernandes (9.º F), Afonso da Silva Freitas (9.º D) e João Benedito Fernandes e Costa (9.º E), que defenderão estas propostas na próxima fase.
Foi também eleita Maria Bela (9.º E) como candidata à presidência da mesa da Sessão Distrital/Regional.
O tema sugerido pela escola para a próxima edição foi Diversidade Cultural, refletindo a relevância de promover uma sociedade inclusiva e aberta à diversidade.
Os professores envolvidos agradecem o empenho dos alunos e destacam a importância de iniciativas como o Parlamento dos Jovens para formar cidadãos conscientes e preparados para os desafios do futuro.
Parabéns a todos os participantes e eleitos!
A escola demonstrou, mais uma vez, a força da democracia jovem em ação.
Decorreu na Escola Básica e Secundária Arqueólogo Mário Cardoso a votação das listas candidatas ao Parlamento dos Jovens. Esta iniciativa, promovida pela Assembleia da República, tem como objetivo envolver os jovens no debate de temas atuais, fomentando a participação cívica e política desde cedo.
A votação contou com a participação de alunos de várias turmas, que tiveram a oportunidade de eleger os representantes que irão defender as suas ideias e propostas nas próximas fases do projeto. Este momento constituiu um verdadeiro exercício de cidadania ativa, preparando os jovens para desempenharem um papel consciente e responsável no futuro da sociedade.
Os resultados foram os seguintes:
Lista A: 4 votos Lista B: 92 votos Lista C: 59 votos Lista D: 74 votos Lista E: 157 votos Lista F: 84 votos
Estes números refletem o envolvimento dos alunos e a seriedade com que encararam esta iniciativa.
O Parlamento dos Jovens é uma oportunidade única para que os alunos aprendam, na prática, o valor da democracia, o respeito pelas opiniões divergentes e a importância da participação ativa na construção de um futuro melhor.
A organização agradece a todos os professores, alunos e colaboradores que tornaram este evento possível, reforçando que o espírito democrático vivido na escola é um reflexo daquilo que se pretende para a sociedade como um todo.
Os próximos passos incluem a preparação dos debates e a apresentação das propostas eleitas nas fases regionais. A Escola Básica e Secundária Arqueólogo Mário Cardoso orgulha-se de ser um espaço de aprendizagem que promove não apenas o conhecimento, mas também os valores essenciais para a formação de cidadãos conscientes e participativos.
Parabéns a todos os envolvidos!
O futuro da democracia começa aqui, na dedicação de cada jovem que se propõe a fazer a diferença.