Sessões | “Aproximações abusivas”

O Serviço Social dinamizou, nas turmas do 3º ano do Agrupamento, uma ação com o tema “Aproximações abusivas”. Nesta sessão foram abordados os perigos a que as crianças estão expostas, bem como as emoções que os deixam alerta, o que é considerado um segredo que deve ser guardado ou que deve ser contado e foram apresentadas estratégias de como devem (re)agir perante situações de perigo.

Foram realizadas atividades, com situações em que os alunos identificavam os comportamentos com perigo sem perigo com a finalidade de prevenção dos maus tratos. Os alunos demonstraram entusiasmo e  participaram ativamente nos diferentes desafios que lhes foram lançados ao longo das sessões.

Orçamento Participativo Escolas | EB Corvite

No âmbito do Orçamento Participativo Escolas 24/25 (OPESCOLAS), as crianças e alunos reuniram-se em Assembleia de Escola. Foi apresentada e discutida a única proposta a concurso no nosso Agrupamento de Escolas: “Espaços exteriores,  espaços educadores”.

De seguida, procedeu-se à respetiva votação.

Foi um momento de aprendizagem cívica (Cidadania e Desenvolvimento).

“Cinanima vai às escolas 2024”

As nossas Bibliotecas foram a porta de entrada para verdadeiras aventuras animadas! Com o CINANIMA, os nossos alunos não foram apenas espetadores, mas também críticos e criadores. Ao escreverem textos de opinião, ilustrarem os seus filmes favoritos e participarem de debates, demonstraram um profundo entendimento e apreciação pela arte da animação. Todos os ciclos de ensino do nosso Agrupamento participaram de forma a melhorar a literacia fílmica através da curadoria de sete programas de filmes que foram exibidos nas escolas.

Bebras – Castor Informático

No passado mês de novembro, os formandos do 12º ano do Curso Profissional de Técnico de
Instalações Elétricas do AEAMC participaram, on-line, na sexta edição do desafio “Bebras – Castor Informático”, numa atividade de articulação entre a Componente Técnica de Eletricidade e Matemática.

Bebras é uma iniciativa mundial que promove o pensamento computacional, através de uma
prova de 45 minutos. É organizado pelo Departamento de Ciência de Computadores da
Faculdade de Ciências da Universidade do Porto, juntamente com o Tree Tree 2, organização
sem fins lucrativos que pretende cumprir o potencial criativo e intelectual dos jovens, e conta com o apoio da Deloitte e da Fundação Calouste Gulbenkian.

Todos os formandos participaram, com entusiasmo, na prova on-line desta competição.
Parabéns aos participantes!

Desporto Escolar – I Torneio de Atletismo de Pavilhão

No passado dia 30 de novembro, realizou-se o I Torneio de Atletismo de Pavilhão, na Escola Secundária de Vizela, para os escalões de Infantis.

A nossa escola esteve presente com 8 alunos: 

  • Luana Silva (6ºB)
  • Núria Silva  (6ºB)
  • Ana Miguel Cardoso (6ºB)
  • Leandro Freita (6ºE)
  • Duarte Ferreira (7ºD)
  • Francisca Teixeira (7ºE).

Com a função de juiz/árbitro, Fátima Silva e Inês Pinheiro, do 11º Ano do Curso Profissional de Esteticista.

Destaque para o 1º lugar alcançado pelos nossos alunos na estafeta mista.

Foi uma manhã muito divertida e lúdica.

Boas corridas!

Dia Internacional da Pessoa com Deficiência | EB de Deserto

Uma Escola de Todos e Para Todos, assim se identifica a nossa escola (Agrupamento). Para assinalar o Dia Internacional da Pessoa com Deficiência, foram realizadas diversas atividades, de modo a sensibilizar toda a comunidade para a diversidade. Para tal, foi colocado na entrada do edifício o “Estendal da Diferença”, onde cada criança/ aluno pendurou a sua meia.

Nas salas de aula, foram promovidas várias atividades: palestras, visualização de vídeos, pintura, jogo do “Quem é quem?” e percurso de itinerários com os olhos vendados.
A “Inclusão começa no teu coração”, foi a mensagem que pretendemos passar para um mundo mais acessível e equitativo!

Visita de estudo ao Porto

No dia 20 de novembro de 2024, nós, alunos do 9º ano do AEAMC, vivemos uma experiência única, ao viajar para o Porto. Visitámos o Museu do Conflito no Palácio/ Tribunal da Relação, construção da época do Estado Novo (1961) e o Centro Português da Fotografia.

No Museu do Conflito, com o auxílio de uma guia, pudemos compreender a importância da justiça na evolução da história.Vimos várias pinturas históricas e religiosas que se relacionavam com a justiça noutras civilizações. Aprendemos como ocorrem os processos em tribunal e como trabalha o desembargador (juiz da relação), ouvimos explicações acerca dos diversos tribunais no país e qual a sua importância/classificação. Relacionando com a matéria de História que aprendemos na escola, consolidámos a separação de poderes na república, aprofundando o poder judicial, que é bastante complexo.

Nas imagens, é possível observar a estátua representativa da justiça e símbolos como a balança e a espada. Na outra imagem, verificamos uma vista geral do salão nobre, onde ocorrem os julgamentos.

Já no Centro da Fotografia, não houve um guia, o que dificultou a perceção da exposição e a sua sequência lógica. Porém, este museu também foi muito interessante, pois possibilitou a compreensão da evolução dos aparelhos fotográficos e relacionar com a época em que foram criados.Nesse espaço estava ainda uma exposição fotográfica que destaca a importância da preservação da memória e do património, neste caso relativa ao 25 de Abril, intitulada “MIRAGAIA 1975 – VIDA E LUTA NO PÓS 25 DE ABRIL” de Humphry Trevelyan. Por fim, e ainda no Centro Português de Fotografia (antiga cadeia), e durante o circuito na cidade, pudemos observar a arquitetura tradicional de alguns dos edifícios do Porto.
Da parte da manhã, assistimos a um filme francês, no âmbito dos 25 anos da Festa do Cinema Francês, no Teatro Rivoli.
Apesar da chuva, o dia foi muito bem passado e aliou-se o útil ao agradável, em momentos de boa disposição.
O Clube dos Jornalistas agradece a partilha a todos, em especial ao Afonso Freitas e ao Martim Alves, do 9º D, pelo registo fotográfico.

De pequenino se faz um Nicolino | EB de Deserto

Dando continuidade às atividades promotoras das tradições Nicolinas, no dia 29 de novembro, dia em que têm início as festividades em honra de São Nicolau, assinalou-se a data com os alunos trajados a rigor, vestindo o habitual traje de trabalho da Comissão Nicolina (com direito a lenço e mitra) e desfilando pela escola ao som do toque do Pinheiro.

Pequenos passos para que se possa cumprir a “profecia”:  “enquanto houver Mundo há-de soar o grito nicolino“!