O Serviço Social dinamizou, nas turmas do 3º ano do Agrupamento, uma ação com o tema “Aproximações abusivas”. Nesta sessão foram abordados os perigos a que as crianças estão expostas, bem como as emoções que os deixam alerta, o que é considerado um segredo que deve ser guardado ou que deve ser contado e foram apresentadas estratégias de como devem (re)agir perante situações de perigo.
Foram realizadas atividades, com situações em que os alunos identificavam os comportamentos com perigo e sem perigo com a finalidade de prevenção dos maus tratos. Os alunos demonstraram entusiasmo e participaram ativamente nos diferentes desafios que lhes foram lançados ao longo das sessões.
No âmbito do Orçamento Participativo Escolas 24/25 (OPESCOLAS), as crianças e alunos reuniram-se em Assembleia de Escola. Foi apresentada e discutida a única proposta a concurso no nosso Agrupamento de Escolas: “Espaços exteriores, espaços educadores”.
De seguida, procedeu-se à respetiva votação.
Foi um momento de aprendizagem cívica (Cidadania e Desenvolvimento).
As nossas Bibliotecas foram a porta de entrada para verdadeiras aventuras animadas! Com o CINANIMA, os nossos alunos não foram apenas espetadores, mas também críticos e criadores. Ao escreverem textos de opinião, ilustrarem os seus filmes favoritos e participarem de debates, demonstraram um profundo entendimento e apreciação pela arte da animação. Todos os ciclos de ensino do nosso Agrupamento participaram de forma a melhorar a literacia fílmica através da curadoria de sete programas de filmes que foram exibidos nas escolas.
No passado mês de novembro, os formandos do 12º ano do Curso Profissional de Técnico de Instalações Elétricas do AEAMC participaram, on-line, na sexta edição do desafio “Bebras – Castor Informático”, numa atividade de articulação entre a Componente Técnica de Eletricidade e Matemática.
O Bebras é uma iniciativa mundial que promove o pensamento computacional, através de uma prova de 45 minutos. É organizado pelo Departamento de Ciência de Computadores da Faculdade de Ciências da Universidade do Porto, juntamente com o Tree Tree 2, organização sem fins lucrativos que pretende cumprir o potencial criativo e intelectual dos jovens, e conta com o apoio da Deloitte e da Fundação Calouste Gulbenkian.
Todos os formandos participaram, com entusiasmo, na prova on-line desta competição. Parabéns aos participantes!
Uma Escola de Todos e Para Todos, assim se identifica a nossa escola (Agrupamento). Para assinalar o Dia Internacional da Pessoa com Deficiência, foram realizadas diversas atividades, de modo a sensibilizar toda a comunidade para a diversidade. Para tal, foi colocado na entrada do edifício o “Estendal da Diferença”, onde cada criança/ aluno pendurou a sua meia.
Nas salas de aula, foram promovidas várias atividades: palestras, visualização de vídeos, pintura, jogo do “Quem é quem?” e percurso de itinerários com os olhos vendados. A “Inclusão começa no teu coração”, foi a mensagem que pretendemos passar para um mundo mais acessível e equitativo!
No dia 20 de novembro de 2024, nós, alunos do 9º ano do AEAMC, vivemos uma experiência única, ao viajar para o Porto. Visitámos o Museu do Conflito no Palácio/ Tribunal da Relação, construção da época do Estado Novo (1961) e o Centro Português da Fotografia.
No Museu do Conflito, com o auxílio de uma guia, pudemos compreender a importância da justiça na evolução da história.Vimos várias pinturas históricas e religiosas que se relacionavam com a justiça noutras civilizações. Aprendemos como ocorrem os processos em tribunal e como trabalha o desembargador (juiz da relação), ouvimos explicações acerca dos diversos tribunais no país e qual a sua importância/classificação. Relacionando com a matéria de História que aprendemos na escola, consolidámos a separação de poderes na república, aprofundando o poder judicial, que é bastante complexo.
Nas imagens, é possível observar a estátua representativa da justiça e símbolos como a balança e a espada. Na outra imagem, verificamos uma vista geral do salão nobre, onde ocorrem os julgamentos.
Já no Centro da Fotografia, não houve um guia, o que dificultou a perceção da exposição e a sua sequência lógica. Porém, este museu também foi muito interessante, pois possibilitou a compreensão da evolução dos aparelhos fotográficos e relacionar com a época em que foram criados.Nesse espaço estava ainda uma exposição fotográfica que destaca a importância da preservação da memória e do património, neste caso relativa ao 25 de Abril, intitulada “MIRAGAIA 1975 – VIDA E LUTA NO PÓS 25 DE ABRIL” de Humphry Trevelyan. Por fim, e ainda no Centro Português de Fotografia (antiga cadeia), e durante o circuito na cidade, pudemos observar a arquitetura tradicional de alguns dos edifícios do Porto. Da parte da manhã, assistimos a um filme francês, no âmbito dos 25 anos da Festa do Cinema Francês, no Teatro Rivoli. Apesar da chuva, o dia foi muito bem passado e aliou-se o útil ao agradável, em momentos de boa disposição. O Clube dos Jornalistas agradece a partilha a todos, em especial ao Afonso Freitas e ao Martim Alves, do 9º D, pelo registo fotográfico.
Dando continuidade às atividades promotoras das tradições Nicolinas, no dia 29 de novembro, dia em que têm início as festividades em honra de São Nicolau, assinalou-se a data com os alunos trajados a rigor, vestindo o habitual traje de trabalho da Comissão Nicolina (com direito a lenço e mitra) e desfilando pela escola ao som do toque do Pinheiro.
Pequenos passos para que se possa cumprir a “profecia”: “enquanto houver Mundo há-de soar o grito nicolino“!