Plano de Ação para a Leitura (PAL)- Biblioteca Escolar

A turma do 6.º A tem-se dedicado com entusiasmo a este projeto, o qual tem, como objetivo, promover as competências e o prazer da leitura. Através de atividades envolventes, os alunos estão a adquirir conhecimentos valiosos, estimulando a imaginação e a desenvolver o hábito de ler, contar e ouvir histórias.

Este é um espaço de crescimento e descoberta, onde todos podem compartilhar as suas impressões sobre as obras que requisitaram na Biblioteca e leram. O grupo enriquece-se mutuamente, trocando experiências que tornam a leitura ainda mais especial.

Estamos animados em anunciar que, nas aulas de Português deu-se início ao Clube de Leitura, nesta turma! Outras turmas, dos diferentes Ciclos, farão parte desta jornada literária.

Restauração da Independência

Neste ano, o dia 1º de Dezembro, Dia da Restauração da Independência, foi comemorado (no dia 2) com um curto momento evocativo da revolução, ocorrida nesse dia em 1640, a qual pôs fim a 60 anos de domínio filipino.

As turmas do 8ºA e do 8ºB simularam esse grito de libertação no átrio da escola, procurando apanhar de surpresa os alunos que por ali se encontravam durante o intervalo maior da manha:

Liberdade, Liberdade!“, ouviu-se bem alto. E os vivas a Portugal também ecoaram!


Corta-Mato Escolar 2024

Aproxima-se, em passos largos, mais uma edição do Corta-Mato Escolar, na fase de escola. Será já no dia 16 de dezembro, pelas 10h25. Contamos com a tua inscrição, junto do teu professor de Educação Física.

Árvore Trilíngue

Árvore Trilíngue é uma atividade multilíngue, com o suporte das disciplinas que compõem o Departamento de Línguas da EBS Arqueólogo Mário Cardoso, a saber, as línguas portuguesa, inglesa e francesa, levada a cabo em articulação com Educação Visual.

Nas aulas, devidamente supervisionados, os alunos desenharam, pintaram, colaram, picotaram, recortaram, agrafaram, escreveram, dando asas à criatividade e imaginação de cada um, sobre o significado do Natal.

Deixamos aqui o resultado final para que possam deliciar-se com a sua beleza, cor e variedade.
O átrio da escola sede está lindíssimo! Visitem-nos!

Obrigado a todos os artistas!

FELIZ NATAL! MERRY CHRISTMAS! JOYEUX NOEL!

Selo Escola Amiga da Criança

O Agrupamento de Escolas Arqueólogo Mário Cardoso, em Ponte, foi novamente reconhecido com o Selo Escola Amiga da Criança (7ª edição) com os seguintes projetos:

  • EB Ponte: Brinca e lê ; Mindfulness.
  • EB Cerca do Paço: Brinca e lê; Mindfulness.
  • EB Sande Vila Nova: Mindfulness.
  • EB Deserto: Brinca e lê; Mindfulness.
  • EB Corvite: Brinca e lê; Mindfulness; Liga-te ao próximo – uso saudável das tecnologias.
  • EBS Arqueólogo Mário Cardoso:  Assembleia de Transformadores Sociais; Bem-estar para ensinar, ensinar o bem-estar ; Caça ao Tesouro da Diferença.   

Estão todos de parabéns!

De novo, o Cinema Francês. Agora, visto pelos alunos

No dia 20 de novembro, no âmbito dos 25 anos da Festa do Cinema Francês, as turmas de 9º ano do AEAMC, de Ponte, assistiram a uma sessão escolar de cinema francês, no Teatro Rivoli, no Porto.

O filme em exibição foi “Les Petites Victoires“, uma comédia francesa comovente e inspiradora.

Qual a opinião dos nossos cinéfilos?

“Gostei do filme, pois ensina que, não importa a idade que temos, sempre podemos aprender e
devemos ajudar-nos uns aos outros. É um filme divertido e, ao mesmo tempo, ganhamos conhecimentos.”

“Eu gostei muito do filme, era engraçado e interessante, deu para aprender novo vocabulário
francês, e descontrair.”

“Eu acho que o filme foi muito interessante e que um dos lemas do filme é: nunca é tarde para
aprender.”

“A história é emocionante e faz-nos refletir sobre como pequenos gestos e vitórias no quotidiano podem transformar a vida de uma pessoa. Gostei bastante do filme, que também aborda a inclusão, o que acho importante.”

“A mistura de humor com “assuntos sérios” que o filme oferece deixa tudo mais interessante. Para mim, o filme retrata a realidade e a atualidade de muitas pessoas que não tiveram a oportunidade de aprender a ler e a escrever e que, depois de adultos, tentam aprender. Muito bom!”

“Este filme “Pequenas Grandes Vitórias” está nos meus filmes favoritos; é verdade que também não vejo muitos filmes, mas mesmo assim gostei muito. (…) Também aproveitei para falar sobre o filme com os meus colegas, para trocarmos algumas opiniões (que até foram positivas).”

“Acho que esta atividade deveria continuar a fazer-se no 9ºano porque,  além de nos divertirmos com a comédia, também aprendemos palavras novas em francês e treinamos o ouvido para a oralidade.”

“Eu gostei bastante do filme. Mesmo com as mais pequenas vitórias, acabamos por vencer e ficar orgulhosos de nós mesmos. Também retratou que nunca devemos desistir do nosso objetivo e possibilitou uma maior aprendizagem da língua francesa. Recomendo este filme a muita gente que queira aprender.”

“O filme é sensível ao mostrar as pequenas vitórias do dia a dia, aquelas conquistas que muitas vezes passam despercebidas, mas que têm um impacto enorme na vida das pessoas, nos mais velhos e mais novos.”

“Gostei muito pois nunca tinha visto um filme deste género e, se não fosse por causa da escola, se calhar eu nunca teria ido ao cinema, ao Porto.”

“O filme “Pequenas Grandes Vitórias” foi um ótimo filme.  Na minha opinião, destacou-se Alice, pela sua capacidade de lidar com os problemas e conseguir resolvê-los. No entanto, acho que o final não foi o que as pessoas esperavam, pois também pensei que ia ser (mais) surpreendente.”

“Achei interessante ser uma mulher a resolver boa parte das coisas na cidade. Vou recomendar a familiares, pois o filme era muito bom.”

“Gostei muito do filme e vou recomendá-lo aos meus amigos franceses.”

“Achei o filme muito engraçado e ao mesmo tempo com grandes lições para a vida. Gostei
muito do local, pois era acolhedor.”

“Achei esta atividade muito importante, não só para a aprendizagem, mas também para os
adolescentes saberem estar em lugares públicos. No próximo ano letivo, as turmas
de 9°ano deveriam ter esta experiência.”

“A personagem principal é bastante batalhadora, tendo dois trabalhos e fazendo de tudo para a escola não ser fechada e para a aldeia voltar a ser como era antes. Isso é uma lição de vida.”

Obrigado ao 9ºA, 9ºB, 9ºC, 9ºD, 9ºE e 9ºF, pelos vossos testemunhos.

Bons filmes!

Dia Internacional da Pessoa com Deficiência

Para assinalar o Dia Internacional da Pessoa com Deficiência, marcado no calendário no dia 3 de dezembro, os alunos do AEAMC, de Ponte, foram convidados a pendurar  uma meia nos estendais “Meias Iguais, Meias Diferentes“. 

As meias, distintas entre si, pretendem reforçar simbolicamente o sentimento de que as semelhanças unem-nos, tal qual as diferenças nos completam. A atividade foi enriquecida com jogos promotores de um ambiente inclusivo, palestras e atividades plásticas, entre outros. 

A adesão foi muito satisfatória, preparando o mote da época natalícia que se avizinha!

Obrigado a todos!

CSI – Cientistas Sob Investigação

A atividade CSI – Cientistas Sob Investigação, foi realizada em articulação com o Clube de Ciência Viva na Escola. 

Os alunos dos diferentes anos do 3º ciclo e secundário (profissional) realizaram trabalhos de pesquisa sobre alguns cientistas famosos nas áreas curriculares das disciplinas que integram o departamento. O objetivo desta atividade, desenvolvida para a comemoração do Dia Nacional da Cultura Científica, centrou-se em promover e comemorar a importância da ciência ao longo dos tempos, através da apresentação à comunidade educativa do trabalho de alguns dos mais famosos cientistas nas áreas da Biologia, Geologia, Física, Química, Matemática e Eletricidade. O resultado do trabalho de pesquisa foi alvo de uma exposição, onde se pode comprovar,  pela qualidade dos trabalhos apresentados, o investimento, o interesse e a criatividade dos alunos.

Parabéns a todos!