SPO

SERVIÇO DE PSICOLOGIA E ORIENTAÇÃO

1. FUNCIONAMENTO DO SPO

O Serviço dispõe de uma Psicóloga Escolar – Ana Paula Monteiro (25h).

Desenvolve o seu trabalho com base em atribuições e competências legais, adaptadas ao contexto escolar específico e de acordo com uma planificação que integra o Plano Anual de Atividades do Agrupamento.

1.1 LOCALIZAÇÃO 

Este serviço dispõe de um gabinete de atendimento, em frente à sala 15.

1.2 QUEM PODE ACEDER A ESTE SERVIÇO, E COMO?

  • Alunos do agrupamento;
  • Pais/Encarregados de Educação;
  • Educadores/Professores Titulares de Turma/Diretores de Turma e pessoal não docente;
  • Outros profissionais que trabalhem em articulação com a escola.
  • Todos os interessados devem preferencialmente efectuar marcação prévia, dirigindo-se para esse efeito às instalações do Serviço de Psicologia, pessoalmente, através do telefone da escola 253479790, do contacto do SPO 91 318 75 45 ou do Email – anamonteiro@aeamc.edu.pt

O Pedido de Consulta Psicológica Individual pode ser feito:

– pelo aluno, mediante contacto direto com a psicóloga; 

– pelo Conselho de Turma, através do Diretor de Turma (2º e 3ºciclo), Professor Titular de Turma (1º ciclo), e Educadores (Educação Pré-Escolar), Pais/Encarregados de Educação; através de um modelo de ficha de encaminhamento. Deverão ser anexados todos os documentos que contribuam para a clarificação da situação do aluno. Este modelo deve ser entregue na Direção Executiva, datado e assinado.

2. O QUE É O SPO

O Serviço de Psicologia e Orientação (SPO) é uma estrutura especializada de apoio e de orientação educativa, com autonomia técnica e dever de confidencialidade. 

3. DOMÍNIOS DE INTERVENÇÃO

O Serviço de Psicologia e Orientação em articulação com as restantes estruturas de orientação educativa visa promover a existência de condições que assegurem a plena integração escolar dos alunos, contribuindo para um adequado desenvolvimento integral da sua personalidade. 

No contexto das atribuições genéricas definidas pelo Decreto-Lei 300/97 de 31 de Outubro o Serviço de Psicologia e Orientação do Agrupamento desenvolve a sua atuação a três níveis:

3.1 DESENVOLVIMENTO DE AÇÕES DE ORIENTAÇÃO ESCOLAR E PROFISSIONAL

As ações desenvolvidas pelo SPO no âmbito da Orientação Escolar e Profissional têm como objetivo apoiar os alunos na construção do seu projeto de vida e nas escolhas nele envolvidas, promovendo o autoconhecimento ao nível das características pessoais, valores, interesses e capacidades e a informação sobre os diferentes percursos formativos, bem como os vários referenciais de emprego e profissões. As atividades desenvolvidas destinam-se prioritariamente aos alunos de 9º ano, Curso de Educação e Formação e Curso Profissional, no entanto, são também acompanhados todos os alunos que, independentemente do ano que frequentam, necessitam de apoio relativo às suas escolhas vocacionais. 

3.1.1 Atividades desenvolvidas

  1. a) Programa de orientação vocacional em sessões de grupo
  2. b) Sessões com os alunos do ensino Secundário
  3. c) Reunião geral com os pais e encarregados de educação no início do 2.º período;
  4. d) Informações e diligências sobre as matrículas;
  5. e) Preparação para as entrevistas de seleção;
  6. f) Sessões individuais e grupais de esclarecimento com os alunos, no final de ano;
  7. g) Visitas de estudo: Escolas Secundárias (Escola Secundária das Taipas, Escola Secundária Francisco de Holanda, Escola Secundária Martins Sarmento);
  8. h) Feiras de Profissões, na Escola Básica Arqueólogo Mário Cardoso, com a presença de Escolas Secundárias e Profissionais;
  9. i) Participação nas Mostras das Escolas  para divulgação do Curso Profissional de Eletricidade;
  10. j)  Apoio à elaboração de turmas de percursos alternativos: sinalização, avaliação e elaboração de relatórios para os cursos CEF;
  11. k) Promoção de workshops, dinamização de atividades na biblioteca escolar;
  12. l) Entre outras.

3.2 APOIO PSICOLÓGICO E PSICOPEDAGÓGICO

Esta atividade pretende dar resposta a uma diversidade de situações sinalizadas pelos diversos membros da comunidade educativa e que se constituem como alvo de uma possível consultadoria. Cabe ao Serviço de Psicologia e Orientação a intervenção de cariz psicopedagógico, que engloba a consultadoria a pais e encarregados de educação tendo por base o conhecimento do funcionamento do aluno.

Os principais objetivos desta intervenção centram-se:

– na promoção do desenvolvimento psicossocial, integração escolar e sucesso educativo dos alunos;

– na concetualização das situações problemáticas sinalizadas através da recolha de informação junto dos professores, pais e alunos;

– desenvolvimento de estratégias interventivas adequadas à resolução do(s) problema(s);

– apoio e envolvimento dos agentes educativos (docentes, pais, funcionários) na definição e implementação de estratégias de intervenção.

É de salientar que esta intervenção visa atuar em todos os fatores que influenciam direta e indiretamente os resultados escolares dos alunos, daí a necessidade de intervenção articulada com, por exemplo, técnicos de saúde.

Podem ainda consultar o HORARIO do SPO e as atividades desenvolvidas através de https://www.facebook.com/aeamcardoso/.