SERVIÇO DE PSICOLOGIA E ORIENTAÇÃO
1. FUNCIONAMENTO DO SPO
O Serviço dispõe de uma Psicóloga Escolar – Ana Paula Monteiro (25h).
Desenvolve o seu trabalho com base em atribuições e competências legais, adaptadas ao contexto escolar específico e de acordo com uma planificação que integra o Plano Anual de Atividades do Agrupamento.
1.1 LOCALIZAÇÃO
Este serviço dispõe de um gabinete de atendimento, em frente à sala 15.
1.2 QUEM PODE ACEDER A ESTE SERVIÇO, E COMO?
- Alunos do agrupamento;
- Pais/Encarregados de Educação;
- Educadores/Professores Titulares de Turma/Diretores de Turma e pessoal não docente;
- Outros profissionais que trabalhem em articulação com a escola.
- Todos os interessados devem preferencialmente efectuar marcação prévia, dirigindo-se para esse efeito às instalações do Serviço de Psicologia, pessoalmente, através do telefone da escola 253479790, do contacto do SPO 91 318 75 45 ou do Email – anamonteiro@aeamc.edu.pt
O Pedido de Consulta Psicológica Individual pode ser feito:
– pelo aluno, mediante contacto direto com a psicóloga;
– pelo Conselho de Turma, através do Diretor de Turma (2º e 3ºciclo), Professor Titular de Turma (1º ciclo), e Educadores (Educação Pré-Escolar), Pais/Encarregados de Educação; através de um modelo de ficha de encaminhamento. Deverão ser anexados todos os documentos que contribuam para a clarificação da situação do aluno. Este modelo deve ser entregue na Direção Executiva, datado e assinado.
2. O QUE É O SPO
O Serviço de Psicologia e Orientação (SPO) é uma estrutura especializada de apoio e de orientação educativa, com autonomia técnica e dever de confidencialidade.
3. DOMÍNIOS DE INTERVENÇÃO
O Serviço de Psicologia e Orientação em articulação com as restantes estruturas de orientação educativa visa promover a existência de condições que assegurem a plena integração escolar dos alunos, contribuindo para um adequado desenvolvimento integral da sua personalidade.
No contexto das atribuições genéricas definidas pelo Decreto-Lei 300/97 de 31 de Outubro o Serviço de Psicologia e Orientação do Agrupamento desenvolve a sua atuação a três níveis:
3.1 DESENVOLVIMENTO DE AÇÕES DE ORIENTAÇÃO ESCOLAR E PROFISSIONAL
As ações desenvolvidas pelo SPO no âmbito da Orientação Escolar e Profissional têm como objetivo apoiar os alunos na construção do seu projeto de vida e nas escolhas nele envolvidas, promovendo o autoconhecimento ao nível das características pessoais, valores, interesses e capacidades e a informação sobre os diferentes percursos formativos, bem como os vários referenciais de emprego e profissões. As atividades desenvolvidas destinam-se prioritariamente aos alunos de 9º ano, Curso de Educação e Formação e Curso Profissional, no entanto, são também acompanhados todos os alunos que, independentemente do ano que frequentam, necessitam de apoio relativo às suas escolhas vocacionais.
3.1.1 Atividades desenvolvidas
- a) Programa de orientação vocacional em sessões de grupo
- b) Sessões com os alunos do ensino Secundário
- c) Reunião geral com os pais e encarregados de educação no início do 2.º período;
- d) Informações e diligências sobre as matrículas;
- e) Preparação para as entrevistas de seleção;
- f) Sessões individuais e grupais de esclarecimento com os alunos, no final de ano;
- g) Visitas de estudo: Escolas Secundárias (Escola Secundária das Taipas, Escola Secundária Francisco de Holanda, Escola Secundária Martins Sarmento);
- h) Feiras de Profissões, na Escola Básica Arqueólogo Mário Cardoso, com a presença de Escolas Secundárias e Profissionais;
- i) Participação nas Mostras das Escolas para divulgação do Curso Profissional de Eletricidade;
- j) Apoio à elaboração de turmas de percursos alternativos: sinalização, avaliação e elaboração de relatórios para os cursos CEF;
- k) Promoção de workshops, dinamização de atividades na biblioteca escolar;
- l) Entre outras.
3.2 APOIO PSICOLÓGICO E PSICOPEDAGÓGICO
Esta atividade pretende dar resposta a uma diversidade de situações sinalizadas pelos diversos membros da comunidade educativa e que se constituem como alvo de uma possível consultadoria. Cabe ao Serviço de Psicologia e Orientação a intervenção de cariz psicopedagógico, que engloba a consultadoria a pais e encarregados de educação tendo por base o conhecimento do funcionamento do aluno.
Os principais objetivos desta intervenção centram-se:
– na promoção do desenvolvimento psicossocial, integração escolar e sucesso educativo dos alunos;
– na concetualização das situações problemáticas sinalizadas através da recolha de informação junto dos professores, pais e alunos;
– desenvolvimento de estratégias interventivas adequadas à resolução do(s) problema(s);
– apoio e envolvimento dos agentes educativos (docentes, pais, funcionários) na definição e implementação de estratégias de intervenção.
É de salientar que esta intervenção visa atuar em todos os fatores que influenciam direta e indiretamente os resultados escolares dos alunos, daí a necessidade de intervenção articulada com, por exemplo, técnicos de saúde.
Podem ainda consultar o HORARIO do SPO e as atividades desenvolvidas através de https://www.facebook.com/