“Falando de mulheres e não só”

Decorreu na passada terça feira, dia 20 de março, uma tertúlia para os alunos do nono ano, com uma convidada especial, a Dr.ª Maria Helena Villas-Boas e Alvim, intitulada “Falando de Mulheres e não só“.

Esta atividade, organizada pelo grupo de História e integrada na Semana da Leitura cujo tema é “Leituras no feminino“,  decorreu na Sala do aluno e prendeu a atenção dos presentes com a encantadora palestrante que, focando a sua apresentação em algumas Mulheres Famosas do século XX, apelou à necessidade de se tentar alcançar a Excelência em qualquer aspeto da vida.

Notas biográficas da convidada especial:

Dra. Mª Helena Villas-Boas e Alvim

  • Professora do ensino secundário e depois do Ensino Superior (aposentada), formada na área das Línguas e posterior formação em História.
  • Participante em vários congressos nacionais e internacionais.
  • Autora e estudiosa da Época Moderna e Contemporânea.
  • Interesse particular sobre História das Mulheres (transição do século XIX/XX)
  • Sócia fundadora da Associação Portuguesa de Investigação Histórica sobre as Mulheres

Autora de vários estudos e publicações sobre H. das Mulheres, como por exemplo “Em Busca da História das Mulheres” onde faz uma  primeira abordagem à história das mulheres portuguesas, através da análise de algumas obras publicadas entre os séculos XVI e XVIII. Outra obra diferente mas igualmente interessante foi a coautoria na obra “A Moda num Mundo Global” (de  Maria Helena Vilas-Boas e Alvim, Francisco Vitorino Martins, Isabel Cantista e Paula Rodrigues), pois sendo a moda um fenómeno global, este livro composto por 15 artigos (dos quais 5 artigos em português, 2 em espanhol e 8 em inglês), escritos por 24 autores, tem como objetivo ajudar à compreensão deste fenómeno nas suas variadas vertentes, numa perspetiva internacional.

Candidatura a Subsídios Escolares 2018/2019

Avisam-se todos os Encarregados de Educação dos alunos interessados em candidatar-se ao subsídio escolar, de que o prazo decorre no período de 13 de março a 31 de maio de 2018 e o respetivo impresso deverá ser entregue nos Serviços Administrativos com os documentos comprovativos da sua situação.

Informamos que os impressos para as crianças do Pré-escolar (renovações) e alunos do 1º Ciclo, se encontram disponíveis nas respetivas escolas.

Orçamento Participativo das Escolas | Propostas a votação

Depois do processo de apresentação de propostas para o Orçamento Participativo das Escolas 2018, segue-se a divulgação das mesmas. Os alunos do 3º Ciclo e Secundário devem consultar e tomar conhecimento do teor das mesmas e, no dia 22 de março, escolher a sua preferida, através do seu voto.

São, na totalidade, propostas de melhoria das condições físicas ou materiais da tua Escola.

Sê participativo e vota em consciência!