“Cada português gasta 350 euros por ano em alimentos que acabam no lixo, alerta Too Good To Go.
Dados da Eurostat indicam que Portugal é o quarto país da UE em desperdício alimentar. Cada português desperdiça 2,38 kg de alimentos por semana e gasta 3,4% do orçamento anual em alimentos que não come.”
23/09/2024, in Público
A equipa PES, no âmbito da comemoração do “Dia Mundial da Alimentação”, convidou o Movimento REFOOD, com o intuito de, através de sessões dinamizadas pelos seus voluntários, sensibilizar a comunidade educativa para a dualidade entre “excesso” e “necessidade”. Privilegiando a comunidade e uma economia circular, o objetivo deste movimento é reaproveitar, de forma a que a maioria do que é produzido não acabe no lixo, alcançando, assim, as famílias mais necessitadas, numa luta contra a fome.
O desperdício alimentar, cada vez mais, devido à melhoria das condições de vida, assola a nossa sociedade, porque deixamos de comprar, com comedimento, aquilo que é fulcral, desperdiçando bens fundamentais. Em contrapartida, há famílias que lutam para sobreviver, devido à falta de bens alimentares. É urgente colocar-nos no lugar do outro e vivenciar as suas dificuldades, de modo a compreender que, para que haja um equilíbrio social, o contributo é de todos. Dar e receber é um momento de alegria simultânea.
Este movimento contribui, todos os dias, para a concretização de mais de metade dos 17 ODS – Objetivos de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas.
A mudança passa pela consciencialização dos nossos jovens para o desperdício alimentar, essencialmente entre as famílias, nos restaurantes e na distribuição.
Durante as sessões dinamizadas pelo Movimento REFOOD, abordou-se a necessidade e a importância do voluntariado, para que esta missão perdure e abranja cada vez mais pessoas necessitadas. Por conseguinte, partilhamos com a comunidade escolar mais informação sobre o tema:
“Ser um voluntário REFOOD é atuar na comunidade com propósito. É investir o seu próprio tempo e energia ao serviço dos outros e causar um impacto real na sua própria comunidade.
Tudo pode começar com apenas 2h do seu tempo (semanal). Esse esforço garantirá apoio alimentar para cerca de 10 pessoas necessitadas na sua própria comunidade.”
Caso haja membros da comunidade escolar interessados nesta iniciativa, que funciona diariamente, em 3 turnos (manhã, tarde e noite), na Junta de Freguesia de Azurém, pedimos que contactem os elementos da organização.
A Equipa PES agradece toda a contribuição e a atenção dispensada porque, às vezes, um pequeno gesto torna o mundo muito melhor!