Visita de estudo a Lisboa

Cursos Profissionais do 10.º ano

A turma do 10.º ano dos Cursos Profissionais de Técnico de Instalações Elétricas e de Técnico de Esteticista participaram numa visita de estudo a Lisboa, nos dias 29 de fevereiro e 1 de março, acompanhados pelas docentes Manuela Solinho e Carina Rodrigues.

No primeiro dia, estiveram no Palácio da Ajuda, começando com uma visita guiada à Biblioteca da Ajuda e seguindo, depois, para o interior do Palácio. Tratou-se de um percurso inesquecível pelos interiores autênticos da casa dos reis de Portugal, culminando com uma viagem no elevador da rainha, só utilizado pelo Presidente da República, membros de famílias reais e outros dignatários.
De tarde, visitámos o Mosteiro dos Jerónimos, uma igreja histórica construída para comemorar a viagem de Vasco Da Gama, à Índia.
O primeiro dia terminou com a visita ao Museu da Eletricidade, que era um museu de outros tempos, pertencente à Fundação EDP, instalado na antiga Central Tejo. Está agora integrado no Museu da Arte, Arquitetura e Tecnologia (MAAT), com a designação de Circuito Central Elétrica. A Central Tejo foi uma central termoelétrica, propriedade das Companhias Reunidas de Gás e Eletricidade (CRGE), que abasteceu de eletricidade toda a região de Lisboa. A sua exposição permanente, designada como Circuito Central Elétrica, apresenta maquinaria original, em perfeito estado de conservação, através da qual se conta a história desta antiga fábrica, bem como a evolução da eletricidade até às energias renováveis.

Iniciámos o segundo dia com um passeio pedonal pela baixa da cidade, onde tivemos direito a uma explicação pelos agentes da autoridade de como proceder em caso de tsunami, pois decorria uma simulação na Praça do Comércio.
Na tarde do segundo dia, o grupo seguiu para Sintra, para visitar o fantástico Palácio da Pena e os seus jardins envolventes.

Ao longo destes dois dias, o interesse e a participação dos formandos foi notável, bem como, o convívio muito salutar entre pares e entre formandos e docentes, ficando desta forma, na memória dos aprendentes, como uma viagem extremamente agradável e memorável.

Pode ser uma imagem de 15 pessoas e a Catedral de Guadalajara