Visita de estudo do CAA

No passado dia 18 de maio, os professores de Educação Especial da EB 2,3/S AMC e os seus alunos que usufruem de medidas adicionais realizaram a sua visita de estudo anual, aproveitando a gratuitidade do Dia Internacional dos Museus. Envolvidos na definição do percurso, na consulta de horários e na tomada de decisões para visitar a comunidade exterior, a motivação estava assegurada.    Chegados a Guimarães via transportes públicos, foram visitar o Mercado Municipal, com uma breve e simples explicação dos benefícios dos produtos locais. Depois, “deram corda às sapatilhas” e rumaram ao Paço dos Duques, onde puderam apreciar a sua área envolvente, e ao Castelo de Guimarães, cujas muralhas estavam infelizmente interditas ao público, por motivos de obras. Depois de um lanchinho no Monte Latito, rumo ao teleférico para uma experiência aérea! Lá no alto da montanha da Penha, visitaram a igreja, exploraram o perímetro e desfrutaram das vistas.    Regresso à cidade para almoçar e apreciar um teatro de sombras no Museu Alberto Sampaio: a Lenda de Santa Catarina e a origem do nome do Monte da Penha… Estava escurinho e houve dúvidas quanto à sonoplastia: seria o exército a atacar ou alguém a ressonar? Seguiu-se uma visita aos dois andares do fantástico Museu e, finalmente, a caminhada até à Casa da Memória, onde se pôde apreciar o espólio geográfico, arquitetónico, linguístico, folclórico e cultural de Guimarães.   Após o geladinho da praxe, o regresso de autocarro à escola, já bem ao final da tardinha. Os objetivos de promoção da sua autonomia, conciliados com o bem-estar proporcionado, foram cumpridos e os nossos alunos deixaram-nos orgulhosos, com vários exemplos de demonstração de saber estar e civismo.