Entrevista a Jéssica Silva

Os alunos do 8.º ano colocaram-se na pele de jornalistas e redigiram entrevistas que gostariam de fazer a algumas personalidades da atualidade. És tão curioso como eles? Aqui vai uma entrevista para ficares a conhecer melhor a Jéssica Silva.

Uma das melhores jogadoras de futebol

Jéssica Silva, jogadora de futebol portuguesa com 27 anos, já acarreta vários feitos e conquistas que são inimagináveis para muitas pessoas.

Faz parte da Seleção Portuguesa de Futebol Feminino e joga como avançada.

Quando é que descobriu esta paixão pelo futebol?

Acho que esta paixão existe desde pequena. Sempre senti uma forte ligação ao futebol, tanto que, quando ia ao quintal da minha avó, arrancava de lá laranjas das mágicas laranjeiras e punha-me a dar toques e chutes, imaginando que eram bolas de futebol (risos).

Em que clubes é que já jogou ao longo da sua vida?

Bem, eu já joguei em vários clubes, como Albergaria, Mazel SC, PSG, Braga e, atualmente, jogo no Sport Lisboa e Benfica.

Jéssica, em que ano foi a sua primeira internacionalização?

A minha primeira internacionalização foi em 2010. Nessa altura, eu jogava na União Ferreirense.

No início da sua carreira, quem era a sua maior referência?

No início da minha carreira, o meu ídolo, sem dúvida alguma, era e continua a ser o Cristiano Ronaldo, pois ele, no meu ponto de vista, é um exemplo a seguir em variados aspetos, nomeadamente, ao nível de concentração, foco, persistência, motivação…

Já que falamos de Cristiano Ronaldo, como foi o momento em que o conheceu?

Foi incrível! Ele foi supersimpático, atencioso e interessado. Conversámos sobre variadíssimos assuntos, principalmente sobre futebol. Foi uma experiência única, parecia um sonho tornado realidade.

No futebol nem tudo é bom. Alguma vez sentiu preconceito por ser uma mulher e jogar futebol?

Sim, já senti (…). Claro que, naturalmente, o homem é mais forte que a mulher, mas, em termos de qualidade técnica, as mulheres estão tão capacitadas como os homens.

Saindo do mundo do futebol, quais são os seus passatempos?

Os meus passatempos são ouvir música, ir a concertos, preferencialmente de cantores portugueses, e sair com os meus amigos e a família.

O que ainda lhe falta conquistar?

Já conquistei vários prémios, nomeadamente a Liga dos Campeões Feminina. Mas, sinto que o que eu quero alcançar, realmente, é o título de melhor jogadora de futebol do mundo.

Anita Silva – 8.ºC