A Ganha-Pão

Na década de 1990, a autora e ativista Deborah Ellis viajou até ao Paquistão
para ajudar pessoas em campos de refugiados afegãos. Durante esse tempo, ela começou a entrevistar e registar as histórias das mulheres nos campos.
Estas histórias tornaram-se a base e a inspiração para a série “The Breadwinner”.

No filme A Ganha-Pão, Parvana é uma menina afegã que precisa de fingir ser menino para sobreviver, para tentar ganhar dinheiro e comprar comida. Ela inspira-nos a seguir com força e vontade de mudança.

Em tempos de Malala e Greta Thunberg, A Ganha-Pão cai como uma luva neste perfil arrojado das jovens meninas que se apropriam daquilo em que acreditam, enchem-se de coragem e gritam-na aos quatro ventos. Como diz Parvana no desfecho: “Levanta as tuas palavras, não a tua voz. É a chuva que faz as flores crescerem, não o trovão”.

Parvana mora em Kabul, é filha de um professor e de uma escritora, e adora ouvir histórias. Tem 11 anos, sabe ler e escrever – diferentemente da maioria da população –, mas já não pode  ir à escola. Se queres saber mais, terás de ler o livro ou assistir ao filme de animação da irlandesa Nora Twomey.

Porque se falou de "entrevista" e de "crítica", nas aulas, a Daniela Gomes, do 7º ano do AEAMC, trouxe a sugestão de leitura deste romance infantil , publicado pela primeira vez em 2001. 

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

Nome *
Email *
Website