Escola aLer+2027

Vivemos atualmente uma mudança nas atitudes leitoras, consubstanciadas em novos modos de ler e novas práticas sociais e culturais de literacia, implicando o leitor em variados processos colaborativos de leitura e escrita, impressa e digital.

Neste novo contexto, o papel da escola, enquanto lugar de favorecimento das competências leitoras e estímulo do gosto pela leitura, é fundamental, tornando-se imperativo, que a leitura impregne a cultura escolar e envolva a comunidade.

No nosso Agrupamento foram privilegiadas as medidas “Leitura orientada”; “Projeto Pessoal de Leitura; “Tempo para Ler e Pensar”; “Vou levar-te Comigo!” e “Livr`á Mão”.

O projeto inclui, entre outras atividades, a organização de sessões periódicas de requisição domiciliária, a constituição de equipas e a dinamização de sessões de leitura, dentro e fora da sala de aula. Este Projeto criou-nos condições para a aquisição de livros de forma a enriquecer o espólio das Bibliotecas Escolares do Agrupamento.

O período para desenvolvimento do projeto decorre até 31 de julho de 2023.