Projeto “O Ave para todos”

Este ano letivo marca o arranque do projeto-piloto “O Ave para Todos”, um projeto desenvolvido no Laboratório da Paisagem de Guimarães e no seio da Estrutura de Missão Guimarães 2030.

Na primeira fase deste projeto, estão envolvidas sobretudo as juntas de freguesia e escolas mais próximas do rio Ave em termos de localização. Estas serão alvo de ações teóricas e práticas baseadas na premissa de que uma população devidamente informada, torna-se mais crítica e atenta às problemáticas do rio, atuando em conformidade.

As Escolas Básicas de Cerca do Paço, Básica e Secundária Arqueólogo Mário Cardoso, Ponte e Sande Vila Nova e os seus alunos, serão os seus embaixadores.

Na escola sede do nosso Agrupamento decorreu a primeira sessão, num total de 5 conselhos consultivos (sendo a última de caráter prático, uma saída de campo nas margens do rio Ave) com a presença especial do Dr. Domingos Bragança, Presidente da Câmara Municipal de Guimarães, da Dr.ª Adelina Pinto, vice-Presidente do Município e Vereadora da Educação, da Dr.ª Sofia Ferreira, Vereadora do Ambiente e Presidente do Laboratório da Paisagem, do Dr. Sérgio Castro Rocha, Presidente da Junta de Freguesia de Ponte e do Dr. Artur da Silva Monteiro, nosso estimado Diretor.

Todas as intervenções destes ilustres convidados, enalteceram o papel preponderante que cada um dos alunos tem junto da sua família e da restante comunidade envolvente na disseminação dos valores e práticas ambientais, de proteção do nosso planeta e, neste caso particular, do rio Ave.

Na mensagem dirigida aos alunos da Escola Básica e Secundária Arqueólogo Mário Cardoso, o presidente da autarquia vimaranense aludiu à capacidade de intervenção e influência em projetos educativos que podem ter muito conhecimento e ciência. Partilhamos no post anterior a sua intervenção.

Os trabalhos prosseguiram com a intervenção dos técnicos de Educação ambiental do Laboratório da Paisagem, Dr.ª Susana Poças Falcão​ e Guilherme Braga.

A educação ambiental é um dos eixos do projeto “Ave para Todos”, que inclui ainda investigação e desenvolvimento e comunicação.

O Ave para Todos conta com o envolvimento de todos!

#oaveparatodos #laboratoriodapaisagem #guimarães #ponte #aeamc #ecoagrupamento #ecoescolas