AE Arqueólogo Mário Cardoso distinguido a nível nacional pela RBE

O Agrupamento de Escolas Arqueólogo Mário Cardoso, viu o projeto “Leituras que mexem”, no âmbito da Candidatura da RBE (Rede de Bibliotecas Escolares): “Leituras… com a biblioteca 2018”, ser distinguido por reunir um conjunto de indicadores de qualidade centrados na leitura e no domínio da articulação curricular.

A cerimónia protocolar de entrega destas mesmas distinções, decorreu no dia 18 de abril, no auditório da Escola Secundária Eça de Queiróz, em Lisboa, com a presença do Secretário de Estado da Educação, Dr. João Costa, da Coordenadora da Rede de Bibliotecas Escolares, Dr.ª Manuela Pargana Silva e da Presidente do Conselho Nacional de Educação, Dr.ª Maria Emília Brederode Santos.

Foi uma das 16 escolas, a nível nacional e única do concelho de Guimarães, que viram reconhecido o seu projeto, beneficiando de um apoio de 3000 euros para a sua implementação.

“Parlamento dos Jovens 2018”- Sessão Nacional

Esta atividade, passou por várias etapas, iniciando com o debate sobre o tema, com a presença do deputado Emídio Guerreiro, seguindo-se o Processo Eleitoral que incluiu a formação das listas candidatas à eleição de deputados, a Sessão Escolar, onde foi aprovado o projeto de recomendação da escola e onde se elegeram as representantes à Sessão Distrital.
 
Depois, a Sessão Distrital, onde se definiu o projeto de recomendação do círculo de Braga e onde se elegeram os deputados representantes do distrito, na qual as nossas deputadas foram apuradas. Por fim, a realização da Sessão Nacional na Assembleia da República.
 
É neste âmbito, que no dia 16 de abril, rumaram até Lisboa, as nossas deputadas, Érica Martins (9º E), Renata Silva (9ºD) e a repórter Cláudia Freitas (9º A), acompanhadas pela professora Ana Rita Coelho, a fim de participarem nesta mesma Sessão Nacional. Foram dias muito intensos, cheios de debate, cultura e convívio.
 
A organização do Parlamento dos Jovens, recebeu muito bem os alunos e professores, tendo-os premiado com uma organização exímia e uma agenda bem estruturada. No primeiro dia, nas reuniões das comissões, fizeram-se os debates, na generalidade e na especialidade dos Projetos de Recomendação aprovados nos diversos círculos eleitorais, sob orientação de Deputados da Assembleia da República, redigiu-se o projeto de recomendação da Comissão e selecionaram-se as perguntas a apresentar no Plenário. Realizaram, ainda, uma Visita guiada ao Palácio de S. Bento e assistiram a um programa cultural.
 
No segundo dia, assistiram à abertura solene do Plenário, pelo Vice-Presidente da Assembleia da República, Jorge Lacão seguido de um período de perguntas aos/às Deputados/as da Assembleia da República; Realizaram o debate da Recomendação à Assembleia da República sobre o tema eprocederam à votação final global da Recomendação. Os alunos jornalistas tiveram ainda uma conferência de imprensa com o Presidente da Comissão de Educação e Ciência, Alexandre Quintanilha.
 
Tal como dizia o professor e poeta Sebastião da Gama, “Pelo sonho é que vamos, (…) Chegamos? Não chegamos? Haja ou não haja frutos, pelo sonho é que vamos (…)”. De facto, chegamos ao fim desta jornada do “Parlamento do Jovens”. Quando incentivamos e promovemos a participação dos nossos alunos neste tipo de atividades, fazemo-lo com o objetivo e o sonho de os dotar de competências futuras que os tornem melhores cidadãos, que se destaquem na sociedade, através de uma boa ação cívica e de uma participação ativa na comunidade e onde a honra das suas raízes e da sua cultura estejam patentes.
 
Assim é com muito orgulho que destacamos a prestação das nossas deputadas, pois inseridas num grupo de 66 escolas, tiveram um comportamento exemplar, um saber ser e estar e um civismo que nos faz continuar a acreditar a ir pelo sonho.
 
O Grupo de Geografia
 
Nota:
Podem seguir toda esta aventura, nos posts que fomos fazendo ao longo destes dois dias, na nossa página do FB.

MAIS SAÚDE, MELHOR FUTURO

Na semana de 9 a 13 de abril, esteve patente na nossa escola a exposição itinerante Mais Saúde Melhor Futuro. A exposição com o nome de PRESSE PAPER, por analogia a peddy-paper, é uma iniciativa de complemento curricular PRESSE, tendo consistido num percurso dedicado à sexualidade. A exposição baseou-se em posters sobre temas relacionados com a descoberta da sexualidade dos 10 aos 13 anos de idade. Com esta atividade dinâmica e interativa, os(as) alunos(as) tiveram a oportunidade de conhecer e compreender conteúdos relacionados com a vivência saudável, segura e responsável da sexualidade. Os(as) alunos(as) foram acompanhados(as) pelos respetivos diretores de turma, circulando em pequenos grupos, cumprindo os desafios propostos em cada póster.

Equipa PES

Biblioteca aberta à comunidade

Protocolo de cooperação entre o Agrupamento de Escolas Arqueólogo Mário Cardoso e a Junta de Freguesia de Ponte

No passado mês de dezembro, foi celebrado um protocolo de colaboração entre o nosso Agrupamento e a Junta de Freguesia de Ponte, com vista à futura disponibilização dos recursos da Biblioteca da Escola Básica Arqueólogo Mário Cardoso, a toda a população residente nesta vila.

Esta iniciativa pretende promover o gosto pela leitura, contribuir para que toda a comunidade de Ponte possa enriquecer a sua cultura literária, científica e artística e estabelecer uma maior proximidade entre a escola e o meio envolvente.

Assim, todos os interessados em requisitar material de leitura da Biblioteca Escolar da nossa escola sede, poderão fazê-lo, respeitando o Regulamento existente neste espaço.

Regulamento Interno da BE

Dia da Atividade Física

O Grupo de Educação Física organizou no passado dia 23 de março o Dia da Atividade Física – Torneio Inter Turmas para o 5º ano Basquetebol; 6º ano Andebol; 7ºano Futebol; 8ºano Corfebol; 9º ano Voleibol e para os cursos Vocacionais e Profissionais Futebol.

A atividade decorreu no Pavilhão Desportivo e nos campos exteriores da escola dada a elevada participação das turmas.

É de salientar o bom comportamento dos alunos que se revelou no desenrolar desta atividade, tendo em consideração que os árbitros dos jogos foram selecionados entre alunos, possuidores do curso de juízes/árbitros e respeitados como tal.

Resultados:

Vencedores do 5º Ano – 5ºA em femininos e 5ºC em Masculinos

Vencedores do 6º Ano – 6ºB em femininos e 6ºE em Masculinos

Vencedores do 7º Ano – 7ºD em femininos e 7ºA em Masculinos

Vencedores do 8º Ano: 8ºA

Vencedores do 9º Ano: 9ºA em femininos 9ºD em Masculinos

Vencedores dos cursos profissionais: Profissional de Eletricidade de 10ºano.

O Grupo de Educação Física

“Leituras que mexem”

Após o projeto aLer+, “Leituras que Mexem”, é o novo projeto das Bibliotecas Escolares do nosso Agrupamento, apoiado pela Rede de Bibliotecas Escolares, no âmbito da candidatura ao “Leituras … com a biblioteca”.

Este projeto destina-se a apoiar as escolas que pretendem desenvolver um ambiente integral de leitura e oferecer experiências que possam desenvolver, nos alunos, competências de leitura, tendo por base

novas estratégias e práticas, não só em contextos formais de aprendizagem, mas, também, noutros contextos de socialização da leitura, digitais e não formais.

Este projeto terá a colaboração da Junta de Freguesia de Ponte.

Consulte os projetos distinguidos

Semana da Leitura | Departamento de Expressões

O Departamento de Expressões realizou diversas atividades no âmbito da semana da Leitura e alusivas à MULHER.

O grupo de Educação Física participou com uma dança na sessão de abertura.

Os grupos de Educação Visual e Educação Tecnológica, do segundo e terceiro ciclo, realizaram exposições de trabalhos e diversos adereços para as dramatizações.

O Clube de Teatro apresentou uma dramatização.

O Grupo de Educação Musical apresentou diversos temas musicais ao longo da semana.

Por fim, o grupo de Educação Especial, em articulação com o Clube Artes, fez  um cartaz informativo alusivo à igualdade de géneros, bonecos articulados e uma apresentação alusiva ao mesmo tema.

https://www.facebook.com/aeamccomunicacao/videos/957786057730935/?t=55