Água: conhecer e entender para preservar

As turmas do 3.º Ciclo, na disciplina de Português, levaram a cabo uma série de apresentações, no âmbito da Expressão Oral, Domínio contemplado nos Critérios de Avaliação da disciplina.Durante as aulas de dezembro, os alunos das turmas do 3.º ciclo, na disciplina de Português, apresentaram, oralmente e em contexto de sala de aula, um texto subordinado ao tema da Água (tema aglutinador do PNA – Plano Nacional das Artes, do AEAMC).“Água: conhecer e entender para preservar” serviu de mote para vários tópicos. Propostos pelas docentes da disciplina, procuravam respostas à importância que a água tem para os seres vivos; o que é e como ocorre o ciclo da água; que atividades humanas necessitam da água para acontecerem; se fizermos mau uso da água, o que achas que pode acontecer; a água no séc XXI : problemas versus soluções. Subdivididos que estavam, a cada aluno calhou um, em sorteio. Cada discente dispunha de cerca de 3 minutos para expor o seu trabalho e/ou defender o seu ponto de vista. Todos tiveram o seu tempo de antena e, com mais ou menos eloquência, defenderam as suas ideias e partilharam-nas com  os colegas.As ilustrações são da aluna Maria de Fátima Silva, n.° 16, do 9.° D.

Atividades AAAF/CAF – natal

No âmbito da programação das Atividades de Animação e Apoio à Família da Educação Pré-escolar e Componente de Apoio à Família do 1.º Ciclo, nomeadamente na interrupção letiva de dezembro, a Câmara Municipal irá dinamizar atividades que promovam o desenvolvimento da imaginação, da criatividade, da socialização, da troca de experiências, bem como o desenvolvimento cognitivo e afetivo através do desporto e da arte.  

Assim, está prevista no âmbito das CAF e AAAF,  a dinamização de, pelo menos uma atividade nas escolas do nosso Agrupamento de Escolas, conforme calendarização que disponibilizamos.

Documento em versão pdf – acedam aqui

“Água: conhecer e entender para preservar”

As turmas do 3.º Ciclo, na disciplina de Português, levaram a cabo uma série de apresentações, no âmbito da Expressão Oral, Domínio contemplado nos Critérios de Avaliação da disciplina. Durante as aulas de dezembro, os alunos das turmas do 3.º ciclo, na disciplina de Português, apresentaram, oralmente e em contexto de sala de aula, um texto subordinado ao tema da Água (tema aglutinador do PNA – Plano Nacional das Artes, do AEAMC).“Água: conhecer e entender para preservar” serviu de mote para vários tópicos. Propostos pelas docentes da disciplina, procuravam respostas à importância que a água tem para os seres vivos; o que é e como ocorre o ciclo da água; que atividades humanas necessitam da água para acontecerem; se fizermos mau uso da água, o que achas que pode acontecer; a água no séc XXI : problemas versus soluções. Subdivididos que estavam, a cada aluno calhou um, em sorteio. Cada discente dispunha de cerca de 3 minutos para expor o seu trabalho e/ou defender o seu ponto de vista. Todos tiveram o seu tempo de antena e, com mais ou menos eloquência, defenderam as suas ideias e partilharam-nas com  os colegas.
Ninguém meteu água!
Parabéns pelo bom trabalho, turmas!

Sensibilização para as IST’s e formas de prevenção

O Projeto de Educação Para a Saúde e a Equipa de Saúde Escolar, na pessoa da Enfermeira Marta Araújo, desenvolveram junto dos alunos do 9.º ano uma sessão de sensibilização sobre as infeções sexualmente transmissíveis (IST’s) e colocação correta do preservativo. Esta sessão ocorreu integrada na comemoração do Dia Mundial da Luta Contra a SIDA, que decorreu no dia 1 de dezembro de 2022. Os alunos tiveram oportunidade de colocar as suas dúvidas sobre os variados temas.

A Perda

Aproxima-se um feriado.
E, logo mais, um fim de semana…
A pedir uma chávena com leite, chá ou chocolate bem quentinho.
E que tal um sofá e um livro?
(psss!! esquece a televisão!)
E que tal a sugestão de uma das nossas “consultoras” do AEAMC, a Soraya Neves, do 8º C?

Sobre o livro:
Andreia enfrenta o sentimento de perda e revive todos os dias a esperança de voltar atrás.Durante muito tempo, recusa-se a aceitar o que lhe aconteceu e mergulha numa loucura sem retorno.
Um dia, ao deitar-se e adormecer, Andreia consegue voltar à sua vida passada e trazer o seu amor de volta, mas com o passar do tempo deixa de perceber a diferença entre o sonho e a realidade.
A única coisa que ela sabe é que lhe está a ser dada uma última oportunidade de se redimir… o que deixou por dizer deixou muitas feridas por sarar!

Sobre a escritora:

Lúcia Julião nasceu em 1973 e começou a escrever histórias aos 8 anos.
Com 12 anos, queria ser veterinária. Aos 18 anos sonhava estudar Psicologia.
Todos os sonhos que tinha acabaram por ficar para trás. Andou muito tempo à deriva sem saber o que realmente a encantava.
O verdadeiro interesse pela leitura surgiu em 2012 e, com ele, reacendeu-se o gosto por contar histórias.
A autora espera que os seus livros nos sirvam de inspiração para que nunca deixemos nada por dizer.

Dia Internacional da eliminação da Violência Contra a Mulher

O Dia internacional pela eliminação da Violência contra a mulher assinala-se anualmente dia 25 de novembro. Neste sentido os STP e o PES organizaram uma caça ao tesouro para os alunos dos 2.º e 3.º ciclos com afirmações/questões, que levassem os alunos a refletir sobre o tema da violência contra a mulher e sobre relações familiares violentas e abusivas a que as mulheres estão expostas.

Os alunos entregaram os enigmas da caça ao tesouro no gabinete do STP e responderam aos mesmos. As respostas corretas foram premiadas com um Voucher, oferecido pelo PES, para um lanche saudável no bar dos alunos.

Para assinalar a data, os Serviços Técnico-Pedagógicos decidiram criar pequenos manuais que visam dar estratégias aos docentes para saberem como identificar e atuar em alguns problemas sociais.

As temáticas são as seguintes: 

a) violência doméstica,

b) violência no namoro,

c) bullying,

d) maus tratos

e) abuso sexual 

Abertura GIA

O Projeto de Educação para a Saúde tem vindo a realizar uma sensibilização junto dos alunos sobre a abertura do Gabinete de Informação e Apoio (GIA) ao aluno. Esta sensibilização tem sido realizada em articulação com os Diretores de Turma dos 2.º e 3.º ciclos, com a projeção de um vídeo no espaço escolar e outros materiais alusivos ao GIA.

Pretende-se  que este seja mais um espaço que os alunos possam recorrer para se informar, orientar ou apenas falar sobre os mais variados temas, que passam desde a alimentação, saúde mental, saúde ou sexualidade.

Cabazes de Natal solidários

O Agrupamento, através dos Serviços Técnico-Pedagógicos, vai dinamizar a constituição de cabazes de natal solidários. Para tal, lançou a campanha junto dos alunos da escola sede, estando a recolha já a decorrer.

Pretendemos alargar o âmbito a toda a comunidade educativa para que o nosso apoio às famílias lhes proporcione um natal mais feliz.

Assim, partilhamos as necessidades de produtos para a constituição destes mesmos cabazes:

Solicitamos a V.ª colaboração até ao dia 9 de dezembro, para que consigamos preparar os cabazes e entregar, em tempo útil, às famílias a que se destinam.

Agradecemos a V.ª generosidade e preocupação com o próximo.