A Lua de Joana

Recomendo o livro “A Lua de Joana”, escrito pela autora Maria Teresa Gonzalez, pois é muito interessante ao alertar-nos para temas como a droga, a solidão… Não nos devemos meter em algo prejudicial mas, se tal acontecer, devemos pedir ajuda antes que seja tarde.

A personagem fala também que a sua família não lhe dava atenção e alerta-nos para esse problema. Os pais devem ter tempo para os filhos e os filhos tempo para os pais.

É importante estarmos atentos a nós e aos outros.

Matilde Sampaio – 6ºA

1º Torneio Escolar de Futsal Solidário de Guimarães

Nesta quinta-feira, dia 4 de maio, a turma do Curso Profissional de Técnico de Instalações Elétricas representou a nossa Escola, no 1.º torneio escolar de futsal solidário de Guimarães. Os jogos decorreram no Pavilhão Francisco de Holanda – Clube Desportivo Xico Andebol.

No primeiro jogo defrontaram a equipa da Escola Secundária Francisco de Holanda e ganharam por 4-0. Menos sorte tiveram no segundo jogo frente à equipa da Escola Santos Simões, tendo perdido por 3-1.

Independentemente do resultado, estão de parabéns pela digna representação que fizeram da nossa escola, ficando prometido um regresso em grande para o ano, para que troféu venha para a Arqueólogo Mário Cardoso.

Cartão Escolar Municipal Pré-Pago | Migração entre plataformas


Caros Pais e Encarregados de Educação, 

No dia de hoje (03/05/2023) ficou concluído o processo de migração entre as plataformas GIAE e INOVAR/SIGA. Esta transição decorreu num curto espaço de tempo, não nos permitindo, em tempo útil, de prestar a informação conforme pretendíamos. 

Após a disponibilização do acesso à plataforma SIGA para as crianças do Pré-escolar e alunos do 1ºCiclo, no início do mês de novembro, segue-se o acesso para os alunos dos 2º e 3º ciclos e Ensino Profissional, no arranque do mês de maio. 

A partir de hoje deixarão de poder aceder ao GIAE Online para a consulta de saldo do cartão ou para adquirir as senhas de almoço para os V.ºs educandos. 

Fomos informados de que o processo de envio de um e-mail para cada Encarregado de Educação, com informação sobre a plataforma, credenciais de acesso e procedimentos a observar na ativação da conta SIGA, se irá processar nos próximos 2 a 3 dias.

Com o “Cartão Escolar Pré-Pago SIGA” vai poder, de forma simples e imediata, efetuar e gerir os carregamentos do cartão escolar, ficando o saldo do cartão pronto a ser usado pelos alunos. Estes podem usá-lo para pagamento de refeições, bem como no bar ou na papelaria.

Para carregamentos poderão apenas recorrer a meios eletrónicos –Multibanco e MB WAY e em numerário através de pontos de pagamento CTT / Payshop.

Informações importantes a reter neste período transitório (e de adaptação)

1. Os cartões dos alunos foram recolhidos para serem ativados, devendo ser levantados, logo que possível, nos serviços administrativos;

2. As senhas, para esta quinta-feira (dia 04.05), não serão alvo de multa, mas devem ser adquiridas dentro do prazo previsto;

3. Todos os postos de acesso ao sistema já foram atualizados (reprografia, bufete, refeitórios e serviços administrativos); 

4. Os carregamentos passam todos a ser feitos, conforme anunciado anteriormente, pelo que, excecionalmente, serão aceites carregamentos em dinheiro, apenas e só para uso no bufete e na reprografia/papelaria; este saldo será usado apenas para este fim, não podendo ser usado para a aquisição de refeições; este período de adaptação/transição terminará no final do mês de maio;

5. Se não receberem o e-mail com as informações de acesso à plataforma SIGA, devem consultar a pasta do SPAM; se não estiver na caixa de entrada ou no SPAM é porque existe algum erro com o V.º e-mail na ficha da escola, devendo ser contactados os serviços administrativos. Caso o problema persista, deverá ser colocada a questão através do e-mail suporteinovar@cm-guimaraes.pt

6. Ao acederem à conta do V.º educando, poderão ainda não conseguir visualizar o número total de refeições que foram usufruídas, devendo aguardar até ao final da próxima semana pela sua atualização/regularização; 

7. Uma das questões que suscita mais dúvidas, prende-se com o prazo para regularizar o valor das refeições em dívida; poderão regularizá-lo, através de carregamentos periódicos, até ao dia 31 de julho; 

Aconselhamos a consulta atenta dos documentos que aqui disponibilizamos, assim como, os links que consideramos úteis para ficarem a conhecer esta nova modalidade de pagamento.

Cartão Escolar Municipal Pré-Pago – Guimarães

Site da Edubox – promotora da plataforma

Qualquer dúvida relacionada com o acesso, ativação do cartão, código inválido ou atribuição de um novo deverá ser colocada através do email: suporteinovar@cm-guimaraes.pt

Projeto Humaniz(Arte) – promovido pela OIKOS

No presente ano letivo, as turmas dos cursos profissionais de Técnico de Instalações Elétricas e Técnico de Esteticista, abraçaram um desafio, de participarem numa campanha escolar de informação e sensibilização sobre Direitos Humanos promovida pela organização não governamental, OIKOS.

Em outubro, a representante da OIKOS na zona Norte de Portugal, Daniela Pereira, deslocou-se à nossa escola e proferiu uma palestra introdutória sobre os direitos humanos e mostrou alguns trabalhos realizados em anos anteriores por alunos de outras escolas.

Assim o desafio colocado às turmas dos cursos profissionais consistiu na produção de um microfilme sobre Direitos Humanos; produção de cartazes/ folhetos alusivos à campanha e, por último, organizar e dinamizar uma campanha de sensibilização de âmbito escolar.

O culminar deste projeto decorreu no passado dia 27 de abril, na Biblioteca Escolar, com a apresentação da campanha de sensibilização relativa ao Projeto Humaniz(Arte), num primeiro momento para as turmas do 8.ºA; 8.ºC e 8.ºD. Num segundo momento, para as turmas do 9.ºA; 9.ºC; 9.ºD e 8.ºD. Consistiu numa apresentação, com recurso aos meios digitais, sobre Direitos Humanos, uma exposição dos cartazes/folhetos elaborados na campanha (que foram afixados em diversos locais da escola), seguindo-se a visualização do microfilme realizado, cujos protagonistas são os formandos dos cursos profissionais.

Foi uma experiência enriquecedora e na qual os jovens dos cursos profissionais mostraram estarem à altura com a conclusão de mais um projeto bem sucedido.


Histórias fantásticas

A turma do 8.ºA criou alguns textos narrativos, que intitularam de Histórias Fantásticascom inspiração na obra O último Grimm, de Álvaro Magalhães.

Estes alunos têm todo o gosto de os partilhar com a comunidade educativa e de lhes mostrar um pouco da sua criatividade e do prazer da escrita a qual tem o poder de nos transportar para mundos inacreditáveis.


A Floresta Mágica

Há muitos anos, numa floresta mágica, existia uma libelinha falante que uma vez por ano indicava o caminho para um jardim de flores em que cada uma dava um poder.

Numa tarde de setembro, William e os seus amigos estavam reunidos na biblioteca a explorar livros. Entretanto, William pegou num livro antigo e começou a folheá-lo até que viu um papel no meio das páginas e pegou nele. Era um mapa antigo com o caminho para uma floresta mágica.

Os quatros amigos ficaram entusiasmados e seguiram o mapa.

Passadas cinco horas, os amigos pensaram em desistir, mas, quando iam voltar para trás, apareceu um gato preto que os teletransportou para um local escuro e aterrorizante onde surgiu uma bruxa que perguntou:

  • Querem jogar um jogo? HAHAHA!

Os amigos ficaram assustados, mas aceitaram, pois não sabiam como sair dali.

  • Escolham uma das três cartas que vos dou à escolha. Elas vão mostrar o vosso destino.- disse a bruxa.

William voluntariou-se para pegar numa carta. Quando William virou a carta, viu que lhe tinha calhado a floresta mágica e ficaram todos entusiasmados. A bruxa cumpriu as regras do jogo e conduziu-os para a floresta.

Quando chegaram, deram de caras com uma libelinha, mas ela era diferente, pois tinha o poder de falar e perguntou-lhes:

  • O que é que vocês estão a fazer aqui?
  • É uma longa história.- disseram eles em coro.
  • Hoje é o vosso dia de sorte! Vou mostrar-vos o caminho para o jardim de flores com poderes.

Eles seguiram-na e, quando chegaram lá, ficaram espantados com a beleza daquele jardim. De repente, tiveram a brilhante ideia de provar uma flor. Esta tinha um aspeto delicioso, era branca e macia como uma nuvem. Ao comerem a flor, ganharam o poder da invisibilidade, mas começaram a ficar preocupados, pois achavam que seria definitivo, mas a libelinha alertou-os que aquele efeito só tinha duração de uma hora.

Apesar do pouco tempo que tinham, divertiram-se imenso e voltaram felizes para casa.

Anabela Silva
Bárbara Alves
Matilde Fernandes


No planeta errado

     Um certo dia, Grimm voltou àquela biblioteca em busca da rapariga que lia. Quando a encontrou, depois de a cumprimentar, Grimm, curioso, perguntou de onde vinha. De imediato, ela respondeu:

      – Oh, eu? Eu moro numa outra galáxia, chamada Via Lúctea, onde habitam criaturas fantásticas, como eu, seres invisíveis, duendes, fadas, entre outras.

      – Uau! Que galáxia fantástica! Como fazes para lá voltar?

      – Nós temos uma técnica antiga. Através de uma fábrica abandonada, aqui do vosso planeta, nós, criaturas como eu, teletransportamo-nos, todos os dias, para a minha galáxia. – explicou ela.      

      – Gostarias de ir conhecer o meu planeta?

      – Claro, parece ser extremamente divertido!

      Em seguida, ambos vão ao encontro da tal fábrica abandonada. Ao chegarem lá, como não havia muita gente, a espera foi curta para se teletransportarem para a tal Via Lúctea. Enquanto se teletransportavam, ouviram um barulho esquisito: Rrrzchr, mas ignoraram-no.

      Mal chegaram ao destino, viram a placa de localização, que lhes indicava que estavam no “Planeta dos Corvos”. Logo que se aperceberam que estavam no planeta errado, ficaram apavorados. Andaram durante muito tempo às voltas, até que um corvo simpático perguntou ao Grimm:

       – Estás perdido?

       – Sim, estamos.

       – Como assim, estão? – questiona o corvo.

       – Ah! Pois… Esta é a minha amiga invisível, isto é, só os Grimm e os que são como ela a conseguem ver. Nós estávamos a ir para o planeta dela, mas acabámos por vir até aqui. Será que nos consegue ajudar, Sr. Corvo?

       – Sim, claro! Venham comigo até à OTC (Organização de Teletransporte dos Corvos) e chegaremos ao planeta da Fantasia!

       Por fim, após estas peripécias, com a ajuda do Sr. Corvo, os dois conseguiram ir ao planeta da rapariga que lia. Chegados lá, Grimm fica admirado com aquele planeta e juntos vão explorá-lo.

Sara Silva
Carolina
Maria Inês


Para além da Galáxia

   Um certo dia, William Zimmer, acabado de aterrar numa outra galáxia, tinha-se tornado um astronauta para poder viajar e encontrar a misteriosa menina que havia conhecido numa biblioteca, anos antes. Desde o desaparecimento da menina, William sonhava, frequentemente, com a sua imagem acompanhada de um corvo gigante de olhos brancos, ligeiramente assustador.

   Assim que William sai da nave, percebe que não está sozinho. Sentia-se observado por algo. Tentou convencer-se de que eram apenas loucuras da sua cabeça e começou a calcorrear aquele planeta, não se afastando muito da nave. Enquanto o fazia, acabou por avistar um vulto; porém, quando aquilo se repetiu mais vezes, o rapaz, assustado, correu para a nave, mas ao virar-se para trás para matar a curiosidade sobre aquilo que o seguia, deparou-se com o corvo dos seus sonhos. Naquele momento, percebeu que as suas penas podiam ser assemelhadas a um buraco negro e os seus olhos não pareciam reais.

   O corvo alternava o seu olhar entre o rapaz e o horizonte como se quisesse que William o seguisse. Não foi uma viagem muito longa… Assim que avistou um planeta que se destacava dos outros devido às suas cores vibrantes, soube que chegara ao seu destino. Logo que saiu da nave, deparou-se com uma multidão de seres vivos místicos, mas ainda assim reconheceu o cheiro, que anos antes o encantara na biblioteca. No meio da multidão, uma pessoa correu na sua direção e não foi difícil entender quem seria, logo foi rodeado por um abraço caloroso.

   Não sabia quanto tempo havia passado, mas pareciam ter sido meses. Durante esse tempo conheceu melhor a menina. Descobriu que o seu nome era Rose, conheceu os seus amigos, aprendeu sobre tradições do planeta, mas ainda se sentia mal já que ele tinha família e amigos na Terra. Ele queria pedir a Rose que fosse consigo para a Terra, mas receava que a menina negasse pelo mesmo facto de que ele não queria ficar naquele planeta. Contudo, conseguiu reunir coragem para falar com ela.

   No fim da conversa, Rose revelou que não muito longe de onde ela morava havia um portal que os levava à Terra, o mesmo que ela havia usado a primeira vez que eles se encontraram. No entanto, era uma viagem arriscada, que não devia ser feita muitas vezes. Rose não gostou da sua decisão, mas William estaria disposto a arriscar-se desde que a pudesse ver. Com a ajuda de Nyx, o corvo, as viagens seriam mais seguras para ambos, desde que não fossem tão frequentes. De três em três meses, trocavam de planeta, conseguindo assim manter-se juntos sem se separarem de tudo o que lhes era querido.

Ana Mendes
Beatriz Matos
Francisco Silva
Lara Lopes

Projeto Amora

Os STP encontram-se a desenvolver o projeto Amora que tem como objetivo reforçar os alunos que obtêm melhores resultados académicos com uma atividade do seu interesse. Assim, participaram, no 2.º período, na atividade de estética e de aprendizagem de língua estrangeira (alemão), os alunos do 7.º C ;7.º B ;7.º D ;7.º A ;7.º E, inscritos no projeto.

O Teatro vem à Escola Auto da Barca do Inferno, de Gil Vicente

O Teatro de Ensaio Raul Brandão (TERB) – Círculo de Arte e Recreio, que encena peças importantes baseadas em obras literárias incluídas no Plano Nacional de Leitura, esteve na nossa escola, no passado dia 03 de março, a representar o “Auto Barca do Inferno”, de Gil Vicente, para as turmas do 9.º
ano de escolaridade.
A peça de teatro foi muito bem representada, por excelentes atores, muito expressivos e com vozes incríveis. O jovem público, que assistiu ao espetáculo teatral no pavilhão da escola (sala de espelhos), manifestou o
apreço pelo trabalho daqueles e, no final, aplaudiu-os vivamente.
Sobre a obra “Auto da Barca do Inferno”, o cenário é uma espécie de
porto, onde se encontram duas barcas: uma com destino ao Inferno,
comandada pelo diabo, e a outra com destino ao Paraíso, comandada por um Anjo. Ambos os comandantes aguardam os mortos, que são as almas que seguirão ao Paraíso ou ao Inferno. A peça encenada mostra-nos um pouco sobre como é a vida quotidiana em que vivemos.
Escrita na passagem da Idade Média para a Idade Moderna, a obra
oscila entre os seus valores morais de duas épocas: ao mesmo tempo que há uma severa crítica à sociedade, típica da Idade Moderna, também está
religiosamente voltada para a figura de Deus, que é uma característica
medieval. A sátira social é implacável e coloca em prática um lema, que é
“rindo, corrigem-se os defeitos da sociedade”. A obra tem, portanto, um
valor educativo muito forte. A sátira vicentina serve para nos mostrar, tocando nas feridas sociais do seu tempo, que poderia haver um mundo melhor, em que todos seriam melhores. Mas, é um mundo idílico, infelizmente. Ou seja, a mensagem final, por trás dos risos, é um tanto pessimista.
Numa apreciação mais pessoal, considerei a peça de teatro muito bem
dramatizada, com excelentes atores, com vozes expressivas incríveis e foi
visível que a história foi bem concebida e trabalhada.
Penso que é importante realçar que realizar as peças nas escolas é
também um modo de sair da sua zona de conforto, tendo em conta que nunca sabem as condições que os esperam. O que notei é que os atores acabam por ver essa experiência como uma mais-valia, pois isso significa novas vivências e desafios.
O facto de poder experienciar a minha primeira peça de teatro, enquanto
parte da equipa do Círculo de Arte e Recreio, na Escola B/S Arqueólogo Mário Cardoso, onde estudei do 5.º ao 9.º ano, deu-me um certo conforto e uma maior vontade de continuar a trabalhar e a valorizar o meu progresso e a minha história de vida.

Adriana Costa (Ex-aluna da Escola B/S Arqueólogo Mário Cardoso e
Estagiária de Comunicação no Círculo de Arte e Recreio)

Orçamento Participativo das Escolas (OPE) do Ministério da Educação – 2023

Os alunos do 3.º Ciclo e do Secundário podem apresentar propostas que relevem para Inclusão e Bem-estar, e cuja execução não ultrapasse os 500€.

Cada proposta deve ser subscrita individualmente ou em grupo (máximo de 5 proponentes) e ser apoiada por, pelo menos, 14 (5%) dos estudantes com direito de voto.

Os documentos necessários (solicitados junto do DT) devem ser entregues à professora Rita Coelho ou, em alternativa, na secretaria, junto da Sra. Maria José Pinto.

Datas importantes:
Apresentação das propostas: até 16 de março;
Divulgação e debate das propostas: até 23 de março;
Votação das propostas: 24 de março (Dia do Estudante);
Divulgação dos resultados: até ao final de março.

Participa!

Mais informação: https://opescolas.pt/