Dia da Floresta Autóctone – EB de Ponte

No dia 22 de novembro, a E.B. de Ponte comemorou o “Dia da Floresta Autóctone” com a plantação de um medronheiro, gentilmente cedido pelo Laboratório da Paisagem. Um elemento da Junta de Freguesia cavou o buraco e, alunos, professores e assistentes operacionais juntaram-se em redor, colaborando no plantio do arbusto. Em simultâneo, a Coordenadora da escola  sensibilizou a comunidade educativa para a importância das plantas autóctones, estando estas mais adaptados às condições do solo e do clima do nosso território, dado que são mais resistentes a pragas, períodos de seca ou de chuva intensa, em comparação com espécies introduzidas. A participação e o interesse dos alunos foram bastante evidentes.

Dia de S. Martinho

O sol prazenteiro veio alegrar o dia de São Martinho e cumpriu-se a tradição na Escola Básica de Ponte. As castanhas assadas a preceito, a fogueira e o convívio entre alunos, professores e assistentes operacionais gerou uma onda de entreajuda e alegria. Os membros da Direção presentearam-nos e expressaram a sua boa disposição. Como sempre, contamos com o apoio e a ajuda da Associação de Pais, que se juntaram a nós neste convívio. A manhã toda foi preenchida com brincadeiras, canções e partilha de sorrisos que emanou uma boa energia em toda a escola.

Dia Mundial do Saneamento – 22 de Novembro

Hoje (dia 22 de novembro) participamos num evento online alusivo ao Dia Mundial do Saneamento. 

Uma ação online que tem como objetivo educar e sensibilizar para o lixo que invade a rede de saneamento e compromete a saúde pública e a proteção do ambiente. É importante conhecermos histórias que nos podem ajudar no futuro.

Escola Básica de Sande, 1.º ano 

BEBRAS – Desafio de Pensamento Computacional

O Bebras é uma iniciativa mundial que promove o Pensamento Computacional através de uma prova de 45 minutos.

Fomenta Competências Essenciais, potencia a Resolução de Problemas e o Conhecimento em Informática, preparando os alunos para as competências do futuro.

O Bebras é mais do que um simples desafio.

Representa o compromisso e a paixão de várias entidades e indivíduos em Portugal, que trabalham para promover o Pensamento Computacional entre estudantes de todas as idades.

Em Portugal, o Desafio Bebras é fruto da colaboração entre a TreeTree2 e o Departamento de Ciência de Computadores da Faculdade de Ciências da Universidade do Porto.

A nossa escola participou neste desafio, na disciplina de Matemática, com os alunos do 5º e 6º anos.

Parabéns aos nossos alunos!

A Subcoordenadora de Matemática,
Anabela Alves

Visita de estudo “O Barroco na cidade de Guimarães”

Nos dias 13 e 14 de novembro, no âmbito da disciplina de HGP, as turmas do sexto ano de escolaridade do AEAMC aprenderam o conteúdo “A arte barroca”, in loco, de forma lúdica, prazerosa e prática. Visitaram monumentos com características do estilo barroco na cidade de Guimarães, com vista a divulgar e a valorizar o nosso património local: a fachada do edifício da Câmara Municipal de Guimarães e a Igreja Conventual de S. Francisco, Sacristia, Claustros do Convento e Coro alto da mesma igreja, em articulação com CD, Educação Visual e Educação Tecnológica.

Na Câmara Municipal de Guimarães, o Vereador, Nelson Felgueiras, com as seguintes áreas de responsabilidade: Fiscalização, Contra-Ordenações, Execuções Fiscais, Polícia Municipal, Desporto e Juventude, recebeu os alunos e, numa palestra, abordou as competências e o funcionamento desta instituição do poder local. Decorreu, ainda, uma breve simulação de uma assembleia municipal pelos alunos, para que, no futuro, sejam cidadãos ativos e interventivos.

Dia Nacional do Terapeuta da Fala

No dia  14 de novembro assinalou-se o Dia Nacional do Terapeuta da Fala. 
A Terapia da Fala é uma área que se dedica à prevenção, avaliação e intervenção na comunicação humana, linguagem e fala, bem como alterações relacionadas com as funções auditivas, leitura e escrita, motricidade orofacial (musculatura do pescoço e da face), respiração, alimentação (mastigação e deglutição), fluência e voz. 

A identificação e acompanhamento precoces são fatores muito importantes para o sucesso escolar. Em contexto escolar o terapeuta está inserido numa equipa multidisciplinar – os Serviços Técnico Pedagógicos – e trabalha diretamente com pais/encarregados de educação, docentes e alunos.

Alguns sinais de alerta aos quais devemos estar atentos:

O contacto ocular é reduzido/ausente (afetando a forma como comunica com o outro);

  • Tem dificuldade no relacionamento com outras crianças;
  • Só os familiares conseguem compreender o que a criança diz;
  • Não reage a sons do dia-a-dia ou quando chamam o seu nome;
  • Não compreende o que lhe é dito;
  • Usa um discurso sem coerência/desorganizado;
  • Não consegue reproduzir histórias ilustradas ou pequenos acontecimentos;
  • Não diz alguns sons (ter atenção à idade de aquisição);
  • Troca sons/letras ao falar, ler e/ou escrever;
  • Apresenta dificuldades na leitura e na escrita;
  • Apresenta lacunas na compreensão leitora;
  • Gagueja (repete muitas vezes o mesmo som/sílaba, bloqueia, hesita);
  • Fica rouco ou sem voz com frequência;
  • Respira predominantemente pela boca (o que compromete a atenção, por exemplo);
  • Tem dificuldades na mastigação e/ou rejeita algum tipo de alimento.

Enquanto comunidade escolar devemos estar atentos e sinalizar prontamente os alunos que se enquadrem nas problemáticas referidas.  

Bom trabalho a todos!

Patrícia Fernandes 
(terapeuta da fala)

Cuida-te+

No passado dia 11 de novembro, da parte da manhã, esteve na nossa escola uma equipa da Sol Sem Fronteiras (Solsef), uma ONG, criada em 1993, que se dedica a levar oportunidades a crianças e jovens em todo o mundo. 

No nosso caso, esta equipa é responsável por desenvolver o  Programa Cuida-te+, do Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ). Neste contexto, a turma A do 8.º ano esteve a apresentar um trabalho sobre a Dança e as Emoções no qual, através daquela expressão artística, se promoveu a educação para a saúde pela dança e se refletiu sobre questões que preocupam os jovens daquela faixa etária.