AEAMC e a Comunidade

 

OFICINA EXCÊNTRICA | Um Projeto, um Exemplo

Com este post pretendemos mostrar aos nossos seguidores, o que é a OFICINA EXCÊNTRICA (OE), o valor deste Projeto, o seu impacto junto dos nossos alunos, da comunidade e a necessidade de continuidade do mesmo.

Para quem não conhece este Projeto, a…

“Oficina Excêntrica
Projecto descentralizado apoiado pela Câmara Municipal de Guimarães que desenvolveu entre Abril de 2017 e Dezembro de 2018 um programa de formação e experimentação voltado para a população das freguesias de Guimarães.
Em cada um dos lugares foi criado um espaço/atelier onde se põe em prática todo um programa de construção, seja ela plástica na exploração e experimentação dos materiais e técnicas de construção ou na exploração e expressão corporal. A base deste projecto é a criatividade e todo o despertar de vontades que possam ser o motor para enriquecer a vida de cada um dos seus intervenientes.”

Um dos lugares onde foi criado este espaço foi na Escola Básica Arqueólogo Mário Cardoso, a escola sede do nosso Agrupamento. Desde a primeira visita, na qual passamos a conhecer mais de perto a sua mentora, a atriz Cristina Cunha, que soubemos que tínhamos os “ingredientes” necessários para que este Projeto vingasse.

O nosso Projeto Educativo intitula-se “Aprender para melhorar o mundo” e, sem dúvida, que a OE se enquadra na nossa visão:

“- Somos uma escola recetiva à partilha e à reflexão de sentimentos, dúvidas e problemas;
– Uma escola orientada por princípios humanistas: uma escola solidária, alicerçada nos afetos, constituindo um espaço de partilha de experiências e valores, visando a construção de uma sociedade melhor;
– Uma escola com ofertas educativas que vão ao encontro dos interesses e expectativas dos alunos e do meio escolar.” (Projeto Educativo AEAMC 2016/2019)

Sala atribuída, divulgação realizada e inscrições abertas… Em pouco tempo, o grupo crescia, as atividades enriqueciam o seu tempo livre e a animosidade “bulia” e mostrava como eram realmente, as quartas à tarde.

Os registos fotográficos que partilharemos, em simultâneo, serão um pequeno reflexo do espírito deste Projeto e da sua dimensão humana (ver FB AEAMC).

Este é um Projeto de Excelência que tem contribuído deveras para a prossecução dos nossos objetivos, tem sido do agrado dos nossos alunos, desenvolvido por uma excelente profissional e com um “budget” baixo para uma iniciativa deste gênero.

Antes de lhe colocarem um “ponto final” ouçam todas as partes, em especial os seus destinatários, avaliem os produtos finais e sintam, no local, o espírito deste grupo de trabalho, de aprendizagem e de partilha.