www.mamboteam.com
::. Escola EB 2 e 3 Arqueólogo Mário Cardoso .::
21-Jan-2018
Inicio seta Notícias seta Últimas seta Dia Nacional dos Castelos  
 
::. Menu Principal
::. Tempo no Distrito
::. Utilidades
Vista de Satélite
Blogosfera
Última Hora - Imprensa
Links - Úteis
Downloads
Recursos - DREN
Dia Nacional dos Castelos PDF Imprimir e-mail
17-Out-2014

Image  ImageNo dia 7 de outubro, comemorou-se no nosso Agrupamento o “Dia Nacional Dos Castelos”. Este dia foi relembrado com uma pequena exposição que retratava alguns dos mais belos castelos de Portugal. Imagens como as do Castelo de Guimarães, Lanhoso, Óbidos, Almourol, Silves, entre muitos outros, estiveram patentes nesta pequena exposição, levada a cabo pelo Clube do Património “Os Arqueólogos”, em parceria com a equipa da Biblioteca Escolar, que deu um importante contributo para a montagem e embelezamento desta exposição.

Este dia foi instituído em 1984 com o propósito de promover atividades ao longo do país relativamente aos castelos, fortes e outros tipos de fortificações.

Não nos podemos esquecer que os castelos são símbolos presentes de tempos passados. Construídos em granito pela vontade e força do homem, estes monumentos assumiram no seu tempo posições estratégicas de defesa. Dentro das suas muralhas ou ao redor das mesmas, cresceram vilas e cidades. Alguns de arquitetura tosca e rudimentar, mas outros como autênticas obras de engenharia e arquitetura militar.

Desde os mais sóbrios e elegantes até aos mais sólidos e consistentes, Portugal está recheado destes notáveis monumentos, repletos de História e de histórias, reais e lendárias. 

http://ts1.mm.bing.net/th?&id=HN.608038211121056254&w=300&h=300&c=0&pid=1.9&rs=0&p=0A importância destes monumentos militares estão gravados na própria bandeira portuguesa com o simbolismo dos sete castelos.

 

Actualizado em ( 25-Nov-2014 )
 
< Artigo anterior   Artigo seguinte >
 
Topo! Topo!