www.mamboteam.com
::. Escola EB 2 e 3 Arqueólogo Mário Cardoso .::
20-Abr-2018
Inicio seta Notícias seta Últimas seta Dádiva de Sangue  
 
::. Menu Principal
::. Tempo no Distrito
::. Utilidades
Vista de Satélite
Blogosfera
Última Hora - Imprensa
Links - Úteis
Downloads
Recursos - DREN
Dádiva de Sangue PDF Imprimir e-mail
10-Mar-2009
ImageO Grupo disciplinar de Ciências Naturais promoveu, mais uma vez, uma Campanha de Dádiva de Sangue, no dia 05 de Março, entre as 9h e as 12.30h, nas instalações da nossa escola.
 
Para tal esteve presente uma equipa do Instituto Português do Sangue (IPS) cuja missão é garantir a disponibilidade e acessibilidade de sangue a todos os doentes que necessitem....

Dádiva de Sangue

O sangue é um líquido viscoso, opaco e de cor vermelha, constituído por várias células sanguíneas (glóbulos vermelhos ou hemácias, glóbulos brancos ou leucócitos e plaquetas) suspensas num líquido, o plasma. Este tem um papel importante uma vez que os elementos que o constituem desempenham funções como defesa e transporte de gases e nutrientes no organismo.

Como é do conhecimento da maioria das pessoas, o sangue não se fabrica artificialmente e só o Ser Humano o pode doar. Por esta razão, o sangue existente nos Serviços de Sangue depende inteiramente do gesto valiosíssimo de todos aqueles que generosamente, de forma benévola e regular efectuam a sua dádiva de sangue.

“Todos os dias, existem doentes com anemia, doentes que vão ser submetidos a cirurgia, doentes acidentados com hemorragias, doentes oncológicos que fazem tratamento com componentes sanguíneos. Enquanto um doente com anemia pode necessitar de 1 ou 2 unidades de sangue, um doente com transplante de fígado pode necessitar de maior número de unidades de sangue e um doente com leucemia pode necessitar de um número muito elevado de componentes sanguíneos. Uma unidade de sangue total representa aproximadamente 450 ml. Cada pessoa tem em circulação 5 a 6 litros de sangue, dependendo da superfície corporal. O sangue doado é rapidamente reposto pelo nosso organismo” (Instituto Português do Sangue).Image

Todas as pessoas podem dar sangue desde que tenham um bom estado de saúde, peso igual ou superior a 50Kg e idade compreendida entre os 18 e os 65 anos.

Sendo o sangue um produto biológico e, por isso, não isento de riscos, impõe-se a utilização de todos os meios disponíveis para impedir a transmissão de potenciais doenças. Desta forma, a selecção dos dadores implica a aplicação de critérios rigorosos, desde exame médico a testes de rastreio, para garantir a segurança e a qualidade máxima atingível para os componentes sanguíneos.

A missão do Instituto Português do Sangue (IPS) é garantir a disponibilidade e acessibilidade de sangue a todos os doentes que necessitem. De forma a ajudar o IPS, neste projecto tão louvável, o Grupo disciplinar de Ciências Naturais promoveu, mais uma vez, uma Campanha de Dádiva de Sangue, no dia 05 de Março, entre as 9h e as 12.30h, nas instalações da nossa escola.

Ajudar a salvar vidas é um acto de amor e coragem.

Neste momento, há alguém que pode depender de si.

Cada minuto é importante, cada gesto decisivo.

Por favor dê sangue. Ajude a salvar vidas.

O grupo disciplinar de Ciências Naturais

Actualizado em ( 31-Out-2013 )
 
< Artigo anterior   Artigo seguinte >
 
Topo! Topo!