www.mamboteam.com
::. Escola EB 2 e 3 Arqueólogo Mário Cardoso .::
22-Jan-2018
Inicio seta SPO seta Organização e modo de funcionamento  
 
::. Menu Principal
::. Tempo no Distrito
::. Utilidades
Vista de Satélite
Blogosfera
Última Hora - Imprensa
Links - Úteis
Downloads
Recursos - DREN
Organização e modo de funcionamento PDF Imprimir e-mail
08-Nov-2007

O que é o S.P.O.?  

O Serviço de Psicologia e Orientação, também conhecido por S.P.O. é:

• Um serviço especializado para apoio educativo na rede pública do Ministério da Educação;

• Integra profissionais com formação superior na área da Psicologia

Os principais objectivos são:

• Ajudar e acompanhar crianças e jovens ao longo do seu percurso escolar (desde o jardim de infância até ao ingresso no Ensino Superior) ou no mercado de trabalho;

• Prestar apoio psicopedagógico a crianças e jovens no desenvolvimento da sua identidade pessoal e nas relações ao nível da comunidade escolar.

 

Onde funciona e qual o horário

O gabinete funciona na Escola EB 2,3 Arqueólogo Mário Cardoso, no 2º piso, em frente à sala 15. O SPO apoia todas as escolas do Agrupamento.

O horário de funcionamento do SPO vai variando ao longo do ano. Poderá consultá-lo na Escola EB 2,3 na porta do gabinete.

 

A quem se dirige

• Crianças de Jardins-de-infância;

• Jovens do Ensino Básico Público 1º, 2º e 3º Ciclos ;

• Pais e Encarregados de Educação;

• Outros agentes da comunidade educativa.

 

Contactos

PSICÓLOGA: Ana Paula Pimentel Monteiro

TELEFONE: 253479790

TELEMÓVEL: 91 016 00 36

MAIL: Este endereço de e-mail está protegido contra spam bots, pelo que o JavaScript terá de estar activado para que possa visualizar o endereço de email

BLOG: http://www.spo-aeamc.blogspot.com/

 

Plano de Acçao/Intervenção

EIXO 1: Apoio psicológico

• Avaliação e intervenção, Individual e/ou grupo

• Encaminhamento para outros serviços e articulação com os mesmos;

• Observação e avaliação psicológica;

• Consulta psicológica em grupo;

• Intervenção em crise;

• Consultadoria com pais e docentes

• Implementação de programas de promoção, prevenção e intervenção adequados às populações a atingir;

• Acções de formação

EIXO 2: Orientação Vocacional

• Orientação Vocacional para os alunos do 9º ano e Turmas CEF

• Sensibilização acerca das profissões junto do 7.º ou 8.º ano

• Sessões de Preparação para as Entrevistas de Selecção e Testes Psicotécnicos;

• Sessões de Preparação sobre Técnicas Activas de Procura de Emprego, com alunos de 9º ano e Turmas CEF.

• Visitas da psicóloga a escolas profissionais

• Formação com os pais • Visitas de estudo a feiras, escolas secundárias e empresas

EIXO 3: Actividades de Transição de Ciclo

• Pré-escolar: aplicação do projecto Amarelo ou do Programa de Consciência Fonológica

• 4.º ano: Programa de Métodos de Estudo

• 6.º ano: Programa de Competências de Aprendizagem I

• 9.º ano: Programa de Competências de Aprendizagem II

EIXO 4: Cursos de Educação e Formação

• Programa de Educação Sexual

• Orientação Vocacional

• Competências de procura de emprego

• Programa Empreendedorismo ou Formação de Competências

• Intercâmbio com outra turma CEF

• Teatro-debate sobre violência escolar

EIXO 5: Colaboração com a Educação Especial

• Avaliação por referência à CIF

• Apoio na implementação de medidas

EIXO 6: Colaboração com o Conselho Pedagógico

EIXO 7: Colaboração com o Projecto de recuperação da EB 1 de Campelos

EIXO 8: Colaboração com o Projecto Sucesso +

• Formação Tutorias

• Consultadoria na implementação das Tutorias

• Recrutamento/formação de voluntários para as tutorias na comunidade

• Recrutamento de voluntários para o apoio sócio-educativo no 1.º ciclo



Actualizado em ( 16-Nov-2011 )
 
 
Topo! Topo!